AULA DO DIA 21/12/2021
Em nossa aula de hoje, fizemos uma produção textual sobre as expectativas para o ano de 2022 e sobre o ano de 2021 .Gostaria de agradecê-los pelo carinho nesse período em que tivemos aula. O carinho e atenção de vcs foram fundamentais para nosso êxito escolar. Bjos no coração de cada um. Tenham todos um excelente Natal e um próspero Ano Novo. Bjos
________
AULA DO DIA 17/12/2021
Olá! Em nossa aula de hoje, fizemos a questão 9 do livro didático, página 255, Estudamos também sobre o uso do porque, porquê, por que, por quê. Façam os exercícios das páginas 255 e 256, números 1 a 3 e as páginas 258 e 259, número 1 a 3 tb. Confiram os gabaritos. Bjo
Vamos brincar e estudar?
https://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/
BJOS
_______
AULA DO DIA 14/12/2021
Em nossa aula de hoje, explicamos e fizemos atividades sobre Imperativo afirmativo e imperativo negativo, páginas 250, 251 e 252. Beijos e até amanhã! Não esqueçam do caderno de atividades.
_____
AULA DO DIA 08/12/2021
Em nossa aula de hoje, fizemos a revisão para a atividade avaliativa. Confiram a correção na página dos gabaritos. Bjos e até sexta.
Atividades Revisionais do dia 08/12/2021
1) Identifique o
modo dos verbos nas frases a seguir:
a) Choveu muito
ontem.
________________________________________________________________
b) Faz frio.
________________________________________________________________
c) Não arrumamos o
quarto.
_______________________________________________________________
d) Talvez eu experimente desse sorvete.
________________________________________________________________
e) Abra essa porta, garoto!
________________________________________________________________
f) Toquem a viola e dancem.
________________________________________________________________
g) Resolveremos as atividades após o jantar.
________________________________________________________________
h) Gritamos muito.
________________________________________________________________
i) Ah! Se meu time vencesse...
________________________________________________________________
j) Não jogue lixo nas ruas.
________________________________________________________________
2) Como podemos diferenciar os modos indicativo, subjuntivo e imperativo?
________________________________________________________________
________________________________________________________________
________________________________________________________________
3) Leia as orações abaixo e assinale A para as frases que possuem verbos no modo Indicativo, B para as frases que possuem verbos no modo Subjuntivo e C para as frases que possuem verbos no modo Imperativo.
( ) a) Queria que Marcelo fosse ao supermercado hoje.
( ) b) O gato comeu toda a ração do pote.
( ) c) Não mexa nas minhas coisas.
( ) d) Cheguei atrasado ao encontro.
( ) e) Pare de fazer gracinhas.
( ) f) Está chovendo hoje.
( ) g) Gostaria que chovesse hoje.
( ) h) Li todo o livro de Biologia da escola.
4) Leia a tira a seguir e responda:
a) O que provoca o efeito humorístico da tira?
_______________________________________________________
b) Identifique no segundo quadrinho da tira o verbo que se encontra no modo subjuntivo.
BOM TRABALHO!
Na sexta-feira, iremos trabalhar a seguinte revisão abaixo:
Centro Educacional Saber é Viver
Atividades Revisionais do dia XX/12/2020
1) Defina o gênero
textual artigo de opinião:
2) Em relação às flexões
verbais, quais são as pessoas do discurso e quais são as duas divisões de
números que modificam os verbos?
3) Defina os três modos
verbais existentes no Português e exemplifique cada um:
4) Identifique o número e
a pessoa do verbo das orações abaixo.
“Ela
joga futebol.” = verbo na 3ª pessoa do singular
a) Os alunos leram
um texto sobre as queimadas da amazônia.
b) Muitas pessoas gostam
de fogos de artifícios.
c) O filho pediu
ao pai um Playstation 5.
d) Anna Júlia começou
a praticar natação.
e) Provocaram um
desmatamento terrível!
5) Leia as orações abaixo e assinale A para as frases que possuem verbos no modo Indicativo, B para as frases que possuem verbos no modo Subjuntivo e C para as frases que possuem verbos no modo Imperativo.
( ) Cheguei
atrasado ao encontro.
( ) Pare de falar
bobagem.
( ) Está nevando
hoje.
( ) Gostaria que
nevasse hoje.
( ) Li todos os livros de romance da escola.
( ) Queria três meses
de férias
( ) Faltam duas
horas para que eu possa sair
( ) Saia dessa sala
agora!
6) Relacione os modos com as frases a seguir:
1. Modo indicativo
2. Modo subjuntivo
3. Modo imperativo
( ) “Me ajude
a distribuir esses bilhetes?”
( ) “Eu não vejo
nenhuma solução para o problema!”
( ) “Se eu acertasse
a questão, tudo seria diferente.”
7) Indique abaixo o modo verbal empregado em cada frase:
a) Pare de contar
piadinhas.
b) Estava chovendo
anteontem.
c) Gostaria que chovesse
amanhã.
d) Li todos os mangás de
Naruto.
e) Estamos assistindo o
jogo do Flamengo.
a) “convidasse”:
b) “aceitaria”:
BOM TRABALHO!
_____
AULA DO DIA 03/12/2021
Em nossa aula de hj, fizemos o exercício 6 da página 239. Fizemos também os exercícios 1 a 5, página 240. Não esqueçam de conferir a aba dos gabaritos. Na próxima aula, iremos abordar sobre verbos. Vamos jogar e relembrar sobre esse conteúdo? Copiem e colem no navegador o link abaixo.
https://wordwall.net/pt/resource/17301571/l%c3%adngua-portuguesa/verbos-e-tempos-verbais
______
_______
30/11/2021
- Na aula de hoje, corrigimos as atividades de Compreensão Inicial, da página 237 do livro. Em seguida, copiamos o suplemento textual sobre o gênero "Propaganda".
PROPAGANDA
26/11/2021
- Na aula de hoje, corrigimos a Tarefa de Casa, da página 229 do livro. Em seguida, introduzimos o gênero "propaganda", fizemos a leitura do texto de exemplo do livro, página 236, e fizemos as atividades de Compreensão Inicial, da página 237.
24/11/2021
- Na aula de hoje, finalizamos a correção das atividades sobre verbos e modos verbais, das páginas 220-224 do livro. Em seguida, copiamos o suplemento textual sobre Verbo II e os Modos do Verbo. Como Tarefa de Casa para complementação de carga horária, foi passada a atividade da sessão "Outro texto do mesmo gênero", da página 229 do livro.
VERBO II E MODOS DO VERBO
23/11/2021
- Na aula de hoje, continuamos a correção das atividades sobre verbos e modos verbais, das páginas 220-224 do livro.
19/11/2021
- Na aula de hoje, começamos a corrigir as atividades sobre verbos e modos verbais, das páginas 220-224 do livro.
17/11/2021
- Na aula de hoje, começamos a falar sobre o tópico "Verbo II", que discorre sobre as flexões de pessoa e número das formas verbais. Assim, demos início às atividades das páginas 220-223. Para complementação de carga horária, os exercícios das páginas 223-224 foram passados como Tarefa de Casa.
16/11/2021
- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades das páginas 218-219 do livro didático, que foram passadas como Tarefa de Casa.
12/11/2021
- Na aula de hoje, passamos o suplemento textual sobre o gênero Artigo de Opinião. Como Tarefa de Casa para complementação de carga horária, passamos as atividades das páginas 218-219 do livro didático.
ARTIGO DE OPINIÃO
10/11/2021
- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades de linguagem e construção do texto, referentes às páginas 213-215 do livro, que foram passadas como Tarefa de Casa.
09/11/2021
- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades de compreensão inicial, das páginas 212-213 do livro didático.
- Como complemento de carga horária, as atividades de linguagem e construção do texto, das páginas 213-215 do livro, foram passadas como Tarefa de Casa.
05/11/2021
- Na aula de hoje, fizemos a correção dos exercícios da página 203. Em seguida, debatemos o texto complementar sobre bullying, como introdução para o estudo do gênero Artigo de Opinião, tema do sétimo capítulo do livro didático. Consequentemente, lemos o texto-base da unidade, localizado na página 211.
- Como exercícios de interpretação de texto, demos início às atividades de compreensão inicial, números 1-9, das páginas 212-213, a serem terminadas em casa como complemento de carga horária.
03/11/2021
- Hoje em sala corrigimos as atividades da página 199 e a Tarefa de Casa, referente aos exercícios das páginas 200-202.
- Em seguida, iniciamos as atividades da sessão "Outro texto do mesmo gênero", página 203.
29/10/2021
- Na aula de hoje, terminamos o suplemento textual sobre advérbios e locuções adverbiais. Em seguida, fizemos as atividades da página 199. Como Tarefa de Casa, teremos as atividades das páginas 200-202.
ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS
- A seguir, temos um material para ser lido em casa e debatido em nossa próxima aula, tanto pelos alunos do ensino remoto quanto pelos alunos do ensino presencial.
Opinião: Vale a pena investir em prevenção para evitar o bullying
Ana Cássia Maturano (psicóloga e psicopedagoga)
Quando uma pessoa se sente prejudicada pelo ato de outra, uma das formas de ser compensada é por uma indenização financeira, conseguida através do Poder Judiciário. Indenizar quer dizer reparar.
Têm certas coisas que dificilmente vão ser reparadas pelo dinheiro, principalmente quando dizem respeito à esfera moral.
Todo mundo já ouviu falar do bullying, que apesar de ser um fenômeno antigo e permear todos os tipos de relações sociais, parece algo moderno e que se restringe à relação entre alunos de uma escola.
Bullying é um termo usado para descrever a vitimização de uma pessoa por outra, com o intuito de demonstrar seu poder. Pode variar de ofensas verbais até atos físicos violentos.
A vítima geralmente tem características pessoais mais frágeis como, por exemplo, ser tímido ou apresentar algum aspecto físico marcante.
Em Belo Horizonte, um jovem foi condenado a pagar a uma antiga colega de classe o montante de R$ 8 mil por ter, segundo dizem, praticado o bullying.
Há dois anos, colocou-lhe apelidos e fez insinuações maldosas. O juiz considerou que para tudo há um limite. Para os pais do rapaz, suas atitudes não passaram de brincadeira.
A garota também não interpretou assim e recorreu à escola, que disse ter tomado atitudes para mudar o comportamento do aluno, como transferi-lo de sala e repreendê-lo. Porém, as ofensas continuaram, sendo necessária a interferência da Justiça.
Um ato agressivo realmente não pode passar desapercebido. Não acredito que a indenização vá cicatrizar a ferida de um ou transformar a conduta do outro. Apenas servirá para que o sofrimento da garota seja vingado e o comportamento do rapaz punido (a punição será para seus pais).
Esse tipo de violência tem acontecido muito em ambiente escolar. Há versões modernas como o cyberbullying, que são agressões via internet ou celular. Reprimi-lo, como a escola e a Justiça tentaram fazer, terá pouca chance de provocar uma transformação. Na verdade, a repressão impede uma mudança efetiva.
Apesar desses atos serem frequentes, pouco espaço tem existido nas escolas para reflexão, havendo apenas ações repressivas quando eles vêm à tona. Ora, o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá sua manifestação. Pelo contrário, poderá dar-lhe forças.
As ações escolares para combater o bullying devem ser no sentido de preveni-lo, onde mais que seguir uma conduta, o aluno possa dar sentido à ela, considerando a si e ao outro parte do mundo. Quando algo é questionado e pensado, propicia a tomada de consciência de sua dimensão e importância. O outro poderá ser visto como alguém que também tem sentimentos.
Um trabalho nesse sentido deve fazer parte do dia a dia de uma escola e envolver a família dos alunos. Muito do que somos e como nos expressamos tem sua origem lá. É necessário que ambos ajudem os jovens a se construir como pessoas, não só no que aprendem, mas como agem.
Provavelmente a indenização não servirá de reparação para nada no caso do acontecimento mineiro. Porém, não deixa de ter a função de consolo para a vítima e sua família. Para outros possíveis casos, vale a pena investir na prevenção.
Adaptado de: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/05/opiniao-vale-pena-investir-em-prevencao-para-evitar-o-bullying.html
27/10/2021
- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades da página 198. Em seguida, demos início ao suplemento textual sobre advérbios e locuções adverbiais.
ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS
26/10/2021
- Hoje corrigimos as atividades 1-7 das páginas 196-197, sobre o uso de formas verbais no futuro. Em seguida, fizemos as atividades da página 198, sobre advérbios.
22/10/2021
- Na aula de hoje realizamos as atividades 1-7 das páginas 196-197, sobre o uso de formas verbais no futuro.
20/10/2021
- Hoje fizemos em sala a correção das atividades sobre verbos, das páginas 192-195 do livro.
19/10/2021
- Na aula de hoje foram realizadas as atividades sobre verbos, das páginas 192-195 do livro.
08/10/2021
- Hoje foi realizada a Atividade Avaliativa Bimestral na Plataforma Plurall.
06/10/2021
- Na aula de hoje fizemos e corrigimos os exercícios revisionais e preparatórios para a Atividade Avaliativa Bimestral.
REVISÃO I
REVISÃO II
05/10/2021
- Finalizamos o suplemento textual sobre Fake News; - Em seguida introduzimos o conceito de verbos e suas particularidades, a partir da leitura das páginas 189-191 do livro didático e da elaboração de um suplemento textual sobre o assunto. |
VERBO I
FAKE NEWS
01/10/2021
- Hoje finalizamos o suplemento textual sobre o gênero Notícia e em seguida nos debruçamos sobre a sessão "Conexões entre textos, entre conhecimentos", na página 185 do livro; - Em seguida, demos início ao suplemento textual sobre Fake News. |
FAKE NEWS
NOTÍCIA
29/09/2021
- Na aula de hoje demos continuidade ao suplemento textual sobre o gênero "Notícia". |
NOTÍCIA
28/09/2021
- Na aula de hoje fizemos a correção das atividades de "Linguagem e construção do texto", das páginas 181-183 do livro didático. - Além disso, demos início ao suplemento textual sobre o gênero "Notícia". |
NOTÍCIA
24/09/2021
- Hoje finalizamos a correção das atividades de compreensão inicial, páginas 179-180, e fizemos as atividades de Linguagem e Construção do Texto, extraídas das páginas 181-183 do livro.
22/09/2021
- Na aula de hoje corrigimos as atividades de compreensão inicial, páginas 179-180. |
21/09/2021
- Na aula de hoje fizemos a correção das atividades da sessão “Outros textos do mesmo gênero”, nas páginas
168-170; - Em seguida, trabalhamos o gênero textual Notícia, com base na leitura do texto das páginas 178-179 do livro didático; - Na sequência, como parte das atividades de interpretação de texto, fizemos os exercícios 1-10 de compreensão inicial, nas páginas 179-180. |
25/08/2021
PRONOMES PESSOAIS
24/08/2021
PRONOMES & PRONOMES PESSOAIS
13/08/2021
RELATO PESSOAL
11/08/2021
RELATO PESSOAL
22/06/2021
CRÔNICA: LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA
18/06/2021
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
►►► ATENÇÃO: TRABALHO BIMESTRAL ◄◄◄
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
11/06/2021
INFOGRÁFICO
09/06/2021
INFOGRÁFICO
26/05/2021
TAREFA DE CASA
25/05/2021
TAREFA DE CASA
21/05/2021
RECURSOS ESTILÍSTICOS
19/05/2021
RECURSOS ESTILÍSTICOS
18/05/2021
POEMAS
14/05/2021
POEMA x POESIA
12/05/2021
POEMA
23/04/2021
TAREFA DE CASA
14/04/2021
REVISÃO II
FRASES: TIPOS DE FRASES
REVISÃO I
CRÔNICA
09/04/2021
CRÔNICA
26/03/2021
TAREFA DE CASA
23/03/2021
TAREFA DE CASA
19/03/2021
TAREFA DE CASA
17/03/2021
VARIANTES LINGUÍSTICAS
16/03/2021
VARIANTES LINGUÍSTICAS
02/03/2021
CONTO POPULAR
26/02/2021
DISCURSO INDIRETO
!!! ATENÇÃO !!!
24/02/2021
DISCURSO DIRETO
12/02/2021
ELEMENTOS E MOMENTOS DA NARRATIVA
09/02/2021
EXEMPLO DE SOFISTICAÇÃO DE LINGUAGEM
05/02/2021
MATERIAL A SER COPIADO NO CADERNO
03/02/2021
MATERIAL A SER COPIADO NO CADERNO
02/02/2021
MATERIAL A SER COPIADO NO CADERNO
Nenhum comentário:
Postar um comentário