Português

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 21/12/2021

Em nossa aula de hoje, fizemos uma produção textual sobre as expectativas para o ano  de 2022 e sobre o ano de 2021 .Gostaria de agradecê-los pelo carinho nesse período em que tivemos aula.  O carinho e atenção de vcs foram fundamentais para nosso êxito escolar. Bjos no coração de cada um. Tenham todos um excelente Natal e um próspero Ano Novo. Bjos

________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 17/12/2021

Olá! Em nossa aula de hoje, fizemos a questão 9 do livro didático, página 255, Estudamos também sobre o uso do porque, porquê, por que, por quê. Façam os exercícios das páginas 255 e 256, números 1 a 3 e as páginas 258 e 259, número 1 a 3 tb. Confiram os gabaritos. Bjo

Vamos brincar e estudar?

https://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/

BJOS

_______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 15/12/2021

Olá! Em nossa aula de hoje, fizemos a questão 1 do caderno de atividades, página 59. Fizemos também os exercícios das páginas 253 e 254, números 4,5,6,7,8. Confiram os gabaritos. Bjo


_______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 14/12/2021

Em nossa aula de hoje, explicamos e fizemos atividades sobre Imperativo afirmativo e imperativo negativo, páginas 250, 251 e 252. Beijos e até amanhã! Não esqueçam do caderno de atividades.

_____


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 10/12/2021

Em nossa aula de hoje, fizemos a revisão para a atividade avaliativa. Confiram a correção na página dos gabaritos. Bjos 


ATENÇÃO

HOJE, DIA 10/12, VOCÊS TERÃO A ATIVIDADE AVALIATIVA NA PLATAFORMA PLURALL.



_______


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 08/12/2021

Em nossa aula de hoje, fizemos a revisão para a atividade avaliativa. Confiram a correção na página dos gabaritos. Bjos e até sexta.

Atividades Revisionais do dia 08/12/2021

 

1)  Identifique o modo dos verbos nas frases a seguir:

a) Choveu muito ontem.

________________________________________________________________

b) Faz frio.

________________________________________________________________

c) Não arrumamos o quarto.

_______________________________________________________________

d) Talvez eu experimente desse sorvete.

________________________________________________________________

e) Abra essa porta, garoto!

________________________________________________________________

f) Toquem a viola e dancem.

________________________________________________________________

g) Resolveremos as atividades após o jantar.

________________________________________________________________

h) Gritamos muito.

________________________________________________________________

i) Ah! Se meu time vencesse...

________________________________________________________________

j) Não jogue lixo nas ruas.

________________________________________________________________

 

2) Como podemos diferenciar os modos indicativo, subjuntivo e imperativo?

________________________________________________________________

________________________________________________________________

________________________________________________________________

3) Leia as orações abaixo e assinale A para as frases que possuem verbos no modo Indicativo, B para as frases que possuem verbos no modo Subjuntivo e C para as frases que possuem verbos no modo Imperativo.

(        ) a) Queria que Marcelo fosse ao supermercado hoje.

(        ) b) O gato comeu toda a ração do pote.

(        ) c) Não mexa nas minhas coisas.

(        ) d) Cheguei atrasado ao encontro.

(        ) e) Pare de fazer gracinhas.

(        ) f) Está chovendo hoje.

(        ) g) Gostaria que chovesse hoje.

(        ) h) Li todo o livro de Biologia da escola.

 

4) Leia a tira a seguir e responda:



a) O que provoca o efeito humorístico da tira?

_______________________________________________________

b) Identifique no segundo quadrinho da tira o verbo que se encontra no modo subjuntivo.

 

BOM TRABALHO!

Na sexta-feira, iremos trabalhar a seguinte revisão  abaixo:

Centro Educacional Saber é Viver

Atividades Revisionais do dia XX/12/2020

 

1) Defina o gênero textual artigo de opinião:

2) Em relação às flexões verbais, quais são as pessoas do discurso e quais são as duas divisões de números que modificam os verbos?

3) Defina os três modos verbais existentes no Português e exemplifique cada um:

4) Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.

“Ela joga futebol.” = verbo na 3ª pessoa do singular

a) Os alunos leram um texto sobre as queimadas da amazônia.

b) Muitas pessoas gostam de fogos de artifícios.

c) O filho pediu ao pai um Playstation 5.

d) Anna Júlia começou a praticar natação.

e) Provocaram um desmatamento terrível!

 5) Leia as orações abaixo e assinale A para as frases que possuem verbos no modo Indicativo, B para as frases que possuem verbos no modo Subjuntivo e C para as frases que possuem verbos no modo Imperativo.

( ) Cheguei atrasado ao encontro.

( ) Pare de falar bobagem.

( ) Está nevando hoje.

( ) Gostaria que nevasse hoje.

(  ) Li todos os livros de romance da escola.

( ) Queria três meses de férias

( ) Faltam duas horas para que eu possa sair

( ) Saia dessa sala agora!

 6) Relacione os modos com as frases a seguir:

1. Modo indicativo

2. Modo subjuntivo

3. Modo imperativo

 

( ) “Me ajude a distribuir esses bilhetes?”

( ) “Eu não vejo nenhuma solução para o problema!”

( ) “Se eu acertasse a questão, tudo seria diferente.”

 7) Indique abaixo o modo verbal empregado em cada frase:

a) Pare de contar piadinhas.

b) Estava chovendo anteontem.

c) Gostaria que chovesse amanhã.

d) Li todos os mangás de Naruto.

e) Estamos assistindo o jogo do Flamengo.

 

8)Observe a imagem abaixo e responda: os verbos convidasse e aceitaria estão, respectivamente, em quais modos verbais?
   




   

a) “convidasse”:

b) “aceitaria”:

BOM TRABALHO!




_____

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 07/12/2021

Em nossa aula de hj, fizemos os exercícios da página 240. Confira os gabaritos. Até amanhã! 


_____


CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 03/12/2021

Em nossa aula de hj, fizemos o exercício 6 da página 239. Fizemos também os exercícios 1 a 5, página 240. Não esqueçam de conferir a aba dos gabaritos.  Na próxima aula, iremos abordar sobre verbos. Vamos jogar e relembrar sobre esse conteúdo? Copiem e colem no navegador o link abaixo.

https://wordwall.net/pt/resource/17301571/l%c3%adngua-portuguesa/verbos-e-tempos-verbais


______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 01/12/2021

Olá pessoal, tudo bem Meu nome é Érica, e na aula de hj, relembramos o gênero propaganda e demos continuidade à correção dos exercícios 1 a 5, página 238. Não esqueçam de conferir a aba dos gabaritos. Foi um prazer conhecer vocês...Beijosss e até sexta.

_______

30/11/2021


- Na aula de hoje, corrigimos as atividades de Compreensão Inicial, da página 237 do livro. Em seguida, copiamos o suplemento textual sobre o gênero "Propaganda".


PROPAGANDA




26/11/2021


- Na aula de hoje, corrigimos a Tarefa de Casa, da página 229 do livro. Em seguida, introduzimos o gênero "propaganda", fizemos a leitura do texto de exemplo do livro, página 236, e fizemos as atividades de Compreensão Inicial, da página 237.


24/11/2021


- Na aula de hoje, finalizamos a correção das atividades sobre verbos e modos verbais, das páginas 220-224 do livro. Em seguida, copiamos o suplemento textual sobre Verbo II e os Modos do Verbo. Como Tarefa de Casa para complementação de carga horária, foi passada a atividade da sessão "Outro texto do mesmo gênero", da página 229 do livro.


VERBO II E MODOS DO VERBO





23/11/2021


- Na aula de hoje, continuamos a correção das atividades sobre verbos e modos verbais, das páginas 220-224 do livro.


19/11/2021


- Na aula de hoje, começamos a corrigir as atividades sobre verbos e modos verbais, das páginas 220-224 do livro.


17/11/2021


- Na aula de hoje, começamos a falar sobre o tópico "Verbo II", que discorre sobre as flexões de pessoa e número das formas verbais. Assim, demos início às atividades das páginas 220-223. Para complementação de carga horária, os exercícios das páginas 223-224 foram passados como Tarefa de Casa.


16/11/2021


- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades das páginas 218-219 do livro didático, que foram passadas como Tarefa de Casa.


12/11/2021


- Na aula de hoje, passamos o suplemento textual sobre o gênero Artigo de Opinião. Como Tarefa de Casa para complementação de carga horária, passamos as atividades das páginas 218-219 do livro didático.


ARTIGO DE OPINIÃO





10/11/2021


- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades de linguagem e construção do texto, referentes às páginas 213-215 do livro, que foram passadas como Tarefa de Casa.


09/11/2021


- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades de compreensão inicial, das páginas 212-213 do livro didático.

- Como complemento de carga horária, as atividades de linguagem e construção do texto, das páginas 213-215 do livro, foram passadas como Tarefa de Casa.


05/11/2021


- Na aula de hoje, fizemos a correção dos exercícios da página 203. Em seguida, debatemos o texto complementar sobre bullying, como introdução para o estudo do gênero Artigo de Opinião, tema do sétimo capítulo do livro didático. Consequentemente, lemos o texto-base da unidade, localizado na página 211.

- Como exercícios de interpretação de texto, demos início às atividades de compreensão inicial, números 1-9, das páginas 212-213, a serem terminadas em casa como complemento de carga horária.


03/11/2021



- Hoje em sala corrigimos as atividades da página 199 e a Tarefa de Casa, referente aos exercícios das páginas 200-202.

- Em seguida, iniciamos as atividades da sessão "Outro texto do mesmo gênero", página 203.


29/10/2021


- Na aula de hoje, terminamos o suplemento textual sobre advérbios e locuções adverbiais. Em seguida, fizemos as atividades da página 199. Como Tarefa de Casa, teremos as atividades das páginas 200-202.


ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS



A seguir, temos um material para ser lido em casa e debatido em nossa próxima aula, tanto pelos alunos do ensino remoto quanto pelos alunos do ensino presencial.


Opinião: Vale a pena investir em prevenção para evitar o bullying

Ana Cássia Maturano (psicóloga e psicopedagoga)


Quando uma pessoa se sente prejudicada pelo ato de outra, uma das formas de ser compensada é por uma indenização financeira, conseguida através do Poder Judiciário. Indenizar quer dizer reparar.

Têm certas coisas que dificilmente vão ser reparadas pelo dinheiro, principalmente quando dizem respeito à esfera moral.

Todo mundo já ouviu falar do bullying, que apesar de ser um fenômeno antigo e permear todos os tipos de relações sociais, parece algo moderno e que se restringe à relação entre alunos de uma escola.

        Bullying é um termo usado para descrever a vitimização de uma pessoa por outra, com o intuito de demonstrar seu poder. Pode variar de ofensas verbais até atos físicos violentos.

        A vítima geralmente tem características pessoais mais frágeis como, por exemplo, ser tímido ou apresentar algum aspecto físico marcante.

         Em Belo Horizonte, um jovem foi condenado a pagar a uma antiga colega de classe o montante de R$ 8 mil por ter, segundo dizem, praticado o bullying.

        Há dois anos, colocou-lhe apelidos e fez insinuações maldosas. O juiz considerou que para tudo há um limite. Para os pais do rapaz, suas atitudes não passaram de brincadeira.

        A garota também não interpretou assim e recorreu à escola, que disse ter tomado atitudes para mudar o comportamento do aluno, como transferi-lo de sala e repreendê-lo. Porém, as ofensas continuaram, sendo necessária a interferência da Justiça.

        Um ato agressivo realmente não pode passar desapercebido. Não acredito que a indenização vá cicatrizar a ferida de um ou transformar a conduta do outro. Apenas servirá para que o sofrimento da garota seja vingado e o comportamento do rapaz punido (a punição será para seus pais).

        Esse tipo de violência tem acontecido muito em ambiente escolar. Há versões modernas como o cyberbullying, que são agressões via internet ou celular. Reprimi-lo, como a escola e a Justiça tentaram fazer, terá pouca chance de provocar uma transformação. Na verdade, a repressão impede uma mudança efetiva.

        Apesar desses atos serem frequentes, pouco espaço tem existido nas escolas para reflexão, havendo apenas ações repressivas quando eles vêm à tona. Ora, o ser humano tem um lado agressivo e negá-lo ou colocá-lo no fundo de um poço não impedirá sua manifestação. Pelo contrário, poderá dar-lhe forças.

        As ações escolares para combater o bullying devem ser no sentido de preveni-lo, onde mais que seguir uma conduta, o aluno possa dar sentido à ela, considerando a si e ao outro parte do mundo. Quando algo é questionado e pensado, propicia a tomada de consciência de sua dimensão e importância. O outro poderá ser visto como alguém que também tem sentimentos.

        Um trabalho nesse sentido deve fazer parte do dia a dia de uma escola e envolver a família dos alunos. Muito do que somos e como nos expressamos tem sua origem lá. É necessário que ambos ajudem os jovens a se construir como pessoas, não só no que aprendem, mas como agem.

        Provavelmente a indenização não servirá de reparação para nada no caso do acontecimento mineiro. Porém, não deixa de ter a função de consolo para a vítima e sua família. Para outros possíveis casos, vale a pena investir na prevenção.

Adaptado de: http://g1.globo.com/educacao/noticia/2010/05/opiniao-vale-pena-investir-em-prevencao-para-evitar-o-bullying.html


27/10/2021


- Na aula de hoje, fizemos a correção das atividades da página 198. Em seguida, demos início ao suplemento textual sobre advérbios e locuções adverbiais.


ADVÉRBIOS E LOCUÇÕES ADVERBIAIS




26/10/2021


- Hoje corrigimos as atividades 1-7 das páginas 196-197, sobre o uso de formas verbais no futuro. Em seguida, fizemos as atividades da página 198, sobre advérbios.


22/10/2021


- Na aula de hoje realizamos as atividades 1-7 das páginas 196-197, sobre o uso de formas verbais no futuro.


20/10/2021


- Hoje fizemos em sala a correção das atividades sobre verbos, das páginas 192-195 do livro.


19/10/2021


- Na aula de hoje foram realizadas as atividades sobre verbos, das páginas 192-195 do livro.


08/10/2021


- Hoje foi realizada a Atividade Avaliativa Bimestral na Plataforma Plurall.


06/10/2021


- Na aula de hoje fizemos e corrigimos os exercícios revisionais e preparatórios para a Atividade Avaliativa Bimestral.


REVISÃO I




REVISÃO II



05/10/2021


- Finalizamos o suplemento textual sobre Fake News;

- Em seguida introduzimos o conceito de verbos e suas particularidades, a partir da leitura das páginas 189-191 do livro didático e da elaboração de um suplemento textual sobre o assunto.


VERBO I 





FAKE NEWS



01/10/2021


- Hoje finalizamos o suplemento textual sobre o gênero Notícia e em seguida nos debruçamos sobre a sessão "Conexões entre textos, entre conhecimentos", na página 185 do livro;

- Em seguida, demos início ao suplemento textual sobre Fake News.


FAKE NEWS




NOTÍCIA



29/09/2021


- Na aula de hoje demos continuidade ao suplemento textual sobre o gênero "Notícia".


NOTÍCIA





28/09/2021


- Na aula de hoje fizemos a correção das atividades de "Linguagem e construção do texto", das páginas 181-183 do livro didático.

- Além disso, demos início ao suplemento textual sobre o gênero "Notícia".


NOTÍCIA



24/09/2021


- Hoje finalizamos a correção das atividades de compreensão inicial, páginas 179-180, e fizemos as atividades de Linguagem e Construção do Texto, extraídas das páginas 181-183 do livro.


22/09/2021


- Na aula de hoje corrigimos as atividades de compreensão inicial, páginas 179-180.


21/09/2021


- Na aula de hoje fizemos a correção das atividades da sessão “Outros textos do mesmo gênero”, nas páginas 168-170;

- Em seguida, trabalhamos o gênero textual Notícia, com base na leitura do texto das páginas 178-179 do livro didático;

-  Na sequência, como parte das atividades de interpretação de texto, fizemos os exercícios 1-10 de compreensão inicial, nas páginas 179-180.



25/08/2021

PRONOMES PESSOAIS



24/08/2021

PRONOMES & PRONOMES PESSOAIS


            



13/08/2021

RELATO PESSOAL




11/08/2021

RELATO PESSOAL



22/06/2021

CRÔNICA: LEITURA E PRODUÇÃO ESCRITA







18/06/2021

DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO



►►► ATENÇÃO: TRABALHO BIMESTRAL ◄◄◄



16/06/2021

DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO



11/06/2021

INFOGRÁFICO




09/06/2021

INFOGRÁFICO




26/05/2021

TAREFA DE CASA



25/05/2021

TAREFA DE CASA



21/05/2021

RECURSOS ESTILÍSTICOS




19/05/2021

RECURSOS ESTILÍSTICOS



18/05/2021

POEMAS





14/05/2021

POEMA x POESIA




12/05/2021

POEMA




23/04/2021

TAREFA DE CASA



14/04/2021

REVISÃO II

13/04/2021

FRASES: TIPOS DE FRASES







REVISÃO I








CRÔNICA



09/04/2021

CRÔNICA




26/03/2021

TAREFA DE CASA



23/03/2021

TAREFA DE CASA



19/03/2021

TAREFA DE CASA



17/03/2021

VARIANTES LINGUÍSTICAS



16/03/2021

VARIANTES LINGUÍSTICAS






02/03/2021

CONTO POPULAR






26/02/2021

DISCURSO INDIRETO



!!! ATENÇÃO !!!


24/02/2021

DISCURSO DIRETO




12/02/2021

ELEMENTOS E MOMENTOS DA NARRATIVA






09/02/2021

EXEMPLO DE SOFISTICAÇÃO DE LINGUAGEM



05/02/2021

MATERIAL A SER COPIADO NO CADERNO







03/02/2021

MATERIAL A SER COPIADO NO CADERNO









02/02/2021

MATERIAL A SER COPIADO NO CADERNO




                

Nenhum comentário:

Postar um comentário