Blog criado para a turma do 6º ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Saber é Viver. Aqui serão colocados conteúdos e atividades para os alunos.
História
DEZEMBRO/2021
AULA DIA 14/12: A CRISE DO SÉCULO XIV (PESTE NEGRA, CRISE POLÍTICA, ECONÔMICA E RELIGIOSA). LEIAM O RESUMO ABAIXO:
·A Peste negra:
enfraquecida pela fome, grande parte da população europeia tornou-se vítima de
moléstias contagiosas, como a peste negra (doença provocada por um bacilo, com
duas formas principais de transmissão: a bubônica – pela picada de pulgas
vindas dos ratos portadores do bacilo – e a pulmonar – contaminação de uma
pessoa para outra), epidemia trazida do Oriente, provavelmente, por navios
contaminados. A moléstia provocava infecção pulmonar, que geralmente levava à
morte. Desconhecendo-se remédio contra ela, os doentes contaminados eram
isolados para evitar novos contágios. A peste negra espalhou-se rapidamente, ocasionando
grande epidemia. Houve sucessivos surtos durante o século XIV, embora a
incidência da moléstia variasse muito de região para região. Os historiadores
medievalistas calculam que 30% da população da Europa Ocidental tenha morrido
vitimada pela doença.
·Crise política: durante
certo tempo houve várias lutas dos cristãos contra muçulmanos e o que
consideravam pagão, as quais se valeram do espírito guerreiro da nobreza
feudal. Os conflitos internos entre a nobreza feudal explodiram. Diversas
cidades foram saqueadas e inúmeras plantações devastadas. A desorganização da
produção provocou crise de abastecimento e aumento do preço dos alimentos.
A insegurança, prejudicou as atividades comerciais. Intranquilos, os burgueses
e camponeses revoltaram-se contra a nobreza feudal; somou-se a incapacidade dos
reis locais de garantir a ordem e proteger a população. Entre os conflitos
desse período estão a Guerra dos Cem Anos (1337 – 1453), entre França e
Inglaterra, que teve como causas a sucessão real e a disputa pela rica
região de Flandres, onde se desenvolvia a manufatura de lã e várias atividades
comerciais. A guerra foi uma sequência de combates com diversas interrupções,
em que ambos os lados obtinham vitórias. Por fim, o exército francês conseguiu
expulsar os ingleses de praticamente todos os territórios da França. Essa
guerra prejudicou a economia de ambos os lados, empobrecendo grande parte da
nobreza feudal. Após seu término, a autoridade dos reis estava fortalecida (o
que favoreceu posteriormente a construção de uma monarquia mais centralizada).
·Crise religiosa: em 1309,
o papa Clemente V transferiu a sede da Igreja católica para a cidade francesa
de Avignon, buscando manter boas relações com o rei da França e fugir das
perturbações políticas que agitavam a Itália naquele período. A mudança da sede
do papado provocou grande crise dentro da Igreja, entre os anos de 1378 e 1417
(episódio conhecido como Grande Cisma do Ocidente). Nesse período a
Igreja foi governada por dois papas, um em Roma, outro em Avignon. Somente em
1418, a Igreja recuperou a sua unidade, elegendo um novo papa, sediado em Roma.
A crise religiosa colaborou para gerar insegurança e desorientação entre os
cristãos, fazendo surgir várias outras doutrinas contrárias aos dogmas da
Igreja católica.
AULA DIA 13/12: O DECLÍNIO DO FEUDALISMO (E LEITURA DAS PÁGINAS 245 A 247 DO LIVRO).
AULA DIA 07/12: INTRODUÇÃO CAPÍTULO 14, AS MUDANÇAS NA BAIXA IDADE MÉDIA, AS CRUZADAS E O SURGIMENTO DA BURGUESIA (PÁGINAS 243 E 245 DO LIVRO). VEJAM O VÍDEO ABAIXO, SOBRE AS CRUZADAS E LEIAM O TEXTO.
AULA DIA 06/12: AS UNIVERSIDADES NA IDADE MÉDIA (VER MAPA ABAIXO), INTRODUÇÃO AO CAPÍTULO 14 (PÁGINAS 231, 234 E 240 DO LIVRO). LEIAM TAMBÉM O TEXTO COMPLEMENTAR ABAIXO:
NOVEMBRO/2021
AULA DIA 30/11: FIZEMOS A REVISÃO PARA A PROVA DE 4°BIMESTRE (CUJA CORREÇÃO ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS), E FALAMOS SOBRE A ARTE MEDIEVAL (ARQUITETURA, MÚSICA, PINTURA E LITERATURA) (PÁGINA 232 DO LIVRO). VEJAM O VÍDEO ABAIXO:
AULA DIA 29/11: CULTURA OFICIAL E CULTURA POPULAR NA IDADE MÉDIA, O CONCEITO DE CULTURA (PÁGINA 233 DO LIVRO).
AULA DIA 23/11: OS MOSTEIROS E A CULTURA MEDIEVAL (PÁGINAS 228, 229 E 230 DO LIVRO). PASSAMOS COMO DEVER O EXERCÍCIO 7 DA PÁGINA 236, PARA DIA 29/11.
AULA DIA 22/11: OS MOVIMENTOS HERÉTICOS NA IDADE MÉDIA E O TRIBUNAL DE INQUISIÇÃO (PÁGINA 228 DO LIVRO).
AULA DIA 16/11: QUEM TRABALHAVA NA SOCIEDADE FEUDAL?, INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IDADE MÉDIA, INTRODUÇÃO AO CAPÍTULO 13 (PÁGINAS 222 A 225). ASSISTAM TAMBÉM AO VÍDEO ABAIXO, RESUMINDO A IDADE MÉDIA.
AULA DIA 09/11: FEUDALISMO (CONCEITO, CARACTERÍSTICAS), A RELAÇÃO DE VASSALAGEM E A ORGANIZAÇÃO DOS FEUDOS (PÁGINAS 210, 211 E 213 DO LIVRO). OBSERVEM COM ATENÇÃO A IMAGEM ILUSTRATIVA DE UM FEUDO:
AULA DIA 08/11: SUNITAS E XIITAS, A HERANÇA CULTURAL ÁRABE (PÁGINAS 205 A 209 DO LIVRO DIDÁTICO). LEIAM TAMBÉM O TEXTO ABAIXO, SOBRE AS MULHERES NA IDADE MÉDIA:
A mulher
na sociedade medieval
O texto a
seguir foi escrito por um medievalista brasileiro.
A sociedade medieval nutriu um desprezo generalizado
pelas mulheres. No lar e fora dele fiar e bordar eram atividades femininas.
Entretanto, não devemos pensar na mulher medieval como um grupo compacto
oprimido pelos homens. Não é possível alinhar, num mesmo plano, condessas e
castelãs com servas e camponesas livres. A opressão muitas vezes foi exercida
pelas mulheres poderosas sobre as suas dependentes.
Os documentos registram a participação
feminina em inúmeros serviços. Ela plantava ervilhas, feijão, pescava, batia o
trigo, ordenhava as vacas, tosquiava os carneiros. Apenas deixava de cultivar e
lavrar a terra. A mulher de condição servil, como o marido, desempenhava todas
as tarefas mencionadas e algumas vezes podia ser obrigada a prestar serviços na
casa do senhor.
MACEDO, José Rivair. A mulher na Idade
Média. São Paulo: Contexto, 1990.
AULA DIA 26/10: REINO FRANCO, O IMPÉRIO CAROLÍNGIO, OS ÁRABES E O ISLAMISMO (PÁGINAS 202, 203, 204, 215, 216 E 217 DO LIVRO). VEJAM OS VÍDEOS ABAIXO, SOBRE O IMPÉRIO CAROLÍNGIO E FAÇAM ANOTAÇÕES SOBRE CARACTERÍSTICAS DA IDADE MÉDIA. LEIAM TAMBÉM O TEXTO SOBRE OS ÁRABES E O ISLAMISMO.
AULA DIA 25/10: CORREÇÃO DE DEVERES (QUE ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS), FORMAÇÃO DOS REINOS GERMÂNICOS (PÁGINA 201 DO LIVRO).
AULA DIA 19/10: OS POVOS GERMANOS (PÁGINAS 199 A 201 DO LIVRO). PASSAMOS COMO DEVER, OS NÚMEROS 1 E 2 DA PÁGINA 220 DO LIVRO, PARA DIA 25/10.
AULA DIA 18/10: INICIAMOS A UNIDADE 4 (CAPÍTULO 12, SOBRE IDADE MÉDIA). VEJAM TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO SOBRE O IMPÉRIO BIZANTINO (COMO FINALIZAÇÃO DO CAPÍTULO 11).
AULA DIA 5/10: O IMPÉRIO ROMANO DO
ORIENTE (PÁGINAS 188 A 191 DO LIVRO).
DIA 4/10: PROVA NA PLATAFORMA PLURALL, DE 11:05 ÀS 20HS.
SETEMBRO💕
AULA DIA 28/09: FIZEMOS A REVISÃO PARA A PROVA DE 3°BIMESTRE, CUJA CORREÇÃO ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS.
AULA DIA 27/09: CRISE DO IMPÉRIO ROMANO (PÁGINAS 186 A 188 DO LIVRO). COPIEM O TEXTO ABAIXO NO CADERNO.
·A crise do Império Romano do Ocidente:a
partir do século III d.C. o Império entrou num longo caminho de crise, marcado
por: inflação (alta dos preços), descontrole das despesas públicas, desarticulação
das estruturas administrativas e militares. Para sustentar uma estrutura tão
grande, era preciso fazer gastos enormes; o governo passou a cobrar mais
impostos; a falta de mão de obra escrava, devido ao fim do processo de
expansão, deu origem a novas relações de trabalho (em 332 d.C., a Lei
do Colonato, que obrigava o camponês a trabalhar para seu senhor como
colono, em troca de proteção, aumentando a substituição do trabalho escravo
pelo trabalho servil; com isso, houve uma tendência à ruralização, típica do
sistema feudal, que estudaremos mais adiante); a invasão de outros povos,
chamados de “bárbaros” em suas fronteiras, as disputas internas entre os chefes
militares romanos, que desestabilizava o exército (que levou à divisão do
Império entre Ocidente, com sede em Roma, e Oriente, com sede em
Constantinopla). Em 476 d.C., o último imperador de Roma, Rômulo Augusto
foi deposto por povos invasores; o Império do Oriente sobreviveu até 1453,
quando os turcos conquistaram Constantinopla.
AULA DIA 21/09: O NASCIMENTO DO CRISTIANISMO E A CRISE DO IMPÉRIO ROMANO (PÁGINAS 180 A 182, 186 DO LIVRO).
AULA DIA 20/09: RELIGIÃO ROMANA (PÁGINA 180 DO LIVRO). OBSERVAMOS TAMBÉM O QUADRO ABAIXO:
AULA DIA 14/09: ASSISTIMOS AO FILME "ASTERIX E OBELIX: A SURPRESA DE CÉSAR", SOBRE OS GAULESES E O IMPÉRIO ROMANO.
AULA DIA 13/09: O CIRCO ROMANO E ORGANIZAÇÃO DE ROMA (PÁGINAS 176, 177, 178, 184 E 185 DO LIVRO DIDÁTICO). PASSAMOS COMO EXERCÍCIO, AS ATIVIDADES 1 E 3 DA PÁGINA 193, PARA DIA 20/09.
AGOSTO💓
AULA DIA 31/08: FINALIZAMOS O CAPÍTULO 10 E INICIAMOS O CAPÍTULO 11 (O IMPÉRIO ROMANO - PÁGINAS 168, 169, 175 E 176 DO LIVRO DIDÁTICO).
AULA DIA 30/08: TEMÁTICA: AS CONQUISTAS MILITARES DE ROMA E A EXPANSÃO TERRITORIAL (PÁGINAS 166 E 167 DO LIVRO DIDÁTICO)
AULA DIA 24/08: TEMÁTICA: AS CONQUISTAS DA PLEBE (PÁGINAS 165, 168 E 169 DO LIVRO DIDÁTICO). A CORREÇÃO DOS EXERCÍCIOS DA PÁGINA 172 ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS.
AULA DIA 23/08: TEMÁTICA REFERENTE ÀS PÁGINAS 162 A 164 DO LIVRO DIDÁTICO. PASSAMOS COMO DEVER, AS ATIVIDADES 2 E 3 DA PÁGINA 172, PARA CORREÇÃO DIA 24/08.
AULA DIA 17/08: FINALIZAMOS O CAPÍTULO 9 E INICIAMOS O CAPÍTULO 10 ,SOBRE A ROMA ANTIGA (PÁGINAS 154, 155, 158 A 163 DO LIVRO DIDÁTICO).
AULA DIA 16/08: CORREÇÃO DE ATIVIDADES DA PÁGINA 152, QUE ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS. APRESENTAMOS TAMBÉM O BILHETE DE TRABALHO DO 3°BIMESTRE.
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
TRABALHO BIMESTRAL DE HISTÓRIA
6°ANO
Com o objetivo de revisar
e integrar os conteúdos tratados recentemente (capítulo 8 e capítulo 9) e com o
intuito de exercitar a desenvoltura e criatividade dos alunos, nosso trabalho
bimestral será: crie uma história
(romance, drama, aventura, etc.) entrelaçando (ou não) os temas destes capítulos,
baseando-se em fatos históricos. Fique atento à ordem cronológica (a ordem dos
acontecimentos históricos), à lógica e à sequência (de início, meio e fim).
Para a realização do trabalho, considere:
- Você pode escolher
apenas 1 (um) dos capítulos ou entrelaçar os 2 (dois) temas, contanto que seja
respeitada a sequência de fatos e datas.Depois de escolher o capítulo, escreva sua história.
- Você pode incluir na sua história: imagens, um ou mais personagens
(que podem ser os personagens históricos ou inventados por você). O importante
é que tenha um conteúdo, fruto de sua pesquisa sobre o tema que escolher para
desenvolver sua história. Abuse da
criatividade!!!
*O trabalho estará
disponível SOMENTE na Plataforma Plurall, no período de 8hs do dia 30/08 às
20hs do dia 1°/09/2021.
Valor: 13,0 pontos
AULA DIA 10/08: TEMÁTICA REFERENTE ÀS PÁGINAS 147, 148, 149, 150 E 151. VIMOS O VÍDEO ABAIXO SOBRE A ARQUITETURA GREGA.
DEVER PARA DIA 16/08: PÁGINA 152, TEXTO + PERGUNTAS 1,2 E 3.
AULA DIA 09/08: TEMÁTICA: O IMPÉRIO MACEDÔNICO E PRODUÇÃO CULTURAL GREGA (PÁGINAS 147, 148 E 149 DO LIVRO DIDÁTICO)
AULA DIA 03/08: FIZEMOS ATIVIDADE DA PÁGINA 137 (NÚMEROS 6 E 7), CUJA CORREÇÃO ESTARÁ NA PÁGINA DE GABARITOS, E INICAMOS O CAPÍTULO 9 (PÁGINAS 142 A 145 DO LIVRO DIDÁTICO).
AULA DIA 02/08: RECAPITULAMOS ALGUNS PONTOS DO CAPÍTULO 8 (SOBRE ESPARTA) E VIMOS AS EPOPEIAS ILÍADA E ODISSEIA (PÁGINA 127 DO LIVRO DIDÁTICO)
-----------------------------------------------
*AULA DIA 13/07: ASSISTIMOS AO FILME DOS CAVALEIROS DO ZODÍACO "A GRANDE BATALHA DOS DEUSES", QUE FALA SOBRE MITOLOGIA GREGA E NÓRDICA.
*AULA DIA 12/07: VIMOS TEMÁTICA DAS PÁGINAS 134 E 135 DO LIVRO DIDÁTICO (ESPARTA E SUA ORGANIZAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA).
*AULA DIA 06/07: VIMOS CONTEÚDO REFERENTE ÀS PÁGINAS 132 E 133 DO LIVRO DIDÁTICO E O VÍDEO ABAIXO SOBRE AS PÓLIS GREGAS. COPIAMOS TAMBÉM O TEXTO SOBRE DEMOCRACIA:
CONCEITO DE DEMOCRACIA:
É O REGIME DE GOVERNO EM QUE TODAS AS IMPORTANTES DECISÕES POLÍTICAS ESTÃO COM O POVO, QUE ELEGEM SEUS REPRESENTANTES POR MEIO DO VOTO. UMAS DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA DEMOCRACIA É A PROTEÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS, COMO A LIBERDADE DE EXPRESSÃO, DE RELIGIÃO, A PROTEÇÃO LEGAL, E AS OPORTUNIDADES DE PARTICIPAÇÃO NA VIDA POLÍTICA, ECONÔMICA E CULTURAL DA SOCIEDADE.
*AULA DIA 29/06: FIZEMOS A REVISÃO PARA A PROVA DE 2°BIMESTRE, CUJA CORREÇÃO ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS.
*AULA DIA 28/06: FALAMOS A RESPEITO DA MATÉRIA CORRESPONDENTE ÀS PÁGINAS 129, 130 E 132 DO LIVRO DIDÁTICO.
FIQUEM ATENTOS À REVISÃO PARA A PROVA, QUE FAREMOS AMANHÃ (DIA 29/06), EM AULA:
Centro Educacional Saber é Viver
História – Professora Cíntia – 6°ano
Revisão para a atividade avaliativa,
referente aos capítulos 4, 5, 6 e 7
Estudando e
aprendendo
*Responda as questões no caderno.
1)Qual a importância do Rio Nilo para os egípcios?
2)Como era dividida a sociedade egípcia?
3)Quais as características da religião e da escrita
egípcia?
4)Qual a importância da cidade de Cartago?
5)Fale sobre a influência do Egito no Reino Kush.
6)Explique qual a origem das cidades e do poder real
na Mesopotâmia.
7)Cite as características da religião mesopotâmica.
8)Fale sobre a escrita cuneiforme.
9)O que dizia o Código de Hamurábi?
10) Qual a principal herança deixada pelos
hebreus?
11) Quais fatores levaram à criação do alfabeto
pelos fenícios?
12) Fale sobre a administração do Império Persa.
*AULA DIA 22/06: VIMOS MATÉRIA RELATIVA ÀS PÁGINAS 126, 127, 128, 129 E 130 DO LIVRO DIDÁTICO, ALÉM DO TEXTO ABAIXO, QUE DEVERÁ SER COPIADO NO CADERNO.
SOBRE OS DÓRIOS:
·A chegada
dos dórios provocou mudanças: os gregos passaram a viver da agricultura de subsistência e da criação de
gado, abandonando praticamente as técnicas artesanais; a escrita e o
comércio foram quase deixados de lado. A sociedade começou a se organizar em genos, ou seja, pequenas
comunidades cujos integrantes acreditavam descender de um ancestral comum. A
terra, os equipamentos e os bens produzidos pelos genos pertenciam à toda a
comunidade. O excedente (sobra de produção) gerado era repartido entre os
outros genos. Cada genos tinha um líder, em geral o homem mais velho do grupo,
que exercia as funções de sacerdote, juiz e chefe militar. A liderança dos
genos era transmitida de pai para filho (regime patriarcal).
O crescimento da
população e a falta de áreas boas para a agricultura promoveram disputas entre
os genos pelo controle das melhores áreas cultiváveis. Isso enfraqueceu os
genos e pouco a pouco a posse coletiva dos bens e das terras desapareceu. As
desigualdades se acentuaram. Os parentes mais próximos dos líderes dos genos se
apoderaram das melhores terras e ocuparam os lugares mais destacados da
sociedade. Essas pessoas passaram a controlar o poder, formando uma espécie de
nobreza (a aristocracia = os aristoi [os
melhores], poder dos melhores). O restante da população perdeu suas terras
ou ficou com as piores áreas para a agricultura. Muitos preferiram se mudar
para outras regiões, onde fundaram cidades-Estado de características gregas (as
pólis). Cada pólis formava um Estado
soberano independente.
*AULA DIA 21/06: INICIAMOS O CAPÍTULO 8, REFERENTE ÀS PÁGINAS 122, 123 E 124 DO LIVRO DIDÁTICO, E CORRIGIMOS AS ATIVIDADES DA PÁGINA 115 (PÁGINA DE GABARITOS).
*AULA DIA 15/06: FALAMOS A RESPEITO DAS PÁGINAS 109, 112 E 113 DO LIVRO DIDÁTICO, E PASSAMOS COMO DEVER OS EXERCÍCIOS 1,2, 3 E 5 DA PÁGINA 115, PARA O DIA 21/06. VIMOS TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO, SOBRE OS PERSAS.
*AULA DIA 14/06: VIMOS MATÉRIA REFERENTE ÀS PÁGINAS 107 E 108 DO LIVRO DIDÁTICO.
*AULA DIA 08/06: VIMOS MATÉRIA REFERENTE ÀS PÁGINAS 102, 103, 104 E 105 DO LIVRO DIDÁTICO. PASSAMOS COMO DEVER A LEITURA DAS PÁGINAS 110 E 111 DO LIVRO PARA COMENTARMOS EM AULA DO DIA 14/06.
*AULA DIA 07/06: CORRIGIMOS DEVER DA PÁGINA 95 (PÁGINA DE GABARITOS) E VIMOS MATÉRIA REFERENTE ÀS PÁGINAS 101 E 103 DO LIVRO DIDÁTICO.
*AULA DIA 1°/06: VIMOS CONTEÚDO REFERENTE ÀS PÁGINAS 92 E 100 DO LIVRO DIDÁTICO, ALÉM DO VÍDEO ABAIXO, SOBRE OS ASSÍRIOS. PASSAMOS COMO DEVER A PÁGINA 95 (TEXTO +PERGUNTAS), PARA DIA 07/06.
*AULA DIA 31/05: VIMOS CONTEÚDO REFERENTE ÀS PÁGINAS 90 E 91 DO LIVRO DIDÁTICO.
*AULA DIA 25/05: VIMOS CONTEÚDO RELATIVO À PÁGINA 89 DO LIVRO DIDÁTICO (ACÁDIOS E BABILÔNIOS).
*AULA DIA 24/05: VIMOS MATÉRIA REFERENTE À PÁGINA 88 DO LIVRO E CORRIGIMOS DEVER DA PÁGINA 98 (QUE ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS).
*AULA DIA 18/05: VIMOS MATÉRIA REFERENTE À PÁGINA 88 DO LIVRO DIDÁTICO E O VÍDEO ABAIXO, SOBRE A MESOPOTÂMIA. PASSAMOS COMO DEVER OS EXERCÍCIOS NÚMERO 1,2 E 4 DA PÁGINA 98, PARA CORREÇÃO DIA 24/05.
*AULA DIA 17/05: FIZEMOS LEITURA DA PÁGINA 94 (RELIGIÃO MESOPOTÂMICA).
*AULA DIA 11/05: CORRIGIMOS ATIVIDADE DA PÁGINA 83 (QUE ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS) E INICIAMOS O CAPÍTULO 6, COM LEITURA DAS PÁGINAS 86, 87 E 96 DO LIVRO DIDÁTICO.
*AULA DIA 10/05: FIZEMOS LEITURA REFERENTE Á PAGINA 81 DO LIVRO DIDÁTICO.
DIA 10/05:
ATENÇÃO AO BILHETE DE TRABALHO BIMESTRAL:
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
TRABALHO BIMESTRAL DE HISTÓRIA 6°ANO
Com o objetivo de trabalhar o poder de síntese (resumo) dos alunos, nosso trabalho
bimestral será:
- Faça um resumo de UM dos capítulos que iremos ver nesse 2°bimestre.
- Para realizar o trabalho, você deverá escolher entre os capítulos: Capítulo 4 – A
antiga civilização egípcia; capítulo 5 – África: diversidade de reinos e povos;
capítulo 6 – As civilizações da Mesopotâmia. Você precisará, no seu resumo,
destacar as áreas que sempre estudamos (parte política, econômica, organização
social, cultura e religião). Não esqueça de colocar o nome do capítulo escolhido e fazer
uma introdução antes de começar a desenvolver seu resumo.
- O trabalho será feito SOMENTE na plataforma Plurall, e estará disponível
como atividade entre os dias 31/05 a 02/06. Não esqueça de conferir se seu
trabalho foi enviado corretamente.
Valor: 6,0 pontos
*AULA DIA 04/05: VIMOS MATÉRIA REFERENTE ÀS PÁGINAS 79, 80 E 81 DO LIVRO DIDÁTICO, E OS VÍDEOS ABAIXO, SOBRE OS REINOS DE KUSH E GANA.
*AULA DIA 03/05: FIZEMOS LEITURA E VIMOS MATÉRIA REFERENTE ÀS PÁGINAS 78 E 79 DO LIVRO DIDÁTICO. O SLIDE ABAIXO ABAIXO É PARA SER COPIADO NO CADERNO.
*AULA DIA 27/04: INICIAMOS O CAPÍTULO 5, E VIMOS CONTEÚDO REFERENTE ÀS PÁGINAS 76, 77 E 80 DO LIVRO DIDÁTICO. PASSAMOS COMO DEVER O EXERCÍCIO NÚMERO 7 DA PÁGINA 75, PARA CORREÇÃO DIA 03/05.
*AULA DIA 26/04: FIZEMOS CORREÇÃO DAS ATIVIDADES DA PÁGINA 69 (QUE ESTÁ NA PÁGINA DE GABARITOS), E VIMOS MATÉRIA REFERENTE À PÁGINA 73, ALÉM DOS VÍDEOS ABAIXO SOBRE O EGITO:
*AULA DIA 20/04: VIMOS MATÉRIA REFERENTE ÀS PÁGINAS 70,72 E 73 DO LIVRO DIDÁTICO, ALÉM DO VÍDEO ABAIXO. DEIXAMOS COMO ATIVIDADE O TEXTO E AS PERGUNTAS DA PÁGINA 69 PARA CORREÇÃO DIA 26/04.
*AULA DIA 19/04: VIMOS MATÉRIA REFERENTE À PÁGINA 68 DO LIVRO DIDÁTICO.
*AULA DO DIA 13/04: FIZEMOS A LEITURA DAS PÁGINAS 64, 65, 66 E 67 DO LIVRO DIDÁTICO, E PASSAMOS COMO ATIVIDADE: VER O FILME "DEUSES DO EGITO" E FAZER ANOTAÇÕES QUE ACHAREM IMPORTANTES OU INTERESSANTES, PARA O DIA 19/04.
*AULA DO DIA 06/04: FIZEMOS A REVISÃO DOS CAPÍTULOS 1, 2 E 3, PARA A PROVA DO 1°BIMESTRE. A CORREÇÃO DA REVISÃO ESTARÁ NA PÁGINA DE GABARITOS.
*NA AULA DE HOJE (DIA 05/04) FIZEMOS A LEITURA DAS PÁGINAS 54 E 55 DO LIVRO DIDÁTICO.
*NA AULA DE HOJE (DIA 30/03), FIZEMOS A LEITURA DAS PÁGINAS 51, 52, 53, 56 E 57, E ASSISTIMOS O VÍDEO ABAIXO, SOBRE OS SAMBAQUIS.
*HOJE (DIA 29/03), FIZEMOS LEITURA DAS PÁGINAS 45, 46, 47 E 48 DO LIVRO DIDÁTICO.
*HOJE (DIA 23/03) FALAMOS SOBRE O FÓSSIL DE LUZIA (CORRESPONDENTE À PAGINA 48 DO LIVRO DIDÁTICO), E PASSAMOS COMO DEVER OS EXERCÍCIOS 1 E 2 DA PÁGINA 60, PARA CORREÇÃO DIA 29/03.
*VIMOS HOJE EM NOSSA AULA (DIA 22/03) AS TEMÁTICAS REFERENTES ÀS PÁGINAS 36, 39 E 44 DO LIVRO DIDÁTICO.
*NA AULA DE HOJE (DIA 16/03), FIZEMOS A LEITURA DAS PÁGINAS 37, 38 E 39, E A CORREÇÃO DOS DEVERES DA PÁGINA 41 DO LIVRO DIDÁTICO.
*VIMOS NA AULA DE HOJE (DIA 15/03), A LEITURA DAS PÁGINAS 35 E 36, E A CORREÇÃO DOS DEVERES DA PÁGINA 41 DO LIVRO DIDÁTICO.
*NA AULA DE HOJE (09/03) , FIZEMOS A LEITURA DA PÁGINA 32, E PASSAMOS COMO DEVER DE CASA AS ATIVIDADES DE 1 A 5 DA PÁGINA 41 DO LIVRO DIDÁTICO, PARA SEREM CORRIGIDAS NO DIA 15/03.
*NA AULA DE HOJE (08/03), FIZEMOS A LEITURA DA PÁGINA 33 DO LIVRO DIDÁTICO.
*NA AULA DE HOJE (DIA 1°/03), NÓS TRABALHAMOS AS PÁGINAS 28, 29, 30 E 31 DO LIVRO DIDÁTICO.
AULAS FEVEREIRO/2021
BOM RETORNO À TODOS E TODAS E ÓTIMO ESTUDO!!!
UMA EXCELENTE SEMANA À TODOS E TODAS, E ÓTIMO ESTUDO!!!
Bom diaaaa!!!!!!
Bom dia amores! Sejam todos muito bem vindos! Espero que esse ano seja muito proveitoso, de muito aprendizado para todos nós. Nos vemos na nossa aula online, e segue o tema da nossa primeira aula. Beijos e abraços!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário