Gabaritos História

 

GABARITOS MÊS DE NOVEMBRO/2021


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano

Revisão para a atividade avaliativa, referente aos capítulos 11, 12 e 13

Estudando e aprendendo

 

*Responda as questões no caderno.

 

1)   O que foi o Grande Cisma do Oriente?

O imperador Justiniano e seus sucessores utilizaram a religião para firmar a unidade política e religiosa do Império Bizantino. Nesse contexto, os imperadores bizantinos assumiram papeis de “representantes de Deus”, assumindo a função de proteger a Igreja e dirigir o Estado. A união entre Igreja e Estado não foi pacífica, havendo uma série de conflitos entre imperadores e papas. Esses conflitos levaram, em 1054, ao Grande Cisma do Oriente (cisma quer dizer quebra, divisão); o mundo cristão dividiu-se em duas igrejas: de um lado, a Igreja Católica do Ocidente (Apostólica Romana), com sede em Roma e comandada pelo papa, e de outro, a Igreja Cristã Ortodoxa do Oriente, com sede em Constantinopla e chefiada por um patriarca, subordinado ao imperador.

 

2)  Que fatores levaram à crise do Império Romano do Oriente (Império Bizantino)?

Após a morte de Justiniano, uma série de ataques externos foi enfraquecendo a administração central do Império. Nos séculos X e XI o império recuperou sua força. A crise definitiva só ocorreu já em meados do século XV, quando as forças militares não resistiram às invasões dos turcos otomanos, em 1453 (que é o marco utilizado para assinalar o fim da Idade Média).

3)  Como se deu a formação dos Reinos Germânicos?

Com a dissolução do Império Romano do Ocidente, diversos povos germânicos dominaram diferentes regiões da Europa. A produção econômica conservou muitas das práticas romanas já conhecidas pelos germânicos; uma das principais mudanças, porém, foi a perda da importância econômica das cidades e aumento da importância da área rural; a ruralização é um fato social que modela a face da sociedade medieval. A unidade política romana foi substituída, do século IV ao VIII, pela pluralidade dos reinos germânicos. A Igreja católica contribuiu para articular elementos romanos e germanos; o cristianismo tornou-se religião oficial do Estado.

 

4)  Fale sobre a fragmentação do Império Carolíngio e suas consequências.

Após a morte de Carlos Magno, em 814, o Império entrou em crise. Disputas internas entre seus herdeiros, dividiram o território do Império. Essa divisão foi acompanhada da crescente independência e autonomia dos administradores locais. Depois de um longo período sem invasões externas, o território da Europa sofreu novos ataques nas frentes leste, norte e sul, por húngaros, vikings e muçulmanos. Essas invasões enfraqueceram o poder central dos antigos reinos germânicos, fortalecendo o poder dos senhores locais cada vez mais. O comércio foi dificultado pela insegurança existente e pelo bloqueio das estradas e do Mar Mediterrâneo. Essas transformações no modo de vida das sociedades europeias, caracterizaram o período conhecido como Feudalismo.

 

5)  Explique o que foi o sentimento de identidade que unificou o povo árabe.

Com o aumento do número de convertidos, Maomé conseguiu unificar o povo árabe, criando entre seus membros um sentimento de identidade (sentimento de pertencimento, de ligação de um grupo, pelo compartilhamento de costumes, valores, etc.). Maomé criou esse sentimento por meio dos valores religiosos. O modo de vida, os costumes, os preceitos religiosos, os critérios de herança e propriedade, o casamento, as regras de organização da comunidade, tudo isso passava a ser praticado com base nos ensinamentos do Corão.

 

6)  Explique quais são as características que definem o feudalismo.

A maioria da população dos reinos germânicos era formada por agricultores e guerreiros; a escravidão foi desaparecendo aos poucos; a terra tinha uma importância fundamental, sendo símbolo de riqueza e poder; o comércio passou a ser limitado, assim como a circulação de dinheiro; boa parte da população passou a viver no campo (camponeses ou servos), submetida a um senhor feudal (nobre), cuja propriedade recebia o nome de feudo (“o bem oferecido em troca de algo”). A essa nova forma de organização social, política e econômica que começou a surgir como resultado da mistura da cultura de povos romanos e não romanos, os historiadores do século XVIII deram o nome de Feudalismo.

 

7)  Faça um resumo sobre a atuação da Igreja católica na Idade Média.

Vários fatores contribuíram para que os cristãos deixassem de ser um grupo perseguido, e a Igreja criada por eles se tornasse uma poderosa instituição. Um desses fatores foi a conversão de reis germânicos ao cristianismo; essas conversões permitiram à Igreja estabelecer alianças com reis germânicos e expandir sua área de influência, recebendo de nobres, terras por meio de herança. Com o acúmulo de bens que eram transmitidos, a Igreja tornou-se nesse período, umas das maiores proprietárias de terra da Europa. Assim, além do poder religioso, a Igreja acumulava um imenso poder político e econômico. Outra forma de se fazer presente no cotidiano das pessoas foi a uniformização de alguns ritos e regras, mas mesmo com toda a tentativa de controle, era comum aqueles que não seguiam suas orientações, praticando o que a Igreja considerava como heresia (para combatê-los, a Igreja criou os Tribunais de Inquisição). A religiosidade influenciou fortemente a cultura europeia (grande parte doas obras da Idade Média, como a arquitetura, escultura, pinturas e textos filosóficos, mostra uma intensa devoção e crença em Deus). Esse tipo de cultura, centrada na religião e em Deus, é chamada de teocêntrica.

 

 


GABARITOS MÊS DE OUTUBRO/2021


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 25/10/2021

Deveres referentes ao Capítulo 12 – A Europa e a formação do feudalismo

Estudando e aprendendo

 

Atividades da página 220 do livro - Correção

 

Número 1):

Não, o termo abrange apenas as transformações ocorridas com as sociedades europeias e as características delas. Povos que habitaram as Américas, a Ásia e a África nesse período tiveram características diferentes e passaram por processos distintos do europeu.

 

 Número 2):

Os romanos chamavam de “bárbaros” os povos que não haviam sido romanizados, ou seja, que não falavam o latim ou o grego e não tinham os mesmos hábitos culturais e religiosos que eles. Esses povos haviam ocupado uma parte do Império Romano, contribuindo para fragmentá-lo. Isso provocou a fuga da população das cidades para o campo, acelerando a ruralização e a substituição da estrutura escravagista pela feudal. 

 


GABARITOS MÊS DE SETEMBRO/2021


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano

Revisão para a atividade avaliativa, referente aos capítulos 8, 9, 10 e 11

Estudando e aprendendo

 

*Responda as questões no caderno.

 

1)    Fale sobre as características da civilização micênica.

Os aqueus ocuparam o sul da Grécia, onde fundaram várias cidades, entre elas Micenas. Por meio da navegação, os micênicos entraram em contato com os cretenses, de quem assimilaram conhecimentos que, depois, usaram para dominá-los e assumir a liderança comercial dos mares da região. Por meio do comércio marítimo, os micênicos espalharam a cultura grega pelo mar Mediterrâneo. A sociedade micênica estava organizada em torno de um palácio, sendo o principal o de Micenas, onde foram encontradas tábuas com a escrita conhecida como Linear B; ao decifrá-la, em 1953, os estudiosos descobriram que era um ramo do grego antigo, sendo essa, portanto, a língua dos aqueus. Em 1200 a.C., não se sabe por que, os palácios foram destruídos, e por volta de 1100 a.C., conflitos internos, catástrofes naturais (como secas) e grandes migrações dentro e fora da Grécia contribuíram para que a civilização micênica entrasse em decadência, o que facilitou a invasão pelos dórios.

 

2)   O que foram os genos e como eles se formaram?

Com a chegada dos dórios, diversas cidades micênicas foram destruídas, tiveram os palácios saqueados e a maioria da população fugiu para outras regiões. Muitos dos que ficaram na península Balcânica foram escravizados. A chegada dos dórios provocou mudanças: os gregos passaram a viver da agricultura de subsistência e da criação de gado, abandonando praticamente as técnicas artesanais; a escrita e o comércio foram quase deixados de lado. A sociedade começou a se organizar em genos, ou seja, pequenas comunidades cujos integrantes acreditavam descender de um ancestral comum. A terra, os equipamentos e os bens produzidos pelos genos pertenciam à toda a comunidade. O excedente (sobra de produção) gerado era repartido entre outros genos. Cada genos tinha um líder, em geral o homem mais velho do grupo, que exercia as funções de sacerdote, juiz e chefe militar. A liderança dos genos era transmitida de pai para filho (regime patriarcal).

 

3)   Porque ocorreram revoltas populares em Atenas e quais suas consequências?

A política de Atenas variou ao longo dos séculos. Em seus primeiros momentos, a pólis foi governada por um rei que exercia as funções de sacerdote, juiz e chefe militar. Mais tarde, a monarquia enfraqueceu-se e o poder político foi ocupado por membros da aristocracia ateniense (os eupátridas). Por essa época, havia muitos pequenos proprietários que deviam dinheiro aos eupátridas. Como não podiam pagar suas dívidas, os eupátridas se apoderaram de suas terras e escravizaram muitos deles. Ao mesmo tempo, os escravos por dívidas lutavam para conquistar sua liberdade, e os comerciantes desejavam ter acesso ao poder. Esse contexto gerou diversas revoltas populares em Atenas. Essas questões levaram os governantes de Atenas a promoverem reformas políticas na pólis. Essas reformas tiveram início no século VII a.C., quando os eupátridas foram pressionados e obrigados a criar a figura do legislador; sua tarefa era registrar por escrito as leis vigentes na cidade (destaque para Drácon e Sólon), tornando-as conhecidas por todos. Algumas medidas foram: o fim da escravidão por dívida, a limitação de um tamanho máximo de terras que uma pessoa poderia ter, a participação dos cidadãos na escolha de seus dirigentes na elaboração das leis e na aplicação da justiça.

 

4)   Como surgiu a democracia em Atenas e como ela funcionava? A democracia de Atenas é igual à democracia que temos hoje?

Um dos governantes de Atenas, Clístenes (565 a 492 a.C.), promoveu mudanças políticas que levaram à decadência da aristocracia ateniense. Ele estabeleceu direitos iguais para todos os cidadãos livres e nascidos em Atenas, de modo que essas pessoas puderam participar da vida política da pólis, debatendo e votando todas as questões relacionadas a Atenas. Essas mudanças introduziram um novo regime de governo, a democracia (poder do povo), onde as decisões eram sempre coletivas. A democracia em Atenas era direta (bastava erguer a mão para votar) e só homens adultos, livres e nascidos em Atenas podiam votar. A democracia hoje é representativa (na qual os políticos eleitos pelo povo representam a população na tomada de decisões), e toda a população pode votar a partir de 16 anos.

 

5)   Quais as motivações das Guerras Médicas e do Peloponeso?

A ascensão econômica e cultural da Grécia provocou disputas por rotas comerciais, mercados e matérias-primas entre gregos e persas. Sob a liderança dos atenienses e espartanos, os cidadãos de outras pólis gregas uniram-se e, somando esforços, conseguiram deter a expansão persa (Guerras Médicas ou Greco-Pérsicas, entre 500 e 448 a.C.). Ao final das guerras, Atenas tornou-se a mais poderosa cidade grega. O crescente poder de Atenas fez com que algumas cidades se rebelassem contra ela. Esparta liderou os esforços dessas cidades em um conflito que durou mais de duas décadas. Ao final do conflito, Atenas foi derrotada e Esparta exerceu seu poder (Guerra do Peloponeso, entre 435 e 408 a.C.).

 

6)   Faça um resumo da produção cultural grega.

É possível que a democracia ateniense e o desenvolvimento econômico alcançado pela cidade, tenham contribuído para reunir talentos de várias expressões artísticas que eram patrocinadas pelos governantes da cidade-Estado, em nome da comunidade. Arquitetura: destacaram-se os templos; Escultura: grande parte da produção dedicava-se à decoração dos edifícios, temas religiosos, mesclando o divino e o humano, o espiritual e o físico, com deuses sendo representados com forma humana, sendo o nu a forma artística típica; Teatro: criação de textos de comédia e tragédia; História: surge a figura do historiador e do relato histórico (historiadores Heródoto e Tucídides); Filosofia: buscava uma explicação verdadeira para todos os fatos e acontecimentos, através  de um conjunto de pensamentos que ajudassem as pessoas a entender o mundo em que viviam; Medicina: pela observação, o médico Hipócrates aplicava tratamentos; Matemática: destacou-se Pitágoras, que acreditava que os números eram o sentido de tudo e que o Universo seria comandado por proporções perfeitas.

 

7)   Caracterize as fases políticas de Roma.

Quando os etruscos invadiram e unificaram todas as vilas, Roma passou a ser governada por um rei. A sociedade romana era então dominada pelos grandes proprietários de terras, que detinha o poder de governar a cidade, comandar o exército, conduzir cerimônias religiosas e exercer as funções de juiz; o rei fazia parte desse grupo e era auxiliado por um Conselho de Anciãos. A monarquia romana não era hereditária. Quando o rei morria era substituído por outro escolhido pelos senadores. Em 509 a.C. o rei Tarquínio II foi deposto por patrícios e o regime político mudou, sendo adotada a república, um tipo de governo que se caracterizava pela eleição dos governantes. A ideia era impedir que alguém concentrasse todo o poder em suas mãos (em Roma, uma república dominada pelos patrícios – república oligárquica). No século II a.C. a república romana entrou em crise; as desigualdades sociais acirraram os ânimos da população, principalmente entre patrícios e plebeus, o que levou a uma guerra civil, além das revoltas de escravos. Diversos generais romanos desfrutavam de poder e prestígio, o que os levou ao poder; as disputas entre eles levaram ao surgimento do Império romano.

 

8)   Qual a importância da Lei das Doze Tábuas e das reformas de Tibério e Caio Graco?

Uma importante conquista aconteceu quando as leis que regiam a cidade de Roma deixaram de ser transmitidas oralmente e foram reunidas em uma obra única por escrito. Antes, por não estarem escritas, os patrícios as manipulavam de acordo com seus interesses. Os plebeus, então conseguiram eleger uma comissão de dez pessoas para formular as novas leis romanas, que seriam redigidas e se tornariam do conhecimento de todos, surgindo a Lei das Doze Tábuas: com elas, a legislação perdeu seu caráter sagrado e as leis passaram a ser entendidas como uma vontade daqueles que as fizeram. Os irmãos Tibério e Caio Graco foram tribunos da plebe e propuseram alterações na legislação da terra, limitando o tamanho das terras que uma pessoa poderia possuir e também distribuindo as terras públicas em pequenos lotes para os cidadãos pobres. Essas leis desagradaram os grandes proprietários, que mobilizaram forças contra os irmãos.

 

9)   Em que contexto se encaixa o nascimento do Cristianismo?

Foi durante o reinado de Otávio Augusto, que Jesus teria nascido, na província romana da Judeia, na região da Palestina. As suas pregações religiosas deram forma ao que viria a ser uma nova religião monoteísta, o cristianismo, que marcaria profundamente a história do mundo ocidental. No século IV, o imperador Constantino converteu-se ao cristianismo e liberou o culto em todos os domínios do Império Romano.

 

 


GABARITOS MÊS DE AGOSTO/2021


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 24/08/2021

Deveres referentes ao Capítulo 10 – Roma antiga

Estudando e aprendendo

 

Atividades da página 172 do livro - Correção

 

Número 2):

Resposta pessoal. Na Roma antiga, república significava um governo regido pelo interesse comum (res publica = coisa pública). Trazendo o conceito para os dias atuais, república é uma forma de governo que se opõe à monarquia (poder de um rei), onde predominam eleições, revezamento de poder (que dura geralmente entre 4 e 6 anos) e voto livre e secreto. A república é compatível com a democracia (poder do povo).

 

 Número 3):

Grupo social durante o período monárquico

Livre

Com direito à cidadania

Patrícios

Sim

Sim

Plebeus

Sim

Não

Clientes

Sim

Não

Escravizados

Não

Não

 

 


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 16/08/2021

Deveres referentes ao Capítulo 9 – A Grécia clássica e helenística

Estudando e aprendendo

 

Atividades da página 152 do livro - Correção

 

Número 1):

a)   Não, dependia exclusivamente da vontade de seu senhor.

b)   Segundo Aristóteles, sem punição, o escravo se tornaria insolente.

c)   Não, era a vontade do dono que prevalecia.

 

 Número 2):

Os vencidos, os endividados e os obtidos na pirataria e em grandes mercados de escravizados. Eram considerados humanos, porém tratados como animais de carga.

 

Número 3):

No mundo grego, os cidadãos contavam com recursos e tempo para se dedicar às atividades que consideravam próprias dos homens livres, e o trabalho compulsório (forçado) era o meio de garantir tais condições.

 



Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 10/08/2021

Deveres referentes ao Capítulo 9 – A Grécia clássica e helenística

Estudando e aprendendo

ATIVIDADE CORRESPONDENTE À HISTÓRIA EM QUADRINHOS

 1)  Os deuses da Grécia antiga manifestavam sentimentos típicos dos seres humanos. Aponte na história em quadrinhos momentos que confirmem essa afirmação.

Hera manifestando sentimentos de ódio, ciúme, raiva, e desprezo.

2)  Transmitidas pela literatura oral, as histórias da mitologia grega revelam muito sobre os hábitos e o modo de vida dos gregos antigos. Localize nas tirinhas trechos que mostram como se manifestava a relação dos gregos com a religião.

Além de acreditar que os deuses tinham sentimentos humanos, os gregos acreditavam que os deuses eram capazes de interferir na vida das pessoas, provocando a morte ou fazendo-as praticar ações insensatas.


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 03/08/2021

Deveres referentes ao Capítulo 8 – O mundo grego antigo

Estudando e aprendendo

 

Atividades da página 137 do livro - Correção

 

   Número 6:

Política significava, na Grécia antiga, a arte de administrar bem a pólis. A palavra hoje diz respeito às relações de poder que se estabelecem entre as pessoas em todas as instâncias (família, escola, Estado, etc.). Na Grécia antiga, as decisões relativas à pólis eram tomadas em assembleias, com a participação direta dos cidadãos.

 

    Número 7:

    A frase do quadrinho que pode ser apontada como expressão da idiótes para   os gregos é: “Sou apolítico”.

 



GABARITOS MÊS DE JUNHO/2021


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano

Revisão para a atividade avaliativa, referente aos capítulos 4, 5, 6 e 7

Estudando e aprendendo

 

*Responda as questões no caderno.


1)    Qual a importância do Rio Nilo para os egípcios?

Por volta de 8500 a.C., havia diversas comunidades instaladas às margens do Rio Nilo. Seus integrantes dominavam a agricultura e contavam com a vantagem de estarem em uma região fértil para o cultivo de alimentos. No período das cheias, as águas do Nilo inundavam as terras de suas margens e depositavam uma rica camada de húmus, substância que fertilizava o solo. O rio também fornecia peixes, plantas para fazer cestos e barro para a fabricação de tijolos e de peças de cerâmica usadas na construção de casas e de vasilhas.

 

2)   Como era dividida a sociedade egípcia?

Faraó: rei supremo (deus vivo, intermediário entre os deuses e os seres humanos), responsável pela proteção e prosperidade do povo egípcio; tinha autoridade religiosa, administrativa, judicial e militar; funcionários do governo (com destaque para os escribas e o vizir) e sacerdotes; os camponeses, que executavam vários trabalhos na agricultura e pecuária e nas obras públicas; os artesãos e os escravizados (por guerra ou por dívida).

 

3)   Quais as características da religião e da escrita egípcia?

Os egípcios eram politeístas; os deuses tinham forma humana e animal e representavam elementos da natureza. Os egípcios acreditavam que os deuses tinham os mesmos desejos humanos, por isso lhes ofereciam aquilo que também agradava aos mortais. Acreditavam na vida após a morte e para isso preservavam os corpos através da mumificação. Assim como outros povos da Antiguidade, os egípcios desenvolveram um dos primeiros sistemas de escrita, criando sinais chamados de hieróglifos, para representar coisas, objetos ou sugerir ideias. Ela foi criada com finalidades religiosas, em ajudar na administração do império, registrar os fatos etc. Posteriormente, escribas e sacerdotes começaram a desenvolver um sistema de escrita mais simples: a hierática (usada para documentos, negócios, questões administrativas, etc.) e a demótica (mais simples, de uso popular).

 

4)   Qual a importância da cidade de Cartago?

Fundada por fenícios entre os séculos VIII e IX a.C., foi uma das maiores potências comerciais e militares do Mar Mediterrâneo. No final do século V a.C. era a cidade mais rica da região, e seus domínios se estendiam da costa norte do continente africano até o sul da Península Ibérica. Os cartagineses usaram por muito tempo ouro como forma de pagamento e passaram a fabricar suas próprias moedas.

 

5)   Fale sobre a influência do Egito no Reino Kush.

Por volta do século IX a.C. formou-se na região do sul do Egito, um Estado forte e centralizado, o Reino Kush; seus habitantes receberam forte influência egípcia, usando a escrita hieroglífica e considerando seus governantes como divindades, usando símbolos e costumes. Antes, no século VIII a.C., os kushitas invadiram e dominaram o Egito (25° dinastia composta de faraós kushitas).

 

6)   Explique qual a origem das cidades e do poder real na Mesopotâmia.

A Mesopotâmia foi uma das primeiras regiões do mundo onde ocorreu a chamada revolução agropastoril, com grandes volumes de produção na agricultura e pecuária. Esse desenvolvimento foi modificando a forma como os grupos humanos se organizavam: aos poucos se tornaram-se sedentários, se adaptando às condições naturais da região. As cidades mais antigas são Ur, Uruk, Nippur, entre outras, formavam aglomerados com várias construções, cercados por muralhas, com núcleo urbano e rural. A explicação para o surgimento de cidades é que o aumento da população nas aldeias tornou necessárias novas formas de organização do trabalho, da justiça, da religião e da segurança dos habitantes. A Mesopotâmia é considerada a primeira região do planeta a se urbanizar. O poder real nasceu da necessidade de proteção das cidades contra riscos de invasões, roubos e guerras, organizando tropas militares necessárias à defesa do território.

 

7)   Cite as características da religião mesopotâmica.

Os mesopotâmicos eram politeístas; os deuses representavam fenômenos da natureza. Outra característica era o antropomorfismo (os deuses tinham forma e características humanas, com personalidades diferentes, além de serem capazes de fazer o bem e o mal). A religião sempre foi utilizada para justificar o poder real. O rei era visto como um representante direto dos deuses. Os mesopotâmicos não tinham uma visão positiva da vida após a morte.

 

8)   Fale sobre a escrita cuneiforme.

A necessidade de registrar os estoques de alimentos, os impostos recebidos, as transações comerciais efetuadas e também as leis existentes fez com que os sumérios desenvolvessem um dos mais antigos sistemas de escrita do mundo, inventado por volta de 4000 a.C. Em um primeiro momento, a escrita suméria era baseada em símbolos que significavam palavras (escrita pictográfica). Os sumérios utilizavam mais de 2 mil sinais, mas haviam dificuldade para expressar com eles ideias abstratas. Pouco a pouco, foram introduzidas modificações e os sinais passaram a representar sílabas ou sons.

 

9)   O que dizia o Código de Hamurábi?

A eficiência do governo de Hamurábi se deu, em parte, à elaboração de um código completo de leis, considerado um dos mais antigos códigos de leis conhecidos, o Código de Hamurábi. Ele abordava temas variados, como questões relativas à propriedade, ao comércio, aos escravos e estabelecia punições para dívidas e crimes como roubos e assassinatos. No Código de Hamurábi não encontramos a definição das características gerais do crime. Seus artigos descrevem casos específicos que serviam como padrão a ser aplicado em questões semelhantes. No Código encontramos um meio para limitar a extensão da pena: é o princípio de Talião (que significa tal, igual; olho por olho, dente por dente).

 

10)  Qual a principal herança deixada pelos hebreus?

Os hebreus não construíram um império territorial, mas deixaram como herança o monoteísmo. O judaísmo (a crença em um único deus – o monoteísmo) foi algo que, nesse período só se consolidou entre os hebreus. A nova doutrina contribuiu para a formação de um forte sentimento de identidade entre os hebreus.

 

11)   Quais fatores levaram à criação do alfabeto pelos fenícios?

O comércio foi a principal atividade econômica dos fenícios. Ele os colocava em constante contato com outros povos. Além disso, os fenícios viviam em uma região marcada pela presença de outros povos e por uma grande variedade de línguas e escritas. Para registrar suas transações comerciais, eles precisavam de um sistema ágil de escrita, mas esse sistema precisava também ser compreendido por outros povos. Em resposta a essas necessidades, os fenícios criaram um modelo de alfabeto próprio e simplificado, com base em 22 sinais (todos consoantes). Esse alfabeto utilizava letras para representar os sons das palavras. Adotado por outros povos com adaptações, ele seria de grande importância para a humanidade, pois podia expressar os sons de todas as línguas. Saber ler e escrever tornou-se acessível a um número maior de pessoas.

 

12)  Fale sobre a administração do Império Persa.

Para controlar um território tão grande e lidar com regiões muito distintas, com povos, religiões, hábitos e costumes diferentes, o imperador Dario I providenciou a construção de fortificações nas fronteiras do império e dividiu seu território em satrapias (regiões ou províncias), governadas por um sátrapa, que tinha certa autonomia. Nomeou também inspetores para percorrer e fiscalizar toda e qualquer situação e relata-la ao rei. O eficiente sistema de estradas ligava todas as regiões do império à capital persa, o que agilizava o envio de correspondências e relatórios ao rei.

 



Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 21/06/2021

Deveres referentes ao Capítulo 7 – Hebreus, fenícios e persas

Estudando e aprendendo

 

Atividades da página 115 do livro

 

1)    Qual é a origem geográfica dos povos estudados neste capítulo?

Os hebreus e fenícios pertencem aos povos semitas, originários da península Arábica. Já os persas são indo-europeus, originários das proximidades do mar Negro e do mar Cáspio.

 

2)   Que povos atuais descendem dos semitas?

São descendentes de povos semitas os atuais judeus e árabes.

 

3)   Cite a principal característica da religião dos hebreus e descreva o que foi o Êxodo para esse povo.

A principal característica da religião dos hebreus é o monoteísmo. O Êxodo representou a fuga dos hebreus do Egito em direção à Palestina, conduzidos por Moisés.

 

Número 5) Quais eram as principais atividades dos fenícios? Qual é a importância dessas atividades para os povos da Antiguidade?

A navegação, a construção de navios e o comércio. Essas atividades eram importantes porque permitiam as trocas comerciais e a comunicação entre as diversas civilizações mediterrâneas.

 



Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 07/06/2021

Dever referente ao Capítulo 6 – As civilizações da Mesopotâmia

Estudando e aprendendo

 

Atividades página 95 (Trabalhando com documentos)

 

1)    Sobe que acontecimentos trata esse trecho da Epopeia de Gilgamesh?

Nesse trecho do texto, Utnapishtim conta para Gilgamesh como sobreviveu ao dilúvio provocado pelos deuses.

 

2)   Que relação pode ser estabelecida entre o dilúvio e os rios Tigre e Eufrates, que banhavam a região da Mesopotâmia?

As águas dos rios Tigre e Eufrates, que banhavam a região da Mesopotâmia, inundavam as planícies com força. O relato do dilúvio pode ter sido inspirado nesses acontecimentos.

 

3)   Você conhece outro texto que fala sobre o mito do dilúvio? Qual?

Resposta pessoal. Pode ser citado a história do dilúvio relacionado à construção da Arca de Noé, narrada na Bíblia.

 

4)   Quais são as semelhanças entre os dois textos?

Resposta pessoal. Pode ser citado a narrativa bíblica; em ambos, o dilúvio ocorre por vontade divina e uma pessoa escolhida é avisada sobre esses acontecimentos – Utnapishtim no mito mesopotâmico e Noé no mito judaico. Nas duas histórias, eles são orientados a construir um barco e abrigar animais, até que o dilúvio termine.




GABARITOS MÊS DE MAIO/2021


Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – 24/05/2021

Deveres referentes ao Capítulo 6 – As civilizações da Mesopotâmia

Estudando e aprendendo

 

Atividades página 98

 

1) A principal semelhança são as cheias dos rios Tigre, Eufrates e Nilo, que fertilizavam as terras próximas, facilitando a agricultura. Isso permitiu o aumento das populações locais, impulsionando o surgimento das cidades e o desenvolvimento das civilizações e impérios. O comércio também foi favorecido, pois os rios permitiam a navegação por longas distâncias.

 

2) A Mesopotâmia, diferentemente do Egito (que era protegido por um deserto), não possuía proteções naturais em suas fronteiras, o que facilitava o acesso de vários povos à região. Além disso, era rota de travessia para a Ásia, o que intensificava o tráfego de diferentes povos pela região.

 

4) a) Conselho dos notáveis e assembleia.

b) O conselho dos notáveis era formado pelos mais poderosos membros locais. A assembleia era constituída por homens livres que correspondiam aos antigos líderes tribais.

c) Governar, administrar, indicar lideranças, e elaborar leis.



Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – dia 11/05/2021

Deveres referentes ao Capítulo 5 – África: diversidade de povos e reinos

Estudando e aprendendo

 

 

*Atividades da página 83


1)    Que tipo de histórias ele contaria para você e sua comunidade?

 

Resposta pessoal. É possível que os griôs contassem histórias sobre as tradições e cultura do seu povo.

 

2)   Na sua opinião, como os griôs memorizavam essas histórias?

 

Resposta pessoal. É possível perceber que na ausência de elementos que permitissem registrar essas histórias, elas eram guardadas na memória dos membros mais antigos da comunidade e passadas de geração em geração.


3)   E como seria se você tivesse que guardar todas as informações somente na sua memória?


Resposta pessoal. Com o uso da tecnologia, pode-se, talvez, gerar uma dificuldade em guardar histórias na memória.

 

4)   Você se lembra de alguma história sobre a origem de seus ancestrais e as tradições da sua família?

 

Resposta pessoal. É possível se lembrar de histórias contadas pelos familiares quando eram mais novos.




 

Centro Educacional Saber é Viver

História – Professora Cíntia – 6°ano – dia 03/05/2021

Deveres referentes ao Capítulo 4 – A antiga civilização egípcia

Estudando e aprendendo

 

 

*Atividades da página 75

 

7) a) De maneira geral, como se apresenta a questão do analfabetismo no Brasil atual?

 

O Brasil ainda possui uma grande quantidade de analfabetos: 11,5 milhões de brasileiros não sabem ler nem escrever.

 

b) Em sua opinião, é importante saber ler e escrever hoje? Justifique.

 

Resposta pessoal. É importante compreender que, por meio da leitura, tomamos contato com informações importantes a respeito de nossa sociedade e cultura; podemos também expressar o que pensamos e nos comunicar com as pessoas por e-mails, redes sociais, telefones celulares, cartas, etc.

 

c) Você acredita que nossa sociedade valoriza os indivíduos que dominam a escrita e a leitura? Por quê?

 

Resposta pessoal. O objetivo é discutir o valor do domínio da escrita e da leitura na sociedade brasileira atual e refletir sobre como isso se manifesta.

 

 


GABARITOS MÊS DE ABRIL/2021






GABARITOS MÊS DE MARÇO/2021








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