Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 25/08/2021
Estudando e Aprendendo
1- As expressões
"adiantar" e "atrasar" o relógio referem-se à adaptação de
horário em razão da diferença de fuso horário entre as duas localidades, no
caso do texto, Carneirinho MG e Paranaíba MS
2- Sim. A Confusão pode
ocorrer no estado do Amazonas, local que possui dois fusos horários: -5 e -4 em
relação ao Meridiano de Greenwich.
3- Essa situação pode ocorrer entre os estados do Tocantins e Mato Groso, Goiás e Mato Grosso, Pará e Amazonas e Rondônia e Acre.
Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 23/08/2021
Estudando e Aprendendo
Partindo dos pontos pedidos, insira setas nas direções corretas de destinos. Depois veja qual o horário do seu destino.
Olhe no Atlas e diga o nome dos países, ou oceanos, ou continentes das respectivas letras. COPIE NO CADERNO.
Todos os pontos de partida são 20 horas.
Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 18/08/2021
Estudando e Aprendendo
Partindo dos pontos pedidos, insira setas nas direções
corretas de destinos. Depois veja qual o horário do seu destino.
Olhe no Atlas e diga o nome dos países, ou oceanos, ou continentes das respectivas
letras. COPIE NO CADERNO.
Todos os pontos de partida são 10 horas da manhã.
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Revisão para o teste de Geografia – 6º ano – 2º
Bimestre de 2021
Nome:_________________________________
Data:_________________
Capítulo 2- Localização
1- Como podemos nos localizar com precisão? Página 37
Para nos localizar com precisão em qualquer local ou
ponto da superfície terrestre, devemos usar
as coordenadas geográficas.
2- O que são as linhas imaginárias que estão no mapa? Página 37
Os meridianos e os paralelos são as linhas
imaginárias que cruzam o planeta.
3- O que são coordenadas geográficas? Página 38
As linhas imaginárias são chamadas de coordenadas
geográficas ( os paralelos e os meridianos)
4- Explique o que são os paralelos e os meridianos: página 38 e 39
Paralelos- são linhas paralelas à linha do equador
que circulam a Terra. ( linhas horizontais).
Meridianos – Os meridianos são linhas imaginárias
semicirculares, isto é, linhas de 180º. Eles ligam o polo norte ao polo sul e
cruzam os paralelos. ( linhas verticais)
5- Qual é o paralelo principal e qual o meridiano principal? Página 39 e
40
O paralelo principal é a linha do Equador.
O Meridiano principal é o de Greenwich.
6- Explique: Página 40
Latitude: é a distância medida em graus (0º a
90º), que vai da linha do equador a qualquer ponto da superfície da Terra. Norte ou Sul.
Longitude: é a distância medida em graus (0º a
180º) que vai do meridiano de Greenwich até um ponto qualquer da Terra. Leste ou oeste
7- O que é o Sistema de
Posicionamento Global ou GPS? Como o utilizamos no nosso dia a dia? Página 42.
Instrumento de localização, orientação e navegação baseado
em informações transmitidas por satélites artificiais. Nós o utilizamos no dia
a dia através dos celulares ou aparelhos de GPS para nos localizar melhor durante nossos trajetos.
Estude os textos das páginas 46 e 47.
Capítulo 3- Representações do espaço geográfico
1- O que são mapas? Página 49
O mapa é uma representação em escala reduzida de um
lugar qualquer em um plano, como uma folha de papel.
2- Qual a importância dos mapas para a Geografia? Página 49
O mapa é indispensável à Geografia, apresentando
além de localização e orientação, fenômenos naturais ou humanos do espaço geográfico.
3- Quais as perspectivas do mapa? Página 51
Perspectivas: de frente, de lado e do alto.
4- Qual a perspectiva ideal para elaborar um mapa? Página 51
Os mapas sempre são feitos da perspectiva
vertical, isto é, como se área mapeada
fosse vista do alto ( de cima para baixo).
5- Defina os elementos do mapa: Página 53
a)Título: é de que se se trata o mapa, é o nome
do mapa.
b)Fonte: quem fornece as informações para elaboração
de uma representação espacial.
c) Legenda: se refere às convenções
cartográficas, são as cores, os símbolos.
d) Escala: Quantas vezes o mapa foi reduzido para
caber em uma folha ou um plano.
e) Convenções cartográficas: O significado dos
símbolos que estão nos mapas, geralmente utilizados em todos os países.
f) Orientação: é o indicador de direção,
geralmente a rosa dos ventos, ou uma indicação apontando para o Norte.
6- Tipos de mapas. Defina cada um deles: Página 60 e 61
a) Mapa político: Representa as divisões territoriais do local mapeado,
indicando as fronteiras entre países, estados e municípios.
b) Mapa histórico: Representa fenômenos e acontecimentos do passado, representa acontecimentos
importantes de determinadas épocas.
c) Mapa Temático: É um mapa com tema específico
como exemplo; Mapa de rodovias do Brasil; Mapa do COVID no mundo.
d) Mapa Físico: Representa as características
físicas do lugar retratada, aspectos
da natureza: relevo, altitude.
7 – Para que servem os mapas? Página 62
Para observarmos a distribuição dos recursos sobre a superfície
terrestre, como para vermos e observarmos de forma mais direta alguns fenômenos
que ocorrem no planeta e nas sociedades. “Os mapas nos contam histórias”.
8- Defina o que é globo terrestre.
Representação cartográfica mais fiel do planeta
Terra.
Estude os textos das páginas 46 e 47.
Bons estudos!
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 14/06/2021
Estudando e Aprendendo
Geolink da página 63-
1- O globo terrestre é esférico e o planisfério é plano. Em países como
a Rússia observamos isso
Com mais precisão por ter um território imenso.
2- Brasília até Londres – 8,975 km
Nova York a Moscou – 7,241 km
No mapa em centímetros – Brasília até Londres – 6,8 cm
Nova York a Moscou – 8,5 cm
3- É passar pelo Oceano Pacífico.
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 07/06/2021
Estudando e Aprendendo
Correção da página 55-
1- a) Os estados que possuem ferrovias e rodovias são: Rio
Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de janeiro, Espírito
Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins,
Maranhão, Pará, Amapá, Ceará, Rio grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe,
Alagoas e Bahia.
b) Partindo de Palmas, pode-se ir pela rodovia que seguem
para os pontos cardeais a leste, e ponto colateral- nordeste.
c) Podemos concluir que no Brasil temos mais rodovias.
Observando o mapa, vemos que há mais linhas vermelhas que representam as
rodovias do que linhas pretas que representam as ferrovias.
2- a) Os símbolos são: portos e rios navegáveis.
b) Os símbolos são: aeroportos internacionais, cidades
principais, capitais do país e cidades secundárias.
c) Os símbolos são:
referentes às altitudes do terreno e aos picos.
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 26/05/2021
Estudando e Aprendendo
Página 52-
1- Observo a escola do ponto vista A- de frente. Não, o ponto de vista mais indicado para produzir um mapa é o ponto de vista C- visto de cima.
2- Partindo do Congresso Nacional – percorro o Eixo Monumental na direção Oeste, tomando o Eixo Rodoviário Sul até o Aeroporto. Ao chegar ao seu destino, ele terá se deslocado na direção sudoeste em relação ao ponto de partida.
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Gabarito da atividade corrigida no dia 24/05/2021
Estudando e Aprendendo
Página 48-
1- O globo é a representação mais fiel ao formato do planeta. possui a forma esférica, que se assemelha ao formato real da Terra.
2- A representação corresponde a um mapa-múndi ou planisfério. Ele não é adequado para para fornecer a informação sobre residências, pois ele retrata os países do planeta.
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 12/05/2021
Estudando e Aprendendo
A – 50º N 100º O –
Canadá
B – 40º N 80º L – China
C – 20º S 40º O –
Brasil
D – 10º S 20º L - Angola
E – 30º S 140º L – Austrália F - 0º
- 60º O – Brasil
G – 60º N 140º L –
Rússia
H – 70º N 140º O – Canadá
I – 60º N 60º L –
Rússia
J – 0º 80º S – Antártida
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Gabarito da atividade corrigida no dia 05/05/2021
Estudando e Aprendendo
Correção da atividade
1- Homem - 80º N 40º O _ Groenlândia
2- Gato – 40º N 120º O
- EUA
3- Sol – 20º S 60º O -Brasil
4- Cachorro – 60º N 40º
L – Rússia
5- Zebra – 20º S 20º L –
Namíbia
6- Panda - 40º N 100º L - China
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 03/05/2021
Estudando e Aprendendo
Texto complementar -Linha do Equador está no lugar errado
a) O que há
em comum entre o texto e as imagens?
O que há de
comum entre o texto e a imagem é a demarcação da linha do equador.
b) Qual é a
sua opinião sobre a atitude da guia turística de omitir a verdade sobre a
posição da linha do equador?
Que a guia não
queria frustrar os turistas que estavam visitando o monumento e que o fato de
pesquisas mais recentes terem identificado o erro na localização no ponto
turístico não viabiliza sua visitação.
c) No Brasil
também há uma capital cortada pela linha do equador: Macapá (Amapá). Mas o
turismo em Macapá é bastante inferior ao do monumento equatoriano. Você acha
que Macapá também deveria investir no turismo? Justifique sua resposta.
Sim. Seria
interessante investir no turismo no Amapá a partir do dado que a cidade é
cortada pela linha do equador. Geraria muitos empregos e incentivaria o turismo
nacional.
Tarefa de
casa número 3 da página 46.
Sistema
Glonass se torna obrigatório na Rússia
a) O Sistema Glonass possibilitará o
fornecimento da localização, da hora e da velocidade dos objetos em possíveis
colisões, o que facilitará o trabalho de investigação policial.
b) Em razão da obrigatoriedade de os novos carros saírem das
fábricas já portando o novo dispositivo de posicionamento global, o que
acarretaria um enorme custo para as fábricas.
c) No Brasil seria conveniente ter um sistema semelhante para facilitar a vida,
principalmente dos profissionais. Mas fica a pergunta se deveria ser investido
tanto dinheiro enquanto a saúde, educação e infraestrutura, etc., estão com
tantos problemas.
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Gabarito da atividade corrigida no dia 28/04/2021
Estudando e Aprendendo
Sobre o texto complementar- Erros no GPS ocorrem porque as cidades estão vivas
a) Alguns dizem que, ao utilizar o GPS, as
pessoas, especialmente os motoristas, ficam mais acomodadas e não sabem ir
sozinhas a vários lugares ou se localizar corretamente na cidade. Você concorda
com essa afirmação? Por quê?
Não. Porque o GPS nos ajuda a
aprender a nos localizar com mais facilidade, aprendendo caminhos e, se não
tivermos o GPS podemos pedir informações.
b) Por que nos mapas digitais utilizados nos
GPS há muitos erros?
Pois as cidades são organismos vivos, ou seja, elas estão constantemente
mudando.
c) O que você entende pela expressão “as cidades estão vivas”?
As cidades mudam constantemente, são dinâmicas.
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 26/04/2021
Estudando e Aprendendo
Página 41-
1- a) Amapá e Roraima.
b) Estado Acre e a
capital é Rio Branco.
c) Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
2- a) Austrália.
b) Brasil.
Página 42-
1- Ponto de referência- A Igreja de Santa Rita, o ponto de
táxi e os prédios amarelos.
2- Juiz de Fora é uma cidade de porte médio,
localizada à 21°41`20``
de latitude Sul e 43°20`40`` de longitude Oeste,
Juiz de Fora –
Latitude = 21º S
Longitude= 43º O
Escola -Rua Mucio Vieira, nº
40 – Bonfim – juiz de Fora
21º, 73’ S 43º, 34’O
Página 43-
1- Os satélites ajudaram os navios dos EUA para que pudessem
calcular sua localização com precisão.
2- Para saber com extrema precisão áreas onde ocorre erosão,
urbanização e destruição de mata natural.
3- Uso militar – computador, internet, forno de micro-ondas,
comida enlatada, entre outros.
4- Sistema Glonass, desenvolvido pela Rússia.
O Galileo – desenvolvido pela União Europeia.
BeiDou – desenvolvida pela China.
Página 44-
1- Que é uma
tecnologia ainda experimental e que existe perigo de colisões, atropelamentos,
etc. Para que os automóveis autônomos se tornem operacionais, é preciso haver o
aperfeiçoamento de sensores e mapas digitais. Outros fatores, como o
comportamento dos motoristas dos demais veículos e dos pedestres, devem ser levados em conta.
2- Resposta pessoal
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 12/04/2021
Estudando e Aprendendo
Página 36-
1- Sim, já vi nos pontos de ônibus da Avenida Rio Branco.
As pessoas costumem consultar mas, muitos nem olham para eles.
2- Sim. São importantes para nossa localização, para saber o número do ônibus que preciso "entrar" para chegar no lugar correto.
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Geografia-
Professora Simone – 6° ano
Gabarito
da atividade revisional para Avaliação do dia 05/04/2021
Estudando
e Aprendendo
Introdução-
1- O que
é espaço geográfico?
É o objeto de estudo da Geografia. Espaço
geográfico é onde nós, seres humanos, vivemos – a superfície terrestre. No
espaço geográfico há elementos naturais e culturais.
2- O que
é paisagem?
Paisagem
é a expressão concreta do espaço geográfico e pode ser apreendida pelos nossos
sentidos. Paisagem é tudo aquilo que se vê. Paisagens podem ser classificadas
em naturais e culturais.
3-
Explique o que é o tempo da natureza e tempo da sociedade?
Tempo da
natureza ou geológico é o tempo de formação dos elementos naturais que pode
levar milhares, milhões e até bilhões de anos.
Tempo da
sociedade ou histórico é o tempo das transformações humanas que podem ser
contadas em milênios, séculos e décadas.
4- Como o
espaço geográfico pode ser transformado?
O espaço
geográfico se transforma, notamos através das paisagens que vão se modificando.
A natureza transforma as paisagens através da erosão, ocasionada pelo vento,
água, chuva entre outros. O homem
transforma a paisagem através do trabalho humano ou ação humana que modifica de
forma rápida.
Estude a
atividade das páginas 14 e 17.
Capítulo 1- Orientação
1- Por
que para os seres humanos a orientação no espaço geográfico é muito importante?
Desde os
primórdios da humanidade, a orientação no espaço é essencial para a manutenção
e para o desenvolvimento dos agrupamentos humanos. Conhecer o espaço onde se
vive e saber qual o caminho tomar para chegar a determinado lugar ou retornar
em segurança são fundamentais para sobrevivência humana.
2- O que
é ponto de referência? Para que utilizamos?
Ponto de
referência são orientações de localização para chegar a um determinado lugar de
forma mais fácil e acertada. O Sol e as estrelas são os pontos de referência
mais antigos.
3- Defina
convenções?
Convenção
é o conjunto de usos e costumes estabelecidos ou aceitos pelos indivíduos de
determinado grupo.
4- Qual o
formato da Terra?
Tem o
formato arredondado e ligeiramente achatado nos polos.
5-
Defina:
a) Polos
– São as extremidades do planeta, temos o polo norte e o polo sul
b)
Hemisférios – A palavra hemisfério significa metade de uma esfera. Significa a
subdivisão de planeta em metades através
de linhas imaginárias.
c) Linha
do Equador – Linha ou círculo imaginário ao redor da parte mais larga do
planeta.
6- Por
que se convencionou que o Norte fica acima do Sul?
Foi
convencionado que, nos mapas, o Norte fica acima do Sul pois quem elaborou os
primeiros mapas do mundo com os
continentes foram os europeus. Por isso a Europa é representada na
centralidade.
7-
Explique os termos “nascer e pôr do Sol”. Por que usamos esses termos?
Nascer do
Sol é quando ela aparece ou surge no horizonte pela manhã e, pôr do Sol é
quando o Sol desaparece no fim da tarde. Usamos esses termos porque povos
antigos acreditavam que um novo Sol nascia a cada dia, enquanto, ao entardecer
ele ia morrendo lentamente.
8- Por
que o Leste é o primeiro ponto cardeal conhecido pelo ser humano?
Leste (
oriente ou nascente) é o primeiro ponto cardeal pois é onde o Sol surge todas
as manhãs.
9- O que são pontos cardeais? Por
que são importantes?
Pontos principais de orientação.
Porque através deles nos orientamos no espaço geográfico.
10- Defina:
a) Rosa dos ventos: Figura
encontrada em mapas e cartas utilizadas por navegadores que mostra as direções
de orientação. Ela indica quais são as direções cardeais, colaterais e
subcolaterais.
b) Bússola: Instrumento antigo de
orientação que foi inventada pelos chineses
11- Qual a relação entre os nomes
das direções cardeais e os nomes das direções colaterais?
A relação entre o nomes é que
através da junção dos pontos cardeais formam-se os nomes dos pontos colaterais.
12- Anote os pontos cardeais,
colaterais e subcolaterais na rosa dos ventos abaixo:
13- Observe a representação do
centro de Juiz de Fora a seguir faça o que se pede;
Desenhe uma rosa dos ventos na
letra A e, responda:
Em que direção preciso seguir para chegar:
a) Avenida Barão do Rio Branco; OESTE
b) Rua São Sebastião; NORTE
c) Avenida Itamar Franco; SUDESTE
d) Avenida Francisco Bernardino; NORDESTE
e) Supermercado mais próximo;
NOROESTE
f) Rua Halfeld; LESTE
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 22/03/2021
Estudando e Aprendendo
Página 33-
1- Astrolábio - foi usado para medir a altura dos astros acima do horizonte e determinar a posição dos astros no céu durante a noite.
Balhestilha - apareceu após o astrolábio e era um instrumento utilizado para medir a latitude, à noite, pela observação das estrelas.
Bússola - é um instrumento de orientação importante para a identificação da direção norte.
Cartas de navegação - são mapas que, como o nome diz, se destinam ao uso na navegação.
2- a) A localização a partir do movimento do nascente e poente do Sol, ou pela constelação da Ursa Menor, na qual se encontra a estrela Polar: ao passo que no hemisfério Sul, é possível localizar pela constelação do cruzeiro do Sul.
b) A atração que é exercida sobre a agulha imantada da bússola pelos polos magnéticos da Terra. Essa força independe da posição da bússola na superfície terrestre e fará com que ela indique a direção norte magnética e, por aproximação, a geográfica.
c) Resposta Pessoal.
Página 34-
1- À medida que se aproxima da Ásia, o norte magnético se aproxima do norte geográfico.
2- Passo Público - Norte
Unidade de saúde - Sudeste
Restaurante Popular - Sudoeste
Centro de Esporte e Lazer- Sudoeste
CREAS- Leste
Liceu de Ofício - Noroeste
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Gabarito da atividade corrigida no dia 15/03/2021
Estudando e Aprendendo
Página 35-
1- a) Mafalda concluiu, após ver sua localização no globo terrestre, que as pessoas residentes no hemisfério sul vivem de cabeça para baixo. Essa conclusão da Mafalda é equivocada.
b) Mafalda acha que está de cabeça para baixo porque vive no hemisfério sul.
c) A forma como Mafalda posiciona o globo para fazer sua leitura não está incorreta, pois o estabelecimento do hemisfério norte situado acima do sul é apenas uma convenção.
2- O comentário de Mafalda denota uma superioridade dos países desenvolvidos em razão de sua posição no hemisfério norte.
3- Na aula de hoje, todos tiveram a oportunidade de conhecer e ver como funcionam os programas Google Maps e Google Earth.
a) A primeira representação é a do Planeta Terra.
b) Pesquisa pessoal.
c) O programa apresenta uma imagem nova, com uma escala maior ( ampliação da imagem) que possibilita o reconhecimento de pontos de referência da sua cidade, do seu bairro, da sua rua.
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 10/03/2021
Estudando e Aprendendo
Página
27-
1- Porque assim o planeta poderia ser dividido igualmente em
dois hemisférios, o norte e o sul.
2-
Nesse período histórico, os navegadores atravessaram os
oceanos Atlântico e Pacífico, chegaram a continentes até então desconhecidos e
voltaram à Europa com informações desses locais.
3-
Nos mapas, costuma-se representar o norte “acima” do sul,
isto é, na parte superior do mapa, mas trata-se apenas de uma tradição, um costume.
4- Sim, ele está correto, porque ao elaborar um planisfério é possível escolher quais continentes ou países aparecerão no centro de representação.
5-
A)O Hecateu de Mileto não representa os territórios da
Oceania e da América, e na representação
de Abraham Ortelius os continentes estão representados mesmo que seus
territórios não apresentem a dimensão correta.
B)
É o mapa de Hecateu de
Mileto, do século V a. C.
Página 29-
1
– Desnorteado significa desorientado, “sem norte”, ou seja,
sem um ponto de referência de localização.
2-
Os nomes e as siglas das direções colaterais derivam da
junção dos nomes das direções cardeais.
3-
a) Resposta pessoal.
4-
Porque é o ponto em que o Sol “nasce” ou aparece no
horizonte todas as manhãs. Esse astro, pela sua enorme importância sempre foi o
que mais chamou a atenção dos seres humanos.
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Geografia – Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 03/03/2021
Estudando e Aprendendo
1- Leia o texto e faça o que se pede:
A paisagem é o resultado de uma construção histórica ao
longo do tempo.
O Rio
de ontem e de hoje
a) O narrador faz
uma descrição da paisagem. Que elementos do espaço ele usa?
Livraria,
confeitaria, bancos, financeiras, agências de loteria esportiva, ruas.
b) Quais foram as
transformações que a paisagem do Rio de Janeiro sofreu, segundo dona Irene? O
que mudou? Cite trechos do texto que justifiquem sua resposta.
Ali era livraria...
Cadê a confeitaria...
Muitas
coisas mudaram – Era outro Rio...
Parava
diante das vitrinas ...
c) Na sua opinião,
por que essas transformações ocorreram?
Estas transformações
ocorreram por causa da ação humana que precisa atender necessidades: para seu
conforto.
d) Você já teve a
experiência de retornar a um lugar que conhecia e sentir que está diferente?
Conte como foi.
Resposta pessoal.
2- Leia o texto e faça o que se pede:
A origem da palavra orientação
1-Resolva as atividades:
a) Por que o primeiro ponto de orientação espacial
criado pelos seres humanos foi o Leste e não outro?
Porque tomam como base o ponto em que o
Sol surge pela manhã, o Leste.
b) Explique o que significa orientação espacial?
Formas de orientação em que a humanidade
tem como base o ponto de referência o Sol e todos os outros pontos cardeais.
c) Por que é tão importante, para os seres humanos, a orientação dentro do espaço geográfico?
É uma forma do indivíduo ( ser humano)
direcionar-se dentro do espaço geográfico.
2- Preencha as lacunas: página 24
a) Nossos antepassados usavam o Sol e as estrelas como referência de localização.
b) A terra tem a forma arredondada e ligeiramente
achatada nos polos. Um deles é chamado de
Norte e o outro, de Sul.
c) Os estudiosos traçaram um círculo imaginário entre os polos. Ele é chamado de Linha do Equador e divide o planeta de dois hemisférios.
3- Na rosa dos ventos abaixo nomeie os pontos
cardeais, colaterais e subcolaterais.
Página 28
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Geografia
– Professora Simone – 6° Ano
Gabarito da atividade corrigida no dia 24/02/2021
Estudando
e Aprendendo
Atividades do livro da página 17- do
número 1 ao 4.
1- Observamos que
houve uma transformação da paisagem, principalmente o desaparecimento dos
elementos naturais para dar lugar aos elementos culturais, ação humana.
2- O passado remoto
demonstrado pelo artista, revela o predomínio dos elementos naturais.
3- Nota-se que as
modificações com o passar do tempo são muitas, principalmente pela ação humano.
Os elementos naturais desaparecem dando lugar a casas, ferrovias, estradas,
calçadas, postes de iluminação , etc.
4- Resposta pessoal.
Geolink da página 23-
1- O Sol para a
cultura indígena, é como uma força espiritual, uma espécie de divindade que
regula a vida na Terra.
2- a) O ara pyau
corresponde às estações da primavera e do verão, enquanto o ara ymã corresponde
ao inverno e ao outono.
b) Na nossa cidade
podemos observar que há períodos mais quentes ou mais frios que outro.
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Geografia – Professora Simone – 6° ano
Gabarito da atividade do dia 22/02/2020
Estudando e Aprendendo
Tarefa para o dia 22/02/2021. Tarefa foi entregue e corrigida individualmente.
Recorte e cole 3 imagens de paisagens com elementos naturais e
3 imagens de paisagens com elementos culturais (também podem ser chamados de sociais).
Recorte e cole em seu caderno tendo o cuidado de copiar o cabeçalho com a data de entrega.
Atividade realizada na aula 1- Observe as imagens e para cada
uma delas diga se há elementos naturais ou culturais, se podemos contar o tempo
como da natureza ou da sociedade ( tempo da natureza ou tempo do homem).
Respostas:
1- Elemento natural, elemento
cultural. Tempo: natureza e do homem.
2- Elemento natural e cultural.
Tempo: natureza e do homem.
3- Elemento natural e cultural.
Tempo : natureza e do homem.
4- Elemento natural. Tempo da
natureza.
5- Elemento natural. Tempo da
natureza.
6- Elemento natural. Tempo da
natureza.
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Gabarito da atividade do dia 08/02/2020
Estudando e Aprendendo
Página 11 do livro.
1- a) Estão representados peixes e aves.
b) O título refere-se ao ambiente que são encontrados os pássaros (céu) e os peixes ( água).
c) A ideia do artista é demonstrar uma interação e movimento entre os dois ambientes.
2- a) Água, céu, árvores, áreas verdes e etc.
b) Canoas, ponte, casa, na primeira imagem. Na segunda imagem: praça, prédios, calçadas, escultura de recicláveis.
c) A primeira imagem representa uma interação mais harmônica, já que na segunda imagem mostra um objeto de arte que critica a ação humana destrutiva.
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