Gabaritos Geografia

  






































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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 25/08/2021

Estudando e Aprendendo

1- As expressões "adiantar" e "atrasar" o relógio referem-se à adaptação de horário em razão da diferença de fuso horário entre as duas localidades, no caso do texto, Carneirinho MG e Paranaíba MS


2- Sim. A Confusão pode ocorrer no estado do Amazonas, local que possui dois fusos horários: -5 e -4 em relação ao Meridiano de Greenwich.


3- Essa situação pode ocorrer entre os estados do Tocantins e Mato Groso, Goiás e Mato Grosso, Pará e Amazonas e Rondônia e Acre.

 




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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 23/08/2021

Estudando e Aprendendo

Partindo dos pontos pedidos, insira setas nas direções corretas de destinos. Depois veja qual o horário do seu destino.

Olhe no Atlas e diga o nome dos países, ou  oceanos, ou continentes das respectivas letras. COPIE NO CADERNO.

Todos os pontos de partida são 20 horas.







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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 18/08/2021

Estudando e Aprendendo

Partindo dos pontos pedidos, insira setas nas direções corretas de destinos. Depois veja qual o horário do seu destino.

Olhe no Atlas e diga o nome dos países, ou  oceanos, ou continentes das respectivas letras. COPIE NO CADERNO.

Todos os pontos de partida são 10 horas da manhã. 

















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Revisão para o teste de Geografia – 6º ano – 2º Bimestre de 2021

Nome:_________________________________ Data:_________________

Capítulo 2- Localização

1- Como podemos nos localizar com precisão? Página 37

Para nos localizar com precisão em qualquer local ou ponto da superfície terrestre,  devemos usar as coordenadas geográficas.

2- O que são as linhas imaginárias que estão no mapa? Página 37

Os meridianos e os paralelos são as linhas imaginárias que cruzam o planeta.

3- O que são coordenadas geográficas? Página 38

As linhas imaginárias são chamadas de coordenadas geográficas ( os paralelos e os meridianos)

4- Explique o que são os paralelos e os meridianos: página 38 e 39

Paralelos- são linhas paralelas à linha do equador que circulam a Terra. ( linhas horizontais).

Meridianos – Os meridianos são linhas imaginárias semicirculares, isto é, linhas de 180º. Eles ligam o polo norte ao polo sul e cruzam os paralelos. ( linhas verticais)

 

5- Qual é o paralelo principal e qual o meridiano principal? Página 39 e 40

O paralelo principal é a linha do Equador.

O Meridiano principal é o de Greenwich.

6- Explique: Página 40

Latitude: é a distância medida em graus (0º a 90º), que vai da linha do equador a qualquer ponto da superfície da Terra. Norte ou Sul.

Longitude: é a distância medida em graus (0º a 180º) que vai do meridiano de Greenwich até um ponto qualquer da Terra. Leste ou oeste

 

 

7- O que é  o Sistema de Posicionamento Global ou GPS? Como o utilizamos no nosso dia a dia? Página 42.

Instrumento de localização, orientação e navegação baseado em informações transmitidas por satélites artificiais. Nós o utilizamos no dia a dia através dos celulares ou aparelhos de GPS para  nos localizar melhor durante nossos trajetos.

 

Estude os textos das páginas 46 e 47.

Capítulo 3- Representações do espaço geográfico

1- O que são mapas? Página 49

O mapa é uma representação em escala reduzida de um lugar qualquer em um plano, como uma folha de papel.

2- Qual a importância dos mapas para a Geografia? Página 49

O mapa é indispensável à Geografia, apresentando além de localização e orientação, fenômenos  naturais ou humanos do espaço geográfico.

3- Quais as perspectivas do mapa? Página 51

Perspectivas: de frente, de lado e do alto.

4- Qual a perspectiva ideal para elaborar um mapa? Página 51

Os mapas sempre são feitos da perspectiva vertical, isto é, como se área  mapeada fosse vista do alto ( de cima para baixo).

5- Defina os elementos do mapa: Página 53

a)Título: é de que se se trata o mapa, é o nome do mapa.

b)Fonte: quem fornece as informações para elaboração de uma representação espacial.

c) Legenda: se refere às convenções cartográficas, são as cores, os símbolos.

d) Escala: Quantas vezes o mapa foi reduzido para caber em uma folha ou um plano.

e) Convenções cartográficas: O significado dos símbolos que estão nos mapas, geralmente utilizados em todos os países.

f) Orientação: é o indicador de direção, geralmente a rosa dos ventos, ou uma indicação apontando para o Norte.

6- Tipos de mapas. Defina cada um deles: Página 60 e 61

a) Mapa político: Representa as  divisões territoriais do local mapeado, indicando as fronteiras entre países, estados e municípios.

b) Mapa histórico: Representa fenômenos  e acontecimentos do passado, representa acontecimentos importantes de determinadas épocas.

c) Mapa Temático: É um mapa com tema específico como exemplo; Mapa de rodovias do Brasil; Mapa do COVID no mundo.

d) Mapa Físico: Representa as características físicas  do lugar retratada, aspectos da natureza: relevo, altitude.

7 – Para que servem os mapas? Página 62

Para observarmos  a distribuição dos recursos sobre a superfície terrestre, como para vermos e observarmos de forma mais direta alguns fenômenos que ocorrem no planeta e nas sociedades. “Os mapas nos contam histórias”.

 

8- Defina o que é globo terrestre.  

Representação cartográfica mais fiel do planeta Terra.

 

Estude os textos das páginas 46 e 47.

 

Bons estudos!


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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 14/06/2021

Estudando e Aprendendo 

Geolink da página 63-

1- O globo terrestre é esférico e o planisfério é plano. Em países como a Rússia observamos isso

Com mais precisão por ter um território imenso.

2- Brasília até Londres – 8,975 km

Nova York a Moscou – 7,241 km

No mapa em centímetros – Brasília até Londres – 6,8 cm

Nova York a Moscou – 8,5 cm

3- É passar pelo Oceano Pacífico.



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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 07/06/2021

Estudando e Aprendendo 


Correção da página 55-

1- a) Os estados que possuem ferrovias e rodovias são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Maranhão, Pará, Amapá, Ceará, Rio grande do Norte, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas e Bahia.

b) Partindo de Palmas, pode-se ir pela rodovia que seguem para os pontos cardeais a leste, e ponto colateral- nordeste.

c) Podemos concluir que no Brasil temos mais rodovias. Observando o mapa, vemos que há mais linhas vermelhas que representam as rodovias do que linhas pretas que representam as ferrovias.

2- a) Os símbolos são: portos e rios navegáveis.

b) Os símbolos são: aeroportos internacionais, cidades principais, capitais do país e cidades secundárias.

c) Os símbolos são:  referentes às altitudes do terreno e aos picos.








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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 26/05/2021

Estudando e Aprendendo 

Página 52-

1- Observo a escola do ponto vista A- de frente. Não, o ponto de vista mais indicado para produzir um mapa é o ponto  de vista C- visto de cima.

2- Partindo do Congresso Nacional – percorro o Eixo Monumental na direção Oeste, tomando o  Eixo Rodoviário Sul até o Aeroporto. Ao chegar ao seu destino, ele terá se deslocado na direção sudoeste em relação ao ponto de partida.



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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 24/05/2021

Estudando e Aprendendo 

Página 48-

1- O globo é a representação mais fiel ao formato do planeta. possui a forma esférica, que se assemelha ao formato real da Terra.

2- A representação corresponde a um mapa-múndi ou planisfério. Ele não é adequado para para fornecer a informação sobre residências, pois ele retrata os países do planeta.



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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 19/05/2021

Estudando e Aprendendo 

Tarefa de casa- Desenhe no seu mapa cada imagem abaixo, encontrando as latitudes e longitudes determinadas. Diga qual é o país que encontrou.








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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 12/05/2021

Estudando e Aprendendo 


A – 50º N  100º O – Canadá                                      B – 40º N  80º L – China

C – 20º S  40º O – Brasil                                          D – 10º S  20º L -  Angola

E – 30º S 140º L – Austrália                                     F -  0º  -   60º O – Brasil

   G – 60º N  140º L – Rússia                                        H – 70º N  140º O – Canadá

I – 60º N  60º L – Rússia                                           J – 0º  80º S – Antártida

 



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Gabarito da atividade corrigida no dia 05/05/2021

Estudando e Aprendendo 


Correção da atividade

1- Homem - 80º N 40º O _ Groenlândia 

2- Gato – 40º N  120º O - EUA

3- Sol – 20º S 60º O  -Brasil

4- Cachorro – 60º N  40º L – Rússia

5- Zebra – 20º S  20º L – Namíbia

6- Panda -  40º N  100º L - China



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Gabarito da atividade corrigida no dia 03/05/2021

Estudando e Aprendendo 



 Texto complementar -Linha do Equador está no lugar errado

a) O que há em comum entre o texto e as imagens?

O que há de comum entre o texto e a imagem é a demarcação da linha do equador.

 

b) Qual é a sua opinião sobre a atitude da guia turística de omitir a verdade sobre a posição da linha do equador?

Que a guia não queria frustrar os turistas que estavam visitando o monumento e que o fato de pesquisas mais recentes terem identificado o erro na localização no ponto turístico não viabiliza sua visitação.

 

c) No Brasil também há uma capital cortada pela linha do equador: Macapá (Amapá). Mas o turismo em Macapá é bastante inferior ao do monumento equatoriano. Você acha que Macapá também deveria investir no turismo? Justifique sua resposta.

Sim. Seria interessante investir no turismo no Amapá a partir do dado que a cidade é cortada pela linha do equador. Geraria muitos empregos e incentivaria o turismo nacional.


Tarefa de casa número 3 da página 46.

Sistema Glonass se torna obrigatório na Rússia

a) O Sistema Glonass possibilitará o fornecimento da localização, da hora e da velocidade dos objetos em possíveis colisões, o que facilitará o trabalho de investigação policial.

b) Em razão da obrigatoriedade de os novos carros saírem das fábricas já portando o novo dispositivo de posicionamento global, o que acarretaria um enorme custo para as fábricas.

c) No Brasil seria conveniente ter um sistema  semelhante para facilitar a vida, principalmente dos profissionais. Mas fica a pergunta se deveria ser investido tanto dinheiro enquanto a saúde, educação e infraestrutura, etc., estão com tantos problemas.





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Gabarito da atividade corrigida no dia 28/04/2021

Estudando e Aprendendo 


Sobre o texto complementar- Erros no GPS ocorrem porque as cidades estão vivas

a) Alguns dizem que, ao utilizar o GPS, as pessoas, especialmente os motoristas, ficam mais acomodadas e não sabem ir sozinhas a vários lugares ou se localizar corretamente na cidade. Você concorda com essa afirmação? Por quê?

Não. Porque o GPS nos ajuda a aprender a nos localizar com mais facilidade, aprendendo caminhos e, se não tivermos o GPS podemos pedir informações.


b) Por que nos mapas digitais utilizados nos GPS há muitos erros?

Pois as cidades são organismos vivos, ou seja, elas estão constantemente mudando.


c) O que você entende pela expressão “as cidades estão vivas”?

As cidades mudam constantemente, são dinâmicas.




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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 26/04/2021

Estudando e Aprendendo 


Página 41-

1- a) Amapá e Roraima.

b) Estado Acre e  a capital é Rio Branco.

c) Mato Grosso do Sul, São Paulo  e Paraná.

 

2- a) Austrália.

b) Brasil.

 

Página 42-

1- Ponto de referência- A Igreja de Santa Rita, o ponto de táxi e os prédios amarelos.

 

2- Juiz de Fora é uma cidade de porte médio, localizada à 21°41`20`` de latitude Sul e 43°20`40`` de longitude Oeste,

Juiz de Fora – Latitude = 21º S

Longitude= 43º O

 

Escola -Rua Mucio Vieira, nº 40 – Bonfim – juiz de Fora

21º, 73’ S  43º, 34’O

 

Página 43-

1- Os satélites ajudaram os navios dos EUA para que pudessem calcular sua localização com precisão.

2- Para saber com extrema precisão áreas onde ocorre erosão, urbanização e destruição de mata natural.

3- Uso militar – computador, internet, forno de micro-ondas, comida enlatada, entre outros.

4- Sistema Glonass, desenvolvido pela Rússia.

O Galileo – desenvolvido pela União Europeia.

BeiDou – desenvolvida pela China.

 

Página 44-

1-  Que é uma tecnologia ainda experimental e que existe perigo de colisões, atropelamentos, etc. Para que os automóveis autônomos se tornem operacionais, é preciso haver o aperfeiçoamento de sensores e mapas digitais. Outros fatores, como o comportamento dos motoristas dos demais veículos e dos  pedestres, devem ser levados em conta.

2- Resposta pessoal




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Gabarito da atividade corrigida no dia 12/04/2021

Estudando e Aprendendo


Página 36-

1- Sim, já vi nos pontos de ônibus da Avenida Rio Branco.

As pessoas costumem consultar mas, muitos nem olham para eles.

2- Sim. São importantes para nossa localização, para saber o número do ônibus que preciso "entrar" para chegar no lugar correto.










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Geografia- Professora Simone – 6° ano

Gabarito da atividade revisional para Avaliação do dia 05/04/2021

Estudando e Aprendendo

 

Introdução-

1- O que é espaço geográfico?

É o objeto de estudo da Geografia. Espaço geográfico é onde nós, seres humanos, vivemos – a superfície terrestre. No espaço geográfico há elementos naturais e culturais.

2- O que é paisagem?

Paisagem é a expressão concreta do espaço geográfico e pode ser apreendida pelos nossos sentidos. Paisagem é tudo aquilo que se vê. Paisagens podem ser classificadas em naturais e culturais.

3- Explique o que é o tempo da natureza e tempo da sociedade?

Tempo da natureza ou geológico é o tempo de formação dos elementos naturais que pode levar milhares, milhões e até bilhões de anos.

Tempo da sociedade ou histórico é o tempo das transformações humanas que podem ser contadas em milênios, séculos e  décadas.

4- Como o espaço geográfico pode ser transformado?

O espaço geográfico se transforma, notamos através das paisagens que vão se modificando. A natureza transforma as paisagens através da erosão, ocasionada pelo vento, água, chuva entre outros.  O homem transforma a paisagem através do trabalho humano ou ação humana que modifica de forma rápida.

Estude a atividade das páginas 14 e 17.

Capítulo 1- Orientação

1- Por que para os seres humanos a orientação no espaço geográfico é muito importante?

Desde os primórdios da humanidade, a orientação no espaço é essencial para a manutenção e para o desenvolvimento dos agrupamentos humanos. Conhecer o espaço onde se vive e saber qual o caminho tomar para chegar a determinado lugar ou retornar em segurança são fundamentais para sobrevivência humana.

2- O que é ponto de referência? Para que utilizamos?

Ponto de referência são orientações de localização para chegar a um determinado lugar de forma mais fácil e acertada. O Sol e as estrelas são os pontos de referência mais antigos.

3- Defina convenções?

Convenção é o conjunto de usos e costumes estabelecidos ou aceitos pelos indivíduos de determinado grupo.

4- Qual o formato da Terra?

Tem o formato arredondado e ligeiramente achatado nos polos.

5- Defina:

a) Polos – São as extremidades do planeta, temos o polo norte e o polo sul

b) Hemisférios – A palavra hemisfério significa metade de uma esfera. Significa a subdivisão de planeta em metades  através de linhas imaginárias.

c) Linha do Equador – Linha ou círculo imaginário ao redor da parte mais larga do planeta.

6- Por que se convencionou que o Norte fica acima do Sul?

Foi convencionado que, nos mapas, o Norte fica acima do Sul pois quem elaborou os primeiros mapas  do mundo com os continentes foram os europeus. Por isso a Europa é representada na centralidade.

7- Explique os termos “nascer e pôr do Sol”. Por que usamos esses termos?

Nascer do Sol é quando ela aparece ou surge no horizonte pela manhã e, pôr do Sol é quando o Sol desaparece no fim da tarde. Usamos esses termos porque povos antigos acreditavam que um novo Sol nascia a cada dia, enquanto, ao entardecer ele ia morrendo lentamente.

 

8- Por que o Leste é o primeiro ponto cardeal conhecido pelo ser humano?

Leste ( oriente ou nascente) é o primeiro ponto cardeal pois é onde o Sol surge todas as manhãs.

9- O que são pontos cardeais? Por que são importantes?

Pontos principais de orientação. Porque através deles nos orientamos no espaço geográfico.

10- Defina:

a) Rosa dos ventos: Figura encontrada em mapas e cartas utilizadas por navegadores que mostra as direções de orientação. Ela indica quais são as direções cardeais, colaterais e subcolaterais.

b) Bússola: Instrumento antigo de orientação que foi inventada pelos chineses

11- Qual a relação entre os nomes das direções cardeais e os nomes das direções colaterais?  

A relação entre o nomes é que através da junção dos pontos cardeais formam-se os nomes dos pontos colaterais.

12- Anote os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais na rosa dos ventos abaixo:



13- Observe a representação do centro de Juiz de Fora a seguir faça o que se pede;

Desenhe uma rosa dos ventos na letra A  e, responda:




Em que direção preciso seguir para chegar:

a) Avenida Barão do Rio Branco; OESTE

b) Rua São Sebastião; NORTE

c) Avenida Itamar Franco; SUDESTE

d) Avenida Francisco Bernardino; NORDESTE

e) Supermercado mais próximo; NOROESTE

f) Rua Halfeld; LESTE

                                   Bons estudos!😍


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Geografia – Professora Simone – 6° Ano

Gabarito da atividade corrigida no dia 22/03/2021

Estudando e Aprendendo


Página 33-

1- Astrolábio - foi usado para medir a altura dos astros acima do horizonte e determinar a posição dos astros no céu durante a noite.

Balhestilha - apareceu após o astrolábio e era um instrumento utilizado para medir a latitude, à noite, pela observação das estrelas.

Bússola - é um instrumento de orientação importante para a identificação da direção norte.

Cartas de navegação - são mapas que, como o nome diz, se destinam ao uso na navegação.

2- a) A localização a partir do movimento do nascente e poente do Sol, ou pela constelação da Ursa Menor, na qual se encontra a estrela Polar: ao passo que no hemisfério Sul, é possível localizar pela constelação do cruzeiro do Sul.

b) A atração que é exercida sobre a agulha imantada da bússola pelos polos magnéticos da Terra. Essa força independe da posição da bússola na superfície terrestre e fará com que ela indique a direção norte magnética e, por aproximação, a geográfica.

c) Resposta Pessoal.

Página 34-

1- À medida que se aproxima da Ásia, o norte magnético se aproxima do norte geográfico.

2- Passo Público - Norte

Unidade de saúde - Sudeste

Restaurante Popular - Sudoeste

Centro de Esporte e Lazer- Sudoeste

CREAS- Leste

Liceu de Ofício - Noroeste



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Gabarito da atividade corrigida no dia 15/03/2021

Estudando e Aprendendo

Página 35-

1-  a) Mafalda concluiu, após ver sua localização no globo terrestre, que as pessoas residentes no hemisfério sul vivem de cabeça para baixo. Essa conclusão da Mafalda é equivocada. 

b) Mafalda acha que está de cabeça para baixo porque vive no hemisfério sul.

c) A forma como Mafalda posiciona o globo para fazer sua leitura não está incorreta, pois o estabelecimento do hemisfério norte situado acima do sul é apenas uma convenção.

2- O comentário de Mafalda denota uma superioridade dos países desenvolvidos em razão de sua posição no hemisfério norte.

3-  Na aula de hoje, todos tiveram a oportunidade de conhecer e ver como funcionam os programas Google Maps e Google Earth.

a) A primeira representação é a do Planeta Terra.

b)  Pesquisa pessoal.

c) O programa apresenta uma imagem nova, com uma escala maior ( ampliação da imagem) que possibilita o reconhecimento de pontos de referência da sua cidade, do seu bairro, da sua rua.



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Gabarito da atividade corrigida no dia 10/03/2021

Estudando e Aprendendo


Página 27-

1- Porque assim o planeta poderia ser dividido igualmente em dois hemisférios, o norte e o sul.

2- Nesse período histórico, os navegadores atravessaram os oceanos Atlântico e Pacífico, chegaram a continentes até então desconhecidos e voltaram à Europa com informações desses locais.

3- Nos mapas, costuma-se representar o norte “acima” do sul, isto é, na parte superior do mapa, mas trata-se apenas de uma tradição, um costume.

4- Sim, ele está correto, porque ao elaborar um planisfério é possível escolher quais continentes ou países aparecerão no centro de representação.

5- A)O Hecateu de Mileto não representa os territórios da Oceania e da América, e  na representação de Abraham Ortelius os continentes estão representados mesmo que seus territórios não apresentem a dimensão correta.

B) É o mapa de Hecateu de  Mileto, do século V a. C.

Página 29-

1 – Desnorteado significa desorientado, “sem norte”, ou seja, sem um ponto de referência de localização.

2- Os nomes e as siglas das direções colaterais derivam da junção dos nomes das direções cardeais.

3-  a) Resposta pessoal.

4- Porque é o ponto em que o Sol “nasce” ou aparece no horizonte todas as manhãs. Esse astro, pela sua enorme importância sempre foi o que mais chamou a atenção dos seres humanos.




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Gabarito da atividade corrigida no dia 03/03/2021

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1- Leia o texto e faça o que se pede:

A paisagem é o resultado de uma construção histórica ao longo do tempo.

O Rio de ontem e de hoje

a) O narrador faz uma descrição da paisagem. Que elementos do espaço ele usa?

Livraria, confeitaria, bancos, financeiras, agências de loteria esportiva, ruas.


b) Quais foram as transformações que a paisagem do Rio de Janeiro sofreu, segundo dona Irene? O que mudou? Cite trechos do texto que justifiquem sua resposta.

Ali era livraria... Cadê a confeitaria...

Muitas coisas mudaram – Era outro Rio...

Parava diante das vitrinas ...


c) Na sua opinião, por que essas transformações ocorreram?

Estas transformações ocorreram por causa da ação humana que precisa atender necessidades: para seu conforto.


d) Você já teve a experiência de retornar a um lugar que conhecia e sentir que está diferente? Conte como foi.

Resposta pessoal.


2- Leia o texto e faça o que se pede:

A origem da palavra orientação

1-Resolva as atividades:

a) Por que o primeiro ponto de orientação espacial criado pelos seres humanos foi o Leste e não outro?

Porque tomam como base o ponto em que o Sol surge pela manhã, o Leste.

b) Explique o que significa orientação espacial?

Formas de orientação em que a humanidade tem como base o ponto de referência o Sol e todos os outros pontos cardeais.

 c) Por que é tão importante, para os seres humanos, a orientação dentro do espaço geográfico?

É uma forma do indivíduo ( ser humano) direcionar-se dentro do espaço geográfico.


2- Preencha as lacunas: página 24

a) Nossos antepassados usavam o Sol e as estrelas como referência de localização.

b) A terra tem a forma arredondada e ligeiramente achatada nos polos. Um deles é chamado de Norte e o outro, de Sul.

 c) Os estudiosos traçaram um círculo imaginário entre os polos. Ele é chamado de Linha do Equador e divide o planeta de dois hemisférios.

3- Na rosa dos ventos abaixo nomeie os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais.

Página 28


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Gabarito da atividade corrigida no dia 24/02/2021

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Atividades do livro da página 17- do número 1 ao 4.

1- Observamos que houve uma transformação da paisagem, principalmente o desaparecimento dos elementos naturais para dar lugar aos elementos culturais, ação humana.

2- O passado remoto demonstrado pelo artista, revela o predomínio dos elementos naturais.

3- Nota-se que as modificações com o passar do tempo são muitas, principalmente pela ação humano. Os elementos naturais desaparecem dando lugar a casas, ferrovias, estradas, calçadas, postes de iluminação , etc.

4- Resposta pessoal.

Geolink da página 23-

1- O Sol para a cultura indígena, é como uma força espiritual, uma espécie de divindade que regula a vida na Terra.

2- a) O ara pyau corresponde às estações da primavera e do verão, enquanto o ara ymã corresponde ao inverno e ao outono.

b) Na nossa cidade podemos observar que há períodos mais quentes ou mais frios que outro.



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 Gabarito da atividade do dia 22/02/2020

Estudando e Aprendendo


Tarefa para o dia 22/02/2021.          Tarefa foi entregue e corrigida individualmente.  

Recorte e cole 3 imagens de paisagens com elementos naturais e 

3 imagens de paisagens com elementos culturais (também podem ser chamados de sociais).

Recorte e cole em seu caderno tendo o cuidado de copiar o cabeçalho com a data de entrega.

Atividade realizada na aula 1- Observe as imagens e para cada uma delas diga se há elementos naturais ou culturais, se podemos contar o tempo como da natureza ou da sociedade ( tempo da natureza ou tempo do homem).


Respostas:

1- Elemento natural, elemento cultural. Tempo: natureza e do homem.

2- Elemento natural e cultural. Tempo: natureza e do homem.

3- Elemento natural e cultural. Tempo : natureza e do homem.

4- Elemento natural. Tempo da natureza.

5- Elemento natural. Tempo da natureza.

6- Elemento natural. Tempo da natureza.




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 Gabarito da atividade do dia 08/02/2020

Estudando e Aprendendo


Página 11 do livro.


1- a) Estão representados peixes e aves.

b) O título refere-se ao ambiente que são encontrados os pássaros (céu) e os peixes ( água).

c) A ideia do artista é demonstrar uma interação e movimento entre os dois ambientes.

2- a) Água, céu, árvores, áreas verdes e etc.

b) Canoas, ponte, casa, na primeira imagem. Na segunda imagem: praça, prédios, calçadas, escultura de recicláveis.

c) A primeira imagem representa uma interação mais harmônica, já que na segunda imagem mostra um objeto de arte que critica a ação humana destrutiva.





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