Gabaritos Português

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 17/12/2021

Correção da página 255 (livro didático)

9- a)Ozzy terá de cumprir algumas tarefas.

b)1) Limpe, arrume, dê; 2) Ponha, jogue;3) Recolha, tire.

c)Trabalhar, lavar, tomar.

d)Limpar suas gavetas de cacarecos, arrumar a sua cama e dar um jeito no seu armário.

e)Tome toda a sopa de legumes!!

                         Correção das páginas 256 e 257 (livro didático)

1a. Espera-se que os alunos reflitam sobre a ironia contida na tira: o personagem Hagar faz um questionamento tão complexo, mas a resposta recebida é tão trivial que torna o questionamento banal.

1b-Em pergunta feita de forma direta, chamada interrogativa direta.

1c-Em frase afirmativa, que procura expor uma explicação para uma pergunta.

1d- Escreve-se por que em frases interrogativas, e porque, numa só palavra,em frase afirmativa que fornece uma explicação ou uma causa.

2a. Sugestão: Helga parece ter certeza de sua afirmação, pois não questiona o papel doméstico dado à mulher que é reproduzido em sua fala. A fi lha, no entanto, demonstra incerteza na expressão do rosto e isso pode ser sinal de discordância ou de estranhamento em relação à fala da mãe.

2b. Está grafada separadamente, em uma frase interrogativa.

2c-Há um acento circunflexo no que.

3- a)A palavra sim, pois responde a uma suposta pergunta anterior.

b)Sim, sei por que/por qual motivo estou em recuperação...

                      Correção das páginas 258 e 259 (livro didático)

1- a) porque  b)Por que  c)porquê   d)Por quê  e)por que   f)porquê

g)porque    h)por quê    i)por que    j)Por que   k)por quê    l)por que

2- Por que, porquê, porquê.

3- A) Resposta pessoal.

B) Por que não voa?

C) É porque não vale voar.

                                                                                                                                      _______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 15/12/2021

Correção da página 59 (caderno de atividades)

1- a) “Cubra caixas-d’água, tonéis e pneus.”

b) “Não deixe a dengue estragar o seu verão.”

c)Com o imperativo negativo:“Não deixe a dengue estragar o seu verão”.

d)Espera-se que os alunos percebam que reforçar a consequência negativa da não prevenção (estragar o verão) é um argumento mais forte do que convidar o leitor a ter uma atitude preventiva.

Correção da página 253 (livro didático)

4- Não, pois assim não há proximidade entre o eu e a marca.

5a. Em estabelecimentos comerciais (placa “Sorria…”); no trânsito (placas “Pare”, “Reduza…”, “Pedestre…”, “Use o cinto…”e “Não feche…”); em outdoors, murais de aviso, etc. (placas “Publique aqui” e “Não remova…”)

b) Sorria; publique; pare; aguarde; reduza;acenda; use.

c) (Não) remova; (não) feche.

                     Correção da página 254 (livro didático)

6- Resposta pessoal.

7-Possibilidade: Ele nos roubou, obrigando-nos a tomar uma atitude. Então, eu o perturbei (tirei sua estabilidade) e incomodei seus parceiros. Só assim venceremos essa dificuldade.

8- Indicando futuro: Não! Você vai desligar a TV e vai dormir.

Indicando possibilidade:Não! Você poderia desligar a TV e ir dormir.

Indicando ordem:Não! Desligue a TV e vá dormir.

_______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 14/12/2021

Correção das páginas 250,251,252 

Página 250

1- letra b.

2- É a palavra não, que está escrita com destaque.

                                        Página 251

1- Escorrer... Colocar...

2- Estão no futuro.

3- letra b.

Página 252

1- Resposta pessoal. Possibilidades: A: andar, sair, passear. B: arremessar, atirar, jogar. C: correr,saltar. D: jogar, driblar, chutar.

2- As respostas vão variar de acordo com a resposta à atividade 1.

3-  a)Onze.

b)Ação.

c)Viajar.

3d. No presente, concordando com a 1apessoa do singular (eu).

e)O pronome eu.

_____

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 10/12/2021

Correção da revisão 2(relativa à atividade avaliativa)

1) Defina o gênero textual artigo de opinião:

O artigo de opinião pode ser compreendido como um texto publicado em jornal, revista ou internet, que se objetiva a expressar a opinião do autor sobre algum determinado assunto, ou seja, é o tipo de texto que se destina a defender ideias. A intenção de um texto desse gênero é a defesa de ideias, e para tanto ele deve se construir a partir de três partes, sendo elas: apresentação, argumentação e conclusão. Enquanto a apresentação introduz o assunto a ser tratado, a argumentação reúne razões (provas/fatos) que sustentam, comprovam uma opinião, com o objetivo de convencer alguém a crer nela. Um argumento pode ser um exemplo, um dado estatístico, a citação de uma autoridade, fatos históricos, entre outros. Um argumento que rebate outro é chamado de contra-argumento. A conclusão de um artigo de opinião finaliza a defesa do ponto de vista abordado pelo autor. A linguagem de um artigo de opinião precisa ser clara, se adequando ao leitor a que se destina, para facilitar o desenvolvimento da argumentação e a compreensão do ponto de vista defendido.

2) Em relação às flexões verbais, quais são as pessoas do discurso e quais são as duas divisões de números que modificam os verbos?

Temos três pessoas do discurso, são elas: a primeira (eu/nós) que é quem fala, a segunda (tu/você/vós) que é com quem se fala e a terceira pessoa (ele-ela/eles-elas)m de quem se fala. Em termos de números, o verbo se flexiona entre singular e plural.

3) Defina os três modos verbais existentes no Português e exemplifique cada um:

Existem três modos verbais que se destacam na língua portuguesa, são eles: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O modo indicativo expressa certeza, aquilo que é certo, factual. O modo subjuntivo, por sua vez, expressa a possibilidade, aquilo que pode ou não acontecer, algo que ainda não é factual, mas possível. Por fim, o modo imperativo pode expressar ordem, pedido, conselho, súplica, desejo ou recomendação.

 4) Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.

“Ela joga futebol.” = verbo na 3ª pessoa do singular

a) Os alunos leram um texto sobre as queimadas da amazônia.

Verbo na 3ª pessoa do plural.

b) Muitas pessoas gostam de fogos de artifícios.

Verbo na 3ª pessoa do plural.

c) O filho pediu ao pai um Playstation 5.

Verbo na 3ª pessoa do singular.

d) Anna Júlia começou a praticar natação.

Verbo na 3ª pessoa do singular.

e) Provocaram um desmatamento terrível!

Verbo na 3ª pessoa do plural.

 5) Leia as orações abaixo e assinale A para as frases que possuem verbos no modo Indicativo, B para as frases que possuem verbos no modo Subjuntivo e C para as frases que possuem verbos no modo Imperativo.

(A) Cheguei atrasado ao encontro.

(C) Pare de falar bobagem.

(A) Está nevando hoje.

(B) Gostaria que nevasse hoje.

(A) Li todos os livros de romance da escola.

(B) Queria três meses de férias

(A) Faltam duas horas para que eu possa sair

(C) Saia dessa sala agora!

 6) Relacione os modos com as frases a seguir:

1. Modo indicativo

2. Modo subjuntivo

3. Modo imperativo

 (3) “Me ajude a distribuir esses bilhetes?”

(1) “Eu não vejo nenhuma solução para o problema!”

(2) “Se eu acertasse a questão, tudo seria diferente.”

 7) Indique abaixo o modo verbal empregado em cada frase:

a) Pare de contar piadinhas.

Modo imperativo.

b) Estava chovendo anteontem.

Modo indicativo.

c) Gostaria que chovesse amanhã.

Modo subjuntivo.

d) Li todos os mangás de Naruto.

Modo indicativo.

e) Estamos assistindo o jogo do Flamengo.

Modo indicativo.

8)      Observe a imagem abaixo e responda: os verbos convidasse e aceitaria estão,         respectivamente, em quais modos verbais?

a) “convidasse”:

Subjuntivo.

b) “aceitaria”:

Indicativo.

BOM TRABALHO!

_______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 08/12/2021

Correção da revisão 1(relativa à atividade avaliativa)

Centro Educacional Saber é Viver

Atividades Revisionais do dia 08/12/2021

 

1)  a) indicativo 

b) indicativo.

 c) indicativo 

d) subjuntivo 

e) imperativo 

f) imperativo 

g) indicativo 

h)indicativo

i) subjuntivo 

j) imperativo

2) Os Modos Verbais (indicativosubjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: ... Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite. Imperativo - exprime ordens, pedidos.

3) A( B ) 

b)  ( A )

c)( C )
d)( A )
e) ( C )
f) ( A )
g) ( B )
h) ( A )

4- a)Partindo da leitura da tirinha, o humor da tirinha consiste no fato do cimento ter secado rapidamente, deixando os personagens sem locomoção.

b)No segundo quadrinho, temos o verbo "poderia", que no contexto significa hipótese, dúvida.

BOM TRABALHO!

____

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 07/12/2021

CORREÇÃO DA PÁGINA: 241 (LIVRO DIDÁTICO)

Copiem as respostas no caderno. Bjos


1-a)Resposta pessoal.

b)Possibilidade: Os diferentes tamanhos de letra podem estar relacionados à ideia de multiatividades que se quer associar ao tênis.

2-a)A cor verde.

2b. Espera-se que os alunos observem que verde é a cor usada em detalhe do solado do tênis e no cadarço. Também é possível inferir que o tom do verde é chamativo e alegre, fazendo referência à alegria natural das crianças.

3-a) O futsal é um esporte que exige um tênis com resistência.

b)O bico/ponta do tênis. Porque é o ponto que sofre mais impacto (chutes na bola).

4- a)Não há frases explícitas que convidem o leitor a comprar.

b) Resposta pessoal.

5- a)O termo está ligado à flexibilidade.

b) Possibilidade: Exaltar a qualidade internacional do produto porque muitas pessoas se deixam levar pelas palavras em inglês, ligando o produto anunciado a produtos importados, à qualidade do que é de outro país.

______

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 03/12/2021

CORREÇÃO DAS PÁGINAS: 239 E 240 (LIVRO DIDÁTICO)

Copiem as respostas no caderno. Bjos

PÁGINA 239

6- NÃO HÁ APENAS UMA ALTERNATIVA CORRETA; PORTANTO, ACEITAR AS RESPOSTAS CUJA JUSTIfiCATIVA FOR PERTINENTE.

PÁGINA 240

COMPREENSÃO INICIAL

RESPONDA NO CADERNO ÀS SEGUINTES QUESTÕES.

1-RESPOSTA PESSOAL.

2- A)OS ALUNOS DEVEM CONSTATAR QUE A FUNÇÃO DE UM TÊNIS É SERVIR DE CALÇADO PARA PROTEGER OS PÉS.

B)- A PALAVRA É USADA PARA DAR IDEIA DE DIVERSAS AÇÕES.

-A IMAGEM APRESENTA O MENINO EM DIFERENTES POSIÇÕES, PRATICANDO DIVERSAS ATIVIDADES.

3 A) DIA-A DIA

B) CONFORTO.

4-AOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS.

5A. POSSIBILIDADE: SIM, PELAS CORES, PELO TAMANHO DO TÊNIS, PELAS FOTOS DO MESMO MENINO EM DIFERENTES AÇÕES E POSIÇÕES COMO SE ESTIVESSE SOBRE O TÊNIS.

5B – RESPOSTA PESSOAL


________

CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER

AULA DO DIA 01/12/2021

CORREÇÃO DA PÁGINA: 238 (LIVRO DIDÁTICO)

Copiem as respostas no caderno. Bjos


1-Resposta pessoal. Na primeira propaganda: Chico Buarque. Na segunda (da esquerda para a direita): Darlan Cunha, Chico Buarque, Tião Santos, Marília Pêra e Milton Nascimento.

2- Letras a, b.

3- 3a. Sugestão: a variação de cores e de expressão reveladas nas carinhas, muito parecidas com emoticons, atrai a atenção do leitor.

3b. O colorido e a disposição das imagens provavelmente foram empregados para mostrar que se trata de um apelo a diferentes pessoas de todos os povos.

3c. Nessa propaganda a expressão em inglês possivelmente faz referência ao slogan da campanha em outros países.

4. Sugestão: pretende-se transmitir a ideia de responsabilidade pelo excesso de lixo que nossa sociedade produz.

5. a) Ao leitor da revista em que o anúncio circulou, pressuposto pelo pronome você, oculto na frase, mas implícito pelo verbo.

b) “Seja você também catador por um dia”; “ajude a limpar sua cidade”; “Inscreva-se no site [...]”.

 _____

26/11/2021

ATIVIDADES DA PÁGINA 237





26/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINA 229



24/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 220-224



23/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 220-224





19/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 220-224






16/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 218-219




10/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 213-215





08/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 212-213





05/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINA 203




03/11/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 199-202





27/10/2021

ATIVIDADES, PÁGINA 198




22/10/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 196-197





20/10/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 192-195





06/10/2021

REVISÃO I







28/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 181-183





24/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 179-180



22/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 179-180






21/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 168-170



17/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 166-168





14/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 165-166





10/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 162-164




08/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 160-161




03/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 160-161





01/09/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 160-161



31/08/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 158-159




27/08/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 156-157



25/08/2021

OUTROS PRONOMES PESSOAIS, PÁGINA 155



24/08/2021

PRONOMES PESSOAIS, PÁGINAS 153-154



20/08/2021

PRONOMES PESSOAIS, PÁGINAS 153-154



18/08/2021

ATIVIDADES DA PÁGINA 152




17/08/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 148-151





11/08/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 144-146




10/08/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 144-146





04/08/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 143




14/07/2021

CADERNO DE ATIVIDADES, PÁGINAS 20-26









07/07/2021

GABARITO DA REVISÃO I







06/07/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 128-129




02/07/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 128-129





30/06/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 126-127




29/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 123-125




25/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 120-123





18/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 120-123





16/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINA 119



15/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 114 E 117





09/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINA 111




08/06/2021

ATIVIDADES, PÁGINA 110




01/06/2021

CADERNO DE ATIVIDADES PÁGINAS 17-19 + REVISÃO II







28/05/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 99-102 DO LIVRO





26/05/2021

CADERNO DE ATIVIDADES, PÁGINAS 13-16





25/05/2021

RECURSOS ESTILÍSTICOS, PÁGINAS 97-98





19/05/2021

CULTURA POPULAR E POEMAS, PÁGINAS 92-93




12/05/2021

OUTROS TEXTOS DO MESMO GÊNERO, PÁGINAS 84-87 DO LIVRO



11/05/2021

OUTROS TEXTOS DO MESMO GÊNERO, PÁGINAS 84-87 DO LIVRO






07/05/2021

LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO TEXTO, PÁGINAS 83-84





05/05/2021

COMPREENSÃO INICIAL, PÁGINA 83




04/05/2021

OUTRO TEXTO DO MESMO GÊNERO, PÁGINA 76




30/04/2021

DESAFIOS DA LÍNGUA, PÁGINAS 72-74





28/04/2021

CADERNO DE ATIVIDADES, PÁGINAS 9-12





27/04/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 67-70 DO LIVRO E PÁGINA 9 DO CADERNO DE ATIVIDADES








23/04/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 66-67 DO LIVRO




20/04/2021

ATIVIDADES, PÁGINAS 62




14/04/2021

GABARITO DA REVISÃO I










09/04/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 57-58 DO LIVRO




07/04/2021

EXERCÍCIOS DA PÁGINA 57 DO LIVRO





06/04/2021

EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 5-8 DO CADERNO DE ATIVIDADES



31/03/2021

EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 5-8 DO CADERNO DE ATIVIDADES






30/03/2021

ATIVIDADES 1-8 DAS PÁGINAS 56-57 + EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 5-8 DO CADERNO DE ATIVIDADES







24/03/2021

EXERCÍCIOS DA PÁGINA 46 DO LIVRO DIDÁTICO




23/03/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 41-43





19/03/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 38-39



17/03/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 38-39



12/03/2021

ATIVIDADES DAS PÁGINAS 34-36 DO LIVRO DIDÁTICO




10/03/2021

EXERCÍCIOS DA PÁGINA 33 DO LIVRO DIDÁTICO




09/03/2021

ATIVIDADES DA PÁGINA 32 DO LIVRO



05/03/2021

ATIVIDADES DA PÁGINA 28 DO LIVRO DIDÁTICO





02/03/2021

ATIVIDADES DE LINGUAGEM, PÁGINAS 25-26 DO LIVRO






24/02/2021

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PÁGINA 22-23 DO LIVRO







10/02/2021

ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PÁGINA 21 DO LIVRO







Nenhum comentário:

Postar um comentário