CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 17/12/2021
Correção da página 255 (livro didático)
9- a)Ozzy terá de cumprir algumas tarefas.
b)1) Limpe, arrume, dê; 2) Ponha, jogue;3) Recolha, tire.
c)Trabalhar, lavar, tomar.
d)Limpar suas gavetas de cacarecos, arrumar a sua cama e dar um jeito no seu armário.
e)Tome toda a sopa de legumes!!
Correção das páginas 256 e 257 (livro didático)
1a. Espera-se que os alunos reflitam sobre a ironia contida na tira: o personagem Hagar faz um questionamento tão complexo, mas a resposta recebida é tão trivial que torna o questionamento banal.
1b-Em pergunta feita de forma direta, chamada interrogativa direta.
1c-Em frase afirmativa, que procura expor uma explicação para uma pergunta.
1d- Escreve-se por que em frases interrogativas, e porque, numa só palavra,em frase afirmativa que fornece uma explicação ou uma causa.
2a. Sugestão: Helga parece ter certeza de sua afirmação, pois não questiona o papel doméstico dado à mulher que é reproduzido em sua fala. A fi lha, no entanto, demonstra incerteza na expressão do rosto e isso pode ser sinal de discordância ou de estranhamento em relação à fala da mãe.
2b. Está grafada separadamente, em uma frase interrogativa.
2c-Há um acento circunflexo no que.
3- a)A palavra sim, pois responde a uma suposta pergunta anterior.
b)Sim, sei por que/por qual motivo estou em recuperação...
Correção das páginas 258 e 259 (livro didático)
1- a) porque b)Por que c)porquê d)Por quê e)por que f)porquê
g)porque h)por quê i)por que j)Por que k)por quê l)por que
2- Por que, porquê, porquê.
3- A) Resposta pessoal.
B) Por que não voa?
C) É porque não vale voar.
_______
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 15/12/2021
Correção da página 59 (caderno de atividades)
1- a) “Cubra caixas-d’água, tonéis e pneus.”
b) “Não deixe a dengue estragar o seu verão.”
c)Com o imperativo negativo:“Não deixe a dengue estragar o seu verão”.
d)Espera-se que os alunos percebam que reforçar a consequência negativa da não prevenção (estragar o verão) é um argumento mais forte do que convidar o leitor a ter uma atitude preventiva.
Correção da página 253 (livro didático)
4- Não, pois assim não há proximidade entre o eu e a marca.
5a. Em estabelecimentos comerciais (placa “Sorria…”); no trânsito (placas “Pare”, “Reduza…”, “Pedestre…”, “Use o cinto…”e “Não feche…”); em outdoors, murais de aviso, etc. (placas “Publique aqui” e “Não remova…”)
b) Sorria; publique; pare; aguarde; reduza;acenda; use.
c) (Não) remova; (não) feche.
Correção da página 254 (livro didático)
6- Resposta pessoal.
7-Possibilidade: Ele nos roubou, obrigando-nos a tomar uma atitude. Então, eu o perturbei (tirei sua estabilidade) e incomodei seus parceiros. Só assim venceremos essa dificuldade.
8- Indicando futuro: Não! Você vai desligar a TV e vai dormir.
Indicando possibilidade:Não! Você poderia desligar a TV e ir dormir.
Indicando ordem:Não! Desligue a TV e vá dormir.
_______
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 14/12/2021
Correção das páginas 250,251,252
Página 250
1- letra b.
2- É a palavra não, que está escrita com destaque.
Página 251
1- Escorrer... Colocar...
2- Estão no futuro.
3- letra b.
Página 252
1- Resposta pessoal. Possibilidades: A: andar, sair, passear. B: arremessar, atirar, jogar. C: correr,saltar. D: jogar, driblar, chutar.
2- As respostas vão variar de acordo com a resposta à atividade 1.
3- a)Onze.
b)Ação.
c)Viajar.
3d. No presente, concordando com a 1apessoa do singular (eu).
e)O pronome eu.
_____
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 10/12/2021
Correção da revisão 2(relativa à atividade avaliativa)
1) Defina o gênero
textual artigo de opinião:
O artigo de opinião pode ser compreendido como um texto publicado em
jornal, revista ou internet, que se objetiva a expressar a opinião do autor
sobre algum determinado assunto, ou seja, é o tipo de texto que se destina a
defender ideias. A intenção de um texto desse gênero é a defesa de ideias, e
para tanto ele deve se construir a partir de três partes, sendo elas:
apresentação, argumentação e conclusão. Enquanto a apresentação introduz o
assunto a ser tratado, a argumentação reúne razões (provas/fatos) que
sustentam, comprovam uma opinião, com o objetivo de convencer alguém a crer
nela. Um argumento pode ser um exemplo, um dado estatístico, a citação de uma
autoridade, fatos históricos, entre outros. Um argumento que rebate outro é
chamado de contra-argumento. A conclusão de um artigo de opinião finaliza a
defesa do ponto de vista abordado pelo autor. A linguagem de um artigo de opinião
precisa ser clara, se adequando ao leitor a que se destina, para facilitar o
desenvolvimento da argumentação e a compreensão do ponto de vista defendido.
2) Em relação às flexões verbais, quais são as pessoas do discurso e quais são as duas divisões de números que modificam os verbos?
Temos três pessoas do discurso, são elas: a
primeira (eu/nós) que é quem fala, a segunda (tu/você/vós) que é com quem se
fala e a terceira pessoa (ele-ela/eles-elas)m de quem se fala. Em termos de
números, o verbo se flexiona entre singular e plural.
3) Defina os três modos verbais existentes no Português e exemplifique cada um:
Existem três modos verbais que se destacam na
língua portuguesa, são eles: o indicativo, o subjuntivo e o imperativo. O modo
indicativo expressa certeza, aquilo que é certo, factual. O modo subjuntivo,
por sua vez, expressa a possibilidade, aquilo que pode ou não acontecer, algo
que ainda não é factual, mas possível. Por fim, o modo imperativo pode
expressar ordem, pedido, conselho, súplica, desejo ou recomendação.
4) Identifique o número e a pessoa do verbo das orações abaixo.
“Ela
joga futebol.” = verbo na 3ª pessoa do singular
a) Os alunos leram
um texto sobre as queimadas da amazônia.
Verbo na 3ª pessoa
do plural.
b) Muitas pessoas gostam
de fogos de artifícios.
Verbo na 3ª pessoa
do plural.
c) O filho pediu
ao pai um Playstation 5.
Verbo na 3ª pessoa
do singular.
d) Anna Júlia começou
a praticar natação.
Verbo na 3ª pessoa
do singular.
e) Provocaram um
desmatamento terrível!
Verbo na 3ª pessoa
do plural.
5) Leia as orações abaixo e assinale A para as frases que possuem verbos no modo Indicativo, B para as frases que possuem verbos no modo Subjuntivo e C para as frases que possuem verbos no modo Imperativo.
(A) Cheguei
atrasado ao encontro.
(C) Pare de falar
bobagem.
(A) Está nevando
hoje.
(B) Gostaria que
nevasse hoje.
(A) Li todos os
livros de romance da escola.
(B) Queria três
meses de férias
(A) Faltam duas
horas para que eu possa sair
(C) Saia dessa sala
agora!
6) Relacione os modos com as frases a seguir:
1. Modo indicativo
2. Modo subjuntivo
3. Modo imperativo
(3) “Me ajude a distribuir esses bilhetes?”
(1) “Eu não vejo
nenhuma solução para o problema!”
(2) “Se eu acertasse
a questão, tudo seria diferente.”
7) Indique abaixo o modo verbal empregado em cada frase:
a) Pare de contar
piadinhas.
Modo imperativo.
b) Estava chovendo
anteontem.
Modo indicativo.
c) Gostaria que chovesse
amanhã.
Modo subjuntivo.
d) Li todos os mangás de
Naruto.
Modo indicativo.
e) Estamos assistindo o
jogo do Flamengo.
Modo indicativo.
8)
a) “convidasse”:
Subjuntivo.
b) “aceitaria”:
Indicativo.
BOM TRABALHO!
_______
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 08/12/2021
Correção da revisão 1(relativa à atividade avaliativa)
Centro Educacional Saber é Viver
Atividades Revisionais do dia 08/12/2021
1) a) indicativo
b) indicativo.
c) indicativo
d) subjuntivo
e) imperativo
f) imperativo
g) indicativo
h)indicativo
i) subjuntivo
j) imperativo
2) Os Modos Verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) indicam as maneiras como os verbos se expressam: ... Subjuntivo - exprime desejos, possibilidades, dúvidas. Exemplo: Talvez discurse bem esta noite. Imperativo - exprime ordens, pedidos.
3) A( B )
b) ( A )
c)( C )d)( A )
e) ( C )
f) ( A )
g) ( B )
h) ( A )
4- a)Partindo da leitura da tirinha, o humor da tirinha consiste no fato do cimento ter secado rapidamente, deixando os personagens sem locomoção.
b)No segundo quadrinho, temos o verbo "poderia", que no contexto significa hipótese, dúvida.
BOM TRABALHO!
____
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 07/12/2021
CORREÇÃO DA PÁGINA: 241 (LIVRO DIDÁTICO)
Copiem as respostas no caderno. Bjos
1-a)Resposta pessoal.
b)Possibilidade: Os diferentes tamanhos de letra podem estar relacionados à ideia de multiatividades que se quer associar ao tênis.
2-a)A cor verde.
2b. Espera-se que os alunos observem que verde é a cor usada em detalhe do solado do tênis e no cadarço. Também é possível inferir que o tom do verde é chamativo e alegre, fazendo referência à alegria natural das crianças.
3-a) O futsal é um esporte que exige um tênis com resistência.
b)O bico/ponta do tênis. Porque é o ponto que sofre mais impacto (chutes na bola).
4- a)Não há frases explícitas que convidem o leitor a comprar.
b) Resposta pessoal.
5- a)O termo está ligado à flexibilidade.
b) Possibilidade: Exaltar a qualidade internacional do produto porque muitas pessoas se deixam levar pelas palavras em inglês, ligando o produto anunciado a produtos importados, à qualidade do que é de outro país.
______
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 03/12/2021
CORREÇÃO DAS PÁGINAS: 239 E 240 (LIVRO DIDÁTICO)
Copiem as respostas no caderno. Bjos
PÁGINA 239
6- NÃO HÁ APENAS UMA ALTERNATIVA
CORRETA; PORTANTO, ACEITAR AS RESPOSTAS CUJA JUSTIfiCATIVA FOR PERTINENTE.
PÁGINA 240
COMPREENSÃO INICIAL
RESPONDA NO CADERNO
ÀS SEGUINTES QUESTÕES.
1-RESPOSTA PESSOAL.
2- A)OS ALUNOS DEVEM CONSTATAR
QUE A FUNÇÃO DE UM TÊNIS É SERVIR DE CALÇADO PARA PROTEGER OS PÉS.
B)- A PALAVRA É USADA PARA DAR
IDEIA DE DIVERSAS AÇÕES.
-A IMAGEM APRESENTA O MENINO EM
DIFERENTES POSIÇÕES, PRATICANDO DIVERSAS ATIVIDADES.
3 A) DIA-A DIA
B) CONFORTO.
4-AOS RESPONSÁVEIS POR CRIANÇAS.
5A. POSSIBILIDADE: SIM, PELAS
CORES, PELO TAMANHO DO TÊNIS, PELAS FOTOS DO MESMO MENINO EM DIFERENTES AÇÕES E
POSIÇÕES COMO SE ESTIVESSE SOBRE O TÊNIS.
5B – RESPOSTA PESSOAL
________
CENTRO EDUCACIONAL SABER É VIVER
AULA DO DIA 01/12/2021
CORREÇÃO DA PÁGINA: 238 (LIVRO DIDÁTICO)
Copiem as respostas no caderno. Bjos
1-Resposta pessoal. Na primeira
propaganda: Chico Buarque. Na segunda (da esquerda para a direita): Darlan
Cunha, Chico Buarque, Tião Santos, Marília Pêra e Milton Nascimento.
2- Letras a, b.
3- 3a. Sugestão: a variação de
cores e de expressão reveladas nas carinhas, muito parecidas com emoticons, atrai
a atenção do leitor.
3b. O colorido e a disposição das
imagens provavelmente foram empregados para mostrar que se trata de um apelo a
diferentes pessoas de todos os povos.
3c. Nessa propaganda a expressão
em inglês possivelmente faz referência ao slogan da campanha em outros países.
4. Sugestão: pretende-se
transmitir a ideia de responsabilidade pelo excesso de lixo que nossa sociedade
produz.
5. a) Ao leitor da revista em que
o anúncio circulou, pressuposto pelo pronome você, oculto na frase, mas
implícito pelo verbo.
b) “Seja você também catador por
um dia”; “ajude a limpar sua cidade”; “Inscreva-se no site [...]”.
_____
26/11/2021
ATIVIDADES DA PÁGINA 237
26/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINA 229
24/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 220-224
23/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 220-224
19/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 220-224
16/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 218-219
10/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 213-215
08/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 212-213
05/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINA 203
03/11/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 199-202
27/10/2021
ATIVIDADES, PÁGINA 198
22/10/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 196-197
20/10/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 192-195
06/10/2021
REVISÃO I
28/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 181-183
24/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 179-180
22/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 179-180
21/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 168-170
17/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 166-168
14/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 165-166
10/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 162-164
08/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 160-161
03/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 160-161
01/09/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 160-161
31/08/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 158-159
27/08/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 156-157
25/08/2021
OUTROS PRONOMES PESSOAIS, PÁGINA 155
24/08/2021
PRONOMES PESSOAIS, PÁGINAS 153-154
20/08/2021
PRONOMES PESSOAIS, PÁGINAS 153-154
18/08/2021
ATIVIDADES DA PÁGINA 152
17/08/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 148-151
11/08/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 144-146
10/08/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 144-146
04/08/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 143
14/07/2021
CADERNO DE ATIVIDADES, PÁGINAS 20-26
07/07/2021
GABARITO DA REVISÃO I
06/07/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 128-129
02/07/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 128-129
30/06/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 126-127
29/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 123-125
25/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 120-123
18/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 120-123
16/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINA 119
15/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 114 E 117
09/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINA 111
08/06/2021
ATIVIDADES, PÁGINA 110
01/06/2021
CADERNO DE ATIVIDADES PÁGINAS 17-19 + REVISÃO II
ATIVIDADES, PÁGINAS 99-102 DO LIVRO
26/05/2021
CADERNO DE ATIVIDADES, PÁGINAS 13-16
25/05/2021
RECURSOS ESTILÍSTICOS, PÁGINAS 97-98
19/05/2021
CULTURA POPULAR E POEMAS, PÁGINAS 92-93
12/05/2021
OUTROS TEXTOS DO MESMO GÊNERO, PÁGINAS 84-87 DO LIVRO
11/05/2021
OUTROS TEXTOS DO MESMO GÊNERO, PÁGINAS 84-87 DO LIVRO
07/05/2021
LINGUAGEM E CONSTRUÇÃO DO TEXTO, PÁGINAS 83-84
05/05/2021
COMPREENSÃO INICIAL, PÁGINA 83
04/05/2021
OUTRO TEXTO DO MESMO GÊNERO, PÁGINA 76
30/04/2021
DESAFIOS DA LÍNGUA, PÁGINAS 72-74
28/04/2021
CADERNO DE ATIVIDADES, PÁGINAS 9-12
27/04/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 67-70 DO LIVRO E PÁGINA 9 DO CADERNO DE ATIVIDADES
23/04/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 66-67 DO LIVRO
20/04/2021
ATIVIDADES, PÁGINAS 62
14/04/2021
GABARITO DA REVISÃO I
09/04/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 57-58 DO LIVRO
07/04/2021
EXERCÍCIOS DA PÁGINA 57 DO LIVRO
06/04/2021
EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 5-8 DO CADERNO DE ATIVIDADES
31/03/2021
EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 5-8 DO CADERNO DE ATIVIDADES
30/03/2021
ATIVIDADES 1-8 DAS PÁGINAS 56-57 + EXERCÍCIOS DAS PÁGINAS 5-8 DO CADERNO DE ATIVIDADES
24/03/2021
EXERCÍCIOS DA PÁGINA 46 DO LIVRO DIDÁTICO
23/03/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 41-43
19/03/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 38-39
17/03/2021
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 38-39
ATIVIDADES DAS PÁGINAS 34-36 DO LIVRO DIDÁTICO
10/03/2021
EXERCÍCIOS DA PÁGINA 33 DO LIVRO DIDÁTICO
09/03/2021
ATIVIDADES DA PÁGINA 32 DO LIVRO
05/03/2021
ATIVIDADES DA PÁGINA 28 DO LIVRO DIDÁTICO
02/03/2021
ATIVIDADES DE LINGUAGEM, PÁGINAS 25-26 DO LIVRO
24/02/2021
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PÁGINA 22-23 DO LIVRO
10/02/2021
ATIVIDADES DE INTERPRETAÇÃO DE TEXTO, PÁGINA 21 DO LIVRO
Nenhum comentário:
Postar um comentário