Centro Educacional Saber é Viver
Ciências- Professora: Cláudia Malheiros -6º ano
Atividades de Revisão- 4º Bimestre
25/11/2021
1)
A imagem abaixo mostra diferentes tipos de
neurônios.
Os
neurônios apresentam formas variadas, mas todos eles têm algo em comum:
a) São células do tecido epitelial.
b) São células do tecido muscular.
c) São células do tecido nervoso.
d) São células do tecido conjuntivo.
2)
Identifique o órgão do sistema nervoso central associados à atividade
citada:
aumentar ou diminuir o ritmo das pulsações cardíacas.
a) cérebro.
b) bulbo.
c) cerebelo.
d) medula espinhal.
3)
Podemos
organizar o sistema nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema
nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu
conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente as
partes do SNC.
a)
nervos e encéfalo.
b)
encéfalo e gânglios.
c)
gânglios e nervos.
d)
medula espinhal e nervos.
e)
medula espinhal e encéfalo.
4)
Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, a adrenalina
produzida nas glândulas suprarrenais é liberada na corrente sanguínea e o
organismo fica pronto para enfrentar a situação de perigo ou alerta.
Um dos efeitos imediatos da ação da adrenalina é:
a) a inibição dos batimentos cardíacos.
b) o aumento da frequência respiratória.
c) a diminuição da frequência respiratória.
d) a aceleração do desenvolvimento da musculatura.
5)
Quando, acidentalmente,
coloca-se a mão em uma superfície quente, ela é retirada imediatamente. A
retirada da mão ocorre porque um sistema do corpo humano foi capaz de receber,
analisar e responder ao estímulo representado, nesse caso, pelo calor.
Esse sistema é o:
a) cardiovascular.
b) endócrino.
c) nervoso.
d) tegumentar.
6) Relacione as colunas:
(A)miopia
(
) ocorre uma deformação da córnea, o que provoca um
desvio da imagem.
(B) hipermetropia
( ) as imagens se
formam antes da retina.
C) astigmatismo ( ) as
imagens se formam depois da retina.
7) Complete indicando a correção do defeito da visão:
a) Uma pessoa com miopia precisa usar lente _____________________
b) Uma pessoa com hipermetropia precisa usar lente
______________________
c) Uma pessoa com astigmatismo precisa usar lente_______________________
8)
No homem, os canais semicirculares, órgãos
responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados na:
a) orelha interna.
b) orelha média.
c) na medula.
d) orelha externa.
9)
Complete com as palavras: esqueleto - nervos -
fêmur – vértebras – pélvis.
a)
O crânio, o tórax e a pélvis estão ligados pela coluna vertebral, que é
um conjunto de 34 ossos chamados: _________________
b)
O abdômen é suportado por uma bacia de osso chamado _________________
c)
É o conjunto de ossos de nosso corpo ___________________
d)
De cada lado da pélvis sai um grande e forte osso chamado_____________
e)
Os músculos são comandados pelos _________________
10)
O tradicional bife de carne de boi é constituído
por:
a) tecido muscular liso, que se caracteriza por
apresentar contrações involuntárias.
b) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza
por apresentar contração involuntária.
c) tecido muscular liso, que se caracteriza por
apresentar contrações constantes e vigorosas.
d) tecido muscular estriado esquelético, que se
caracteriza por realizar contrações voluntárias.
11)
O esqueleto humano possui funções como
sustentação, proteção e movimentação, nele encontram-se ossos com formato e
tamanhos variados. Na região do antebraço humano existe dois ossos longos
chamados:
a) Radio e Ulna.
b) Úmero e Tíbia.
c) Radio e Tíbia.
d) Ulna e Fêmur.
Beijinhos... Tia Cláudia
😊😊😊😊
Vídeo- Misturas - as moléculas se aproximam... mas nem sempre dá para ver
Centro
Educacional Saber é Viver
Professora: Cláudia – 6º ano
Trabalho de
Ciências – 4º bimestre
Prezados Responsáveis e alunos;
Reduzir, Reutilizar, Reciclar e o Consumo Consciente. O que são e como podemos incorporar esses conceitos no nosso dia a dia?
Conhecido como os 3Rs da
Sustentabilidade, Reduzir, Reutilizar e Reciclar o modelo se tornou o primeiro
mantra na busca por um consumo mais consciente e que cause menos impacto no
meio ambiente.
Com a prática dos 3Rs, modifica-se o modelo atual de consumo da
sociedade, evitando o desperdício.
Portanto, é fundamental entender estes conceitos e
quais suas diferenças.
O trabalho de
ciências do 4º bimestre, será uma pesquisa sobre esse assunto, que se tornou
tão importante para a nossa vida, precisamos repensar o nosso consumo e como
podemos a ajudar o planeta.
Essa pesquisa
será realizada na Plataforma Plurall.
OBS: Faça a pesquisa com antecedência, lembrando que
ela só poderá ser postada na plataforma no dia combinado.
Dia: 24/11/21
Hora: 14H às 20H
Valor: 7,0 pontos
Atenciosamente
Cláudia Malheiros
COLUNA VERTEBRAL
Descubra um pouco mais sobre a
coluna vertebral e aprenda a cuidar dessa importante parte do nosso sistema
esquelético.
A coluna
vertebral é um importante eixo de sustentação do corpo
A
coluna vertebral é o eixo que sustenta o corpo e é
essencial para garantir a rigidez longitudinal e também para segurar estruturas
como costelas e músculos. Além disso, é por essa parte do corpo que
passa a medula espinhal, por isso, ela é considerada uma estrutura protetora
importante dessa porção do sistema nervoso.
→ Estrutura da coluna vertebral
A coluna vertebral é formada por uma série de ossos denominados vértebras e
possui aproximadamente dois quintos da altura total do corpo. As vértebras
estão alinhadas formando uma haste firme, porém flexível, que permanece estável
graças aos vários músculos e ligamentos a ela conectados.
A coluna vertebral é formada por:
·
7
vértebras cervicais;
·
12
vértebras torácicas;
·
5
vértebras lombares;
·
5
vértebras fundidas formando o sacro;
·
4
vértebras fundidas formando o cóccix.
Tipos
de vértebras que formam a coluna
As vértebras podem ser nomeadas utilizando-se
a primeira letra do segmento em que ela se encontra seguida de um número que
indica sua posição de cima para baixo. A primeira vértebra cervical, por exemplo,
é chamada de C1.
Observando as vértebras, é possível perceber que elas
tornam-se maiores da porção inferior até o sacro e, depois desse local, começam
novamente a ter um tamanho menor (observe
a figura anterior). Entre as vértebras, é encontrado o chamado disco intervertebral, o qual é formado por
cartilagem contendo um material gelatinoso em seu interior e funciona como um
amortecedor.
→ Problemas de coluna
A coluna, assim como todas as partes do nosso corpo, não
está isenta de problemas. Entre os mais conhecidos, podemos citar
a hérnia de disco e os desvios posturais, que levam a desconfortos nas costas e
até mesmo em outras partes do corpo.
A hérnia de disco é
caracterizada por uma fissura ou rompimento de sua cartilagem, com a saída do
material gelatinoso de seu interior. Os desvios posturais, por
sua vez, podem ser de três tipos: hiperlordose (quando
a curvatura na cervical e/ou lombar é acentuada), hipercifose (aumento
da curvatura da coluna torácica que forma a famosa corcunda) e escoliose (desvio
lateral que faz com que a coluna assuma uma aparência de S).
→ Cuidados com a coluna
Devemos ter alguns cuidados com a coluna a fim de evitar
dores e até mesmo problemas mais graves. Veja a seguir
algumas dicas para cuidar bem dessa importante parte do corpo:
·
Realize
alongamentos;
·
Divida
sempre o peso nos dois lados do corpo. Isso significa que nunca devemos
carregar mochilas e sacolas pesadas em apenas um de nossos lados;
·
Ao
pegar um peso ou qualquer outro objeto no chão, lembre-se de dobrar os joelhos;
·
Sente-se
sempre apoiando suas costas no encosto da cadeira;
·
Durma
preferencialmente de lado com as pernas levemente dobradas. Um travesseiro fino
entre as penas garante um maior conforto nessa posição. Evite dormir de barriga
para baixo para não sobrecarregar a porção lombar da sua coluna.
Boa tarde! Durante a aula do dia 11/11/21, utilizamos o Livro Didático- páginas- 182 a 188
Para Casa: página 190: 4,5 e 6
😊😊😊😊
OSSOS DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES
Conheça o nome dos ossos dos membros superiores e
inferiores e saiba mais sobre essas estruturas fundamentais para a nossa
movimentação.
O esqueleto humano adulto
apresenta 206 ossos
O esqueleto humano é uma
estrutura formada por ossos articulados que possuem diversas funções essenciais
para o funcionamento do corpo. Graças
ao esqueleto e aos músculos, conseguimos nos movimentar. Além
dessa função, os ossos suportam tecidos, protegem nossos órgãos vitais,
funcionam como fonte de cálcio, além de produzirem células sanguíneas.
No
total, temos 206 ossos em um homem adulto. Os membros superiores, incluindo a
cintura escapular, possuem 64 ossos, e os membros inferiores, incluindo a
cintura pélvica, possuem 62. A função da cintura escapular é garantir que o
membro superior se ligue ao tórax. Já a cintura pélvica suporta o tronco e
permite a ligação dos membros inferiores. A seguir conheceremos os ossos que
formam os nossos membros.
→ Membros
superiores
Os membros superiores são formados pela cintura escapular, a qual inclui a
clavícula e a escápula, e pelos ossos que formam o braço, o antebraço, o punho
e a mão.
·
Braço: é formado por um único osso longo
denominado de úmero.
·
Antebraço: é formado por dois ossos: a ulna e o rádio.
·
Punho: Os ossos que formam o punho recebem o nome de
ossos do carpo. São curtos e totalizam oito ossos, os quais estão dispostos em
duas fileiras.
·
Mãos: A palma da mão possui cinco ossos chamados de
ossos metacarpais, os quais são numerados de I a V. Cada dedo possui três
falanges (falange proximal, média e distal), mas o polegar possui apenas duas.
Observe
o nome dos ossos dos nossos membros inferiores e superiores
→ Membros
inferiores
Os membros inferiores são formados pela
cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé. Na cintura pélvica, é
possível observar dois ossos do quadril, os quais se unem posteriormente ao
osso chamado de sacro. Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são
fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.
·
Coxa: é formada pelo maior osso do corpo, o fêmur.
·
Joelho: é formado pela patela, também conhecida
como rótula.
·
Perna: é formada por dois ossos: tíbia e
fíbula.
·
Pé: apresenta sete ossos do tarso, cinco ossos
metatarsais e 14 falanges (proximal, média e distal nos ossos II a V e proximal
e distal no hálux - maior dedo do pé).
10 CURIOSIDADES SOBRE O ESQUELETO
Confira dez
curiosidades sobre o esqueleto por meio da leitura deste texto!
Destacaremos as
funções desempenhadas pelos ossos que formam essa estrutura, além de
curiosidades como qual é o maior e o menor osso do corpo humano e quantos ossos
nosso corpo possui na infância e na fase adulta.
O esqueleto Humano é uma
estrutura muito importante, pois garante suporte de tecidos, proteção de alguns
órgãos, produção de células sanguineas,
armazenamento de sais minerais e a movimentação. Formado por diversos ossos
articulados, o esqueleto é fundamental para a nossa sobrevivência.
10 curiosidades sobre o esqueleto
1.
Ao contrário do que muitos pensam, os ossos
são formados por tecidos vivos. O
tecido que forma os ossos é um tipo especial de tecido conjuntivo, denominado
de tecido ósseo. Esse tecido possui células chamadas de
osteócitos, osteoblastos e osteoclastos, além de um material
extracelular calcificado.
2. O esqueleto humano e os dentes possuem 99% do cálcio presente no organismo.
3. A falta de cálcio na infância causa um
problema conhecido como raquitismo. Verifica-se,
em casos de raquitismo, que os ossos não crescem de maneira normal, e as
extremidades dos ossos longos deformam-se.
4. Durante o desenvolvimento do feto, a maior parte do esqueleto desenvolve-se primeiro como um modelo de cartilagem, que é gradualmente substituída por osso, um processo chamado de ossificação endocondral.
5.
O esqueleto do adulto possui 206
ossos, porém, uma criança após o seu nascimento possui, em
média, 270 ossos. Isso acontece porque, depois de algum
tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um.
6.
O maior osso do esqueleto humano é o
fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente
50 cm.
7. O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.
8.
O osso mais forte e mais longo da face é a
mandíbula. Além disso, é o único
osso móvel do crânio.
9. Em um adulto, observa-se no esterno, nas vértebras, nas costelas e na pelve a presença da medula óssea vermelha, a qual se relaciona com a produção de células do sangue.
10.
O osso hioide não possui articulações e está
localizado na região do pescoço, entre a mandíbula e a laringe.
😊😊😊😊
Bom dia! Durante a aula do dia 30/09/21, utilizamos o Livro didático- páginas: 140 a 145.
😊😊😊😊
Bom dia! Durante a aula de hoje- 29/09/21, os alunos realizaram a avaliação bimestral de Ciências.
😊😊😊😊
Centro Educacional Saber é Viver
Ciências- Professora: Cláudia Malheiros -6º ano
Atividades de Revisão- 3º Bimestre
23/09/2021
1)
A figura abaixo mostra uma representação
esquemática da fotossíntese.
Quais os textos que completam corretamente as setas “A” e “B”
respectivamente?
a)
Gás carbônico; gás oxigênio
b)
Vapor de
água; gás oxigênio
c)
Gás oxigênio, gás carbônico
d)
Gás
oxigênio, vapor de água
2) Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar
que:
I. consiste na volta
que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de
oeste para leste;
II. tem duração de
aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo
o Equador;
III. é responsável pela
alternância entre os dias e as noites.
Assinale a alternativa correta.
a)
Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
b)
Somente as
afirmativas II e III são verdadeiras.
c)
Somente a afirmativa II é verdadeira.
d)
Todas as
afirmativas são verdadeiras.
e)
Somente as
afirmativas I e III são verdadeiras.
3)
A
estrutura celular responsável pela seleção das substâncias que entram ou saem
da célula recebe o nome de:
a)
Citoplasma.
b)
Núcleo.
c)
Membrana
Plasmática.
d)
Retículo endoplasmático.
e)
Ribossomos.
4)
O
corpo humano é formado por uma grande quantidade de órgãos, cada um exercendo
uma atividade específica. Marque a alternativa que indica corretamente o nome
do maior órgão do corpo humano:
a)
Fígado
b)
Pele
c)
Intestino grosso
d)
Intestino delgado
e)
Esôfago
5)
Complete
as frases abaixo com as palavras do quadro:
a) Os
ossos e as cartilagens do nariz e das orelhas são constituídos pelo tecido
__________________
b) Tecido
conjuntivo que forma o esqueleto de alguns animais vertebrados, como o tubarão
e a raia, que se caracteriza por apresentar resistência e flexibilidade.
Estamos falando do tecido conjuntivo denominado
_________________________________________.
c) Tecido capaz de realizar as funções de
proteção, absorção e secreção _____________________________________________
d) Entre as vértebras e nas articulações dos
joelhos, encontramos o tecido ________________________
e) O armazenamento de cálcio, no organismo, se
processa, principalmente, no tecido ___________________________.
f) Tecido rico em células que armazenam gordura_______________________________
6)
Observe
a figura abaixo e complete os nomes dos órgãos que estão faltando.
7)
A sequência das estruturas do sistema respiratório
pulmonar é:
a)
cavidades nasais - laringe - esôfago - brônquios -
traqueia - alvéolos – sangue
b)
cavidades nasais - faringe - laringe - traqueia -
brônquios - bronquíolos – alvéolos
c)
cavidades
nasais - laringe - faringe - traqueia - brônquios - esófago – sangue
d)
cavidades
nasais - faringe - esôfago - traqueia - brônquios - laringe – bronquíolos
8)
Sobre a composição do sangue é incorreto a
seguinte afirmativa.
a) O sangue é uma mistura de glóbulos vermelhos
(hemácias), glóbulos brancos leucócitos), fragmentos de células (plaquetas), e
uma substância líquida (plasma).
b) O plasma
sanguíneo é um líquido de cor amarelada e corresponde mais da metade do volume
do sangue.
c) Os
glóbulos vermelhos são as células em menor quantidade no sangue humano. Estão
relacionadas com a função de transportar o gás oxigênio e o gás carbônico.
d) Os glóbulos brancos ou leucócitos, são as células
de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo as
bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o organismo.
9)
A função da pequena circulação é:
a) a de levar o sangue rico em gás carbônico para os
pulmões e trazer dos pulmões para o coração o sangue rico em oxigênio.
b) a de
distribuir o oxigênio para as células e receber delas o gás carbônico.
c) a de levar
o sangue rico em gás oxigênio para os pulmões e trazer dos pulmões para o
coração o sangue rico em gás carbônico.
d) a de distribuir o gás carbônico para as células e
receber delas o gás oxigênio.
10) Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração,
responda às questões.
a)
Qual o nome
das estruturas indicadas por 1, 2, 3 e 4?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
Em que parte
o sangue é filtrado?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Onde a urina
é armazenada antes de ser eliminada do corpo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d)
Qual a parte
responsável pela condução da urina ao meio externo?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
11)
A figura, abaixo, mostra algumas glândulas que
compõem o sistema endócrino.
Um dos tipos de diabetes é resultante da
incapacidade do organismo em produzir insulina.
Essa doença está relacionada a uma disfunção da
glândula indicada, nessa imagem, pelo número:
a)
1.
b)
2.
c)
3.
d)
4.
Centro
Educacional Saber é Viver
Professora: Cláudia – 6º ano
Trabalho de
Ciências – 3º bimestre
Prezados
Responsáveis e alunos;
Entender
o que são células, sua complexidade interior, diversidade de formas e funções
das organelas é um dos conteúdos de difícil assimilação pelos alunos nas aulas
de ciências. Como não é possível
observar as organelas celulares em um laboratório de ciências, muitas vezes o
professor se prende apenas à função desempenhada por cada uma delas.
A fim de tornar as aulas mais interessantes e
motivadoras, o trabalho deste bimestre, será a confecção de uma maquete de
célula animal.
O
trabalho tem por objetivo transpor a teoria contida nos livros didáticos, para
uma prática mais dinâmica onde os alunos percebam estruturas microscópicas de
forma macroscópicas.
Cada
aluno deverá usar sua criatividade para montar sua célula, dentro daquilo que
já foi estudado.
Preparando-se para o
Trabalho
Entenda o que o professor espera da maquete.
Se você tiver que montar uma
maquete da célula animal para um trabalho da escola, é melhor entender bem que
resultados o professor espera. Seja como for, o mais importante é prestar
atenção e seguir essas orientações na hora de colocar a mão na massa. Veja
alguns exemplos básicos e comuns:
·
Você tem liberdade para dar a forma que quiser à
célula animal.
·
Que componentes da célula animal você precisa
incluir?
R: Todas as organelas celulares
estudadas.
·
Qual é o tamanho da maquete?
R: No máximo 0,50 centímetros
·
Quando é a data da apresentação?
R: 22/09/21- Quarta- Feira- Durante a
aula de Ciências
·
Valor?
R: 13,0 pontos
Atenciosamente;
Professora Cláudia
Vídeo: Tecido Conjuntivo - dando forma e estrutura
Atividades Complementares- 19/08/21
1) Leia o texto abaixo e em seguida responda as questões.
Organização celular A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. As células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas.
a)
As
bactérias são seres vivos unicelulares. O que isso significa?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)
O
que é Célula eucariota?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c)
Qual
é a principal característica da Membrana Plasmática?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2)
Assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas
falsas:
a) (
) A célula eucarionte é constituída de membrana celular, citoplasma e
núcleo.
b) (
) Na célula vegetal, além da membrana, plasmática existe, mais
externamente, a parede celular.
c) (
) A célula é a maior parte dos seres vivos com forma e função definida.
d) (
) Os vírus não apresentam células, mas são capazes de se reproduzir e
sofrer mutação.
e) (
) O citoplasma comanda a maioria das atividades da célula.
f) ( ) As células são originadas a partir
de outras células que se dividem.
3)
Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas,
portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos. As células que não
possuem um núcleo definido envolto por membranas são classificadas como:
a)
procariontes.
b)
plasmáticas.
c)
eucariontes.
d)
unicelulares.
4)
Observe a imagem e resolva à questão:
Qual estrutura corresponde
a todo conteúdo celular localizado fora do núcleo e possui uma variada
quantidade de organelas membranosas, as quais desenvolvem as mais variadas
funções?
a)
O ribossomo.
b)
O citoplasma.
c)
A organela principal.
d)
A mitocôndria.
5) Observe a imagem a seguir com as células procariótica e eucariótica e, com base nos seus conhecimentos, indique as diferenças entre esses dois tipos de células.
6) A
célula apresentada a seguir é referente aos itens I e II desta atividade.
I. Colorir a célula acima utilizando a legenda abaixo.
I.
Com
as palavras apresentadas na legenda acima e utilizando o material desenvolvido
em sala, complete as frases a seguir corretamente:
a)
A
célula abaixo é chamada de ...........................................................,
pois não apresenta núcleo organizado, envolvido por uma membrana. Além disso,
esta célula não apresenta organelas membranosas como mitocôndrias e
cloroplastos.
b)
O
número 1 indica a ...................................................... película
muito fina que envolve e protege a célula, cuja função é selecionar o que deve
entrar e o que deve sair dela.
c)
O número 2 indica o
..................................................................., composto
de água e várias substâncias orgânicas e inorgânicas.
d)
O número 3 aponta para o
.................................................................. que é
constituído por uma substância chamada ácido desoxirribonucleico (DNA). No DNA
estão os genes que contêm as informações responsáveis pelas características do
indivíduo.
e)
O
número 4 indica a
....................................................................................................
Esta estrutura é um envoltório externo à membrana plasmática, que tem a função
de proteger e dar sustentação a estas células.
f)
As
únicas organelas presentes nestas células são os ribossomos. Estas organelas
são responsáveis pela produção de proteínas.
7) As
células A e B são referentes aos itens I e II desta atividade.
I.Colorir as células A e
B apresentadas acima utilizando a legenda a seguir:
I. Com as palavras
apresentadas na legenda acima e utilizando o material desenvolvido em sala,
complete as frases a seguir corretamente:
a)
Por
apresentarem o material genético (DNA) envolvido por uma membrana chamada
carioteca, formando um ........................... organizado e por
apresentarem diversas ...................................................
membranosas, as duas células, A e B, são chamadas de
......................................................
b) Como exemplo de organelas membranosas podemos citar as ......................................................................., onde ocorre o processo da respiração celular, e os ...................................................................., onde ocorre o processo da fotossíntese
c)
Em ambas as células o número 1 indica a
.................................................................... que tem a
função de selecionar o que entra e sai da célula.
d) Em ambas as células o número 2 indica o .................................................................... substância gelatinosa que preenche a célula e onde estão as organelas celulares.
e)
Em ambas as células o número 3 aponta para o
......................................................... que é constituído por
DNA.
f) Em ambas as células o número 5 aponta para as .................................................................., local onde ocorre a produção de energia.
g)
A célula animal está indicada pela letra
...................... e a célula vegetal está indicada pela letra
....................
h)
Podemos
concluir isso, pois ao observarmos a célula vegetal visualizamos três
estruturas que não são encontradas na célula animal. Essas estruturas são:
1º A estrutura que tem
a função de dar sustentação e reforço à célula vegetal, que é chamada de ..............................................................................................,
composta da substância celulose e que, no esquema, está indicada pelo número 6;
2º A estrutura que tem
a função de armazenar substância na célula vegetal, que é chamada de
....................................................... e que, no esquema, está
indicada pelo número 7;
3º As organelas verdes
chamadas ..................................................................,
que contêm a substância clorofila, que tem a capacidade de absorver a energia
luminosa para que ocorra a fotossíntese. No esquema, uma destas organelas está
indicada pelo número 8.
Atividades de Revisão- 2º Bimestre
24/06/2021
1)
Sobre a água no planeta terra assinale a
alternativa incorreta:
a)
Três quartas partes da superfície da Terra são cobertas
pelas águas dos mares, rios e lagos.
b)
Apenas 1/4 da crosta terrestre fica fora das
águas, constituindo os continentes e ilhas
c)
É graças a
ela que a vida existe no nosso planeta.
d)
Os seres
vivos só surgiram na Terra antes mesmo de se formarem os primeiros mares.
2)
Ana e Pedro estavam conversando após a
aula de Ciências, leia.
a)
Como você responderia à pergunta de
Pedro?
b)
Como você explicaria a Ana o que aconteceu com
a água no congelador?
3)
Leia as frases e marque V para as frases
verdadeiras e F para as frases falsas.
a)
(___) Nas altas montanhas e nos polos
encontramos água no estado sólido.
b)
(___) A água no estado líquido é
encontrada apenas na superfície da Terra.
c)
(___) Os seres humanos possuem menos de 20% de
água no corpo.
d)
(___) A maior parte da água presente nos
oceanos é doce e própria para o consumo.
e)
(___) As águas subterrâneas não
participam do ciclo das águas.
f)
(___) As nuvens se formam a partir das águas
que evaporam.
g)
(___) Os icebergs são exemplos da água em
estado sólido.
h)
(___) Para que a água seja própria para o
consumo é necessário passar por um tratamento.
4)
Observe a representação do ciclo
hidrológico e identifique onde ocorre a evaporação, precipitação, infiltração,
transpiração e condensação.
5)
Leia.
a)
Por que o personagem diz que a solução
para a falta de água caiu do céu?
b)
Captar e armazenar a água da chuva
contribui para a economia de água. De quais formas essa água pode ser
utilizada?
6)
A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido,
líquido e gasoso. A água passa de um estado físico para outro por causa das
mudanças de temperaturas. O diagrama a seguir mostra as mudanças de estado, com
os nomes particulares que cada uma recebe. Portanto, marque a única alternativa
incorreta:
Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/408/1/MUDANCAS-DE-ESTADO-FISICO-/Paacutegina1.html Acessado em: 04.04.2012
a)
Fusão é a passagem do estado sólido para o líquido.
b)
Vaporização é a passagem da matéria do estado líquido para o gasoso.
c)
Condensação é a passagem da matéria do estado gasoso para o
sólido.
d)
Solidificação é a passagem do estado líquido para o sólido.
7)
Leia
atentamente as afirmações abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F). Após
corrija as afirmações incorretas nas linhas abaixo.
a)
( )O nitrogênio é o componente do ar em maior
quantidade.
b)
(
)O ar é uma mistura de gases.
c)
(
)As queimadas aumentam a quantidade de
fuligem no ar.
d)
(
)A fotossíntese é um processo que libera
gás carbônico no ar.
e)
( )A camada de ozônio é uma região da
troposfera responsável pela passagem dos raios ultravioleta do sol.
Justificativas
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8)
Cidade
de praia e cidade de montanha responda:
a)
Qual
a cidade, onde as pessoas estão sofrendo maior pressão atmosférica?
b)
Por
quê?
9)
Assinale
V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.
( ) A
atmosfera torna possível o voo de certos animais e dos aviões.
( ) A
atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.
( ) A
atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.
( ) A maior parte dos gases da atmosfera
concentra-se nos primeiros 20 quilômetros acima da superfície do planeta.
( ) É da
Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a
fotossíntese.
( ) Na
estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio.
( ) O
gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio(H2).
10)
Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que
ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência.
O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria.
O ar, quando sofre pressão, passa a ocupar menor espaço. Isso ocorre em razão
de uma propriedade. A alternativa que apresenta esta propriedade é:
a)
Elasticidade.
b)
pressão atmosférica.
c)
expansibilidade.
d)
compressibilidade.
Boa tarde! Na aula do dia 31/03/2021- realizamos a correção das atividades de revisão e das atividades do livro didático página 57- 4,5, 6,7,8,9,10
Atividades de Revisão
1)
Comparando
a Terra a um ovo cozido, pode-se ter uma ideia de como o planeta é dividido em
camadas. De acordo com a ilustração, é possível afirmar que a gema, a clara e a
casca do ovo correspondem, respectivamente, às seguintes camadas da Terra:
a)
crosta,
núcleo e manto.
b)
manto, núcleo e crosta.
c)
núcleo, manto e crosta.
d)
barisfera, crosta e manto.
2)
A imagem abaixo mostra um vulcão em erupção.
Em que camada da
Terra se origina a lava que escapa pelos vulcões?
a)
Do núcleo.
b) Das placas tectônicas.
c) Do manto.
d) Da crosta.
3)
O
granito e o gnaisse são rochas compostas por feldspato, quartzo e mica. Algumas
rochas calcárias são compostas principalmente de calcita.
O feldspato, o quartzo, a mica e a
calcita são exemplos de:
a)
minerais.
b)
grãos.
c)
sedimentos.
d)
fósseis.
4)
Relacione
as duas colunas fazendo a correspondência entre o tipo de rocha e seu modo de
formação:
1. Magmáticas
2. Sedimentares
3. Metamórficas
( ) Originadas a partir da transformação de
uma rocha pré-existente, sob a ação de altas temperaturas e pressões.
( )
Originadas a partir do resfriamento e solidificação do magma.
( ) Originadas dos fragmentos de outras rochas
que se depositaram em camadas e se compactaram.
·
O
vento, as variações de temperatura (calor e frio), a água das chuvas são
fatores do intemperismo que provocam:
a)
O
metamorfismo das rochas
b)
A sedimentação das rochas
c)
A
fragmentação das rochas
d)
A compactação das rochas
·
O
mármore e a ardósia são rochas originadas respectivamente do calcário e do
argilito. Os fatores existentes no interior da crosta que provocaram estas
transformações foram:
a)
Os
fatores do intemperismo
b)
A alta pressão e temperaturas elevadas
c)
Os processos tectônicos
d)
A fragmentação e compactação dos sedimentos
·
A
rocha que surgiu primeiro em nosso planeta foi:
a)
Sedimentar
b)
Magmática
c)
Erosiva
d)
Metamórfica
·
É
comum encontrarmos fósseis em rochas do tipo:
a) Sedimentar
b) Magmática
c) Erosiva
d) Metamórfica
·
O
gnaisse, submetido a altas temperaturas e pressões, origina o granito. Por
isso, o gnaisse é uma rocha:
a)
Sedimentar
b)
Magmática
c)
Erosiva
d)
Metamórfica
·
O
arenito e o calcário se originaram da deposição e compactação de sedimentos.
Estas rochas são do tipo:
a)
Sedimentares
b)
Magmáticas
c)
Erosivas
d)
Metamórficas
6)
Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar, todos esses fatores vão, aos
poucos, desgastando as rochas e quebrando-as em pequenos grãos. Lentamente, ao
longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos
fragmentos (pedaços). Na formação dessas rochas, as camadas sucessivas podem
cobrir, também, restos de plantas e animais, formando vestígios de seres vivos
que viveram há milhões de anos.
O nome desses restos, ou marcas, de organismos antigos e o tipo de rocha
onde podemos encontrá-los são, respectivamente:
a)
fósseis e rochas magmáticas.
b)
fósseis e rochas
metamórficas.
c)
fósseis e rochas
sedimentares.
d)
minerais e rochas
sedimentares.
7)
Os recursos naturais são subdivididos em dois
grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na
natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os
recursos naturais renováveis e os não renováveis.
Preencha
a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais
recursos naturais são renováveis e quais não são.
Coluna
01
(1)
Recursos Renováveis
(2)
Recursos Não Renováveis
Coluna
02
( ) ouro
( ) diamante
( ) solo
( ) água
( ) vegetais
( ) luz solar
( ) petróleo
( ) florestas
8) Uma região apresenta um solo raso, pobre, esburacado, sem
vegetação. É possível afirmar que nele ocorreu:
a)
Adubação.
b)
Erosão por desmatamento.
c)
Rotação de cultura.
d) Drenagem.
9)
Relacione as colunas, utilizando as letras para os itens
correspondentes:
a)
Irrigação.
b)
Drenagem.
c)
Calagem.
d)
Adubação.
e)
Aração.
( ) Fornece nutrientes para o solo pobre.
( ) Neutraliza solos ácidos por meio da aplicação da cal.
( ) Revolve o solo para facilitar a entrada de ar.
( ) Rega artificial das terras por meio de canais, canos
etc.
( ) Retira o excesso de água de solos encharcados.
10)
Os conceitos abaixo se referem às formas de desgaste do solo:
1 - Perda das camadas superficiais do solo
2 - Esmagamento do solo pelo uso de máquinas agrícolas
3 - Obstrução de um rio pela contínua e prolongada deposição de
sedimentos.
Estão de acordo respectivamente 1,2,3 com:
a)
Erosão, Compactação e Assoreamento
b)
Erosão, Salinização e Compactação
c)
Erosão, Salinização e
Assoreamento
d) Erosão, Compactação e Desertificação
Para Casa- 11/03/21
1) Relacione os tipos de solo às suas características.
( 1 ) Solo arenoso. ( 2 ) Solo argiloso. ( 3 ) Solo humífero
( )
Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água
(permeável).
( )
Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito
permeável).
( )
Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).
A relação correta de
cima para baixo é:
a) 3, 1, 2
b) 2, 3, 1
c) 1, 2, 3
2) Observe com atenção o esquema abaixo:
a) Qual das camadas apareceu como consequência da
ação dos ventos, chuva e variações de temperatura? Como é conhecida?
__________________________________________________________________________
b) Se você tivesse de ordenar as camadas, da mais
antiga para a de formação mais recente, qual seria a sequência?
__________________________________________________________________________
c) Como se chamam as camadas B e C
__________________________________________________________________________
3) Observando a foto a seguir e pensando sobre como são os solos das cidades, pode-se afirmar que as enchentes ocorrem principalmente devido:
4) As florestas tropicais são conhecidas por apresentar grande variedade de plantas e animais. Pensando sobre a quantidade de matéria orgânica presente nesses locais, é esperado que os solos destas florestas tenham grande quantidade de:
a) Húmus.
b) Argila.
c) Areia.
d) Cascalho.
5) Considerando o que você aprendeu sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:
a) Solos arenosos são os
mais ricos em húmus.
b) Os nutrientes presentes nos solos húmicos
favorecem o bom desenvolvimento das plantas.
c) Os solos argilosos
são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.
d) Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.
6) O homem colabora para a destruição do solo quando:
a) planta árvores.
b) irriga suas plantações.
c) semeia trigo e
cereais semelhantes.
d) derruba florestas.
7) Sobre os problemas causados pela degradação do solo, marque a alternativa INCORRETA.
a) Esgotamento dos solos.
b) Erosão.
c) Degradação por Contaminação.
d) Alta fertilidade no solo.
Páginas do livro didático trabalhadas no dia 25/02/21: Correção das atividades das páginas 38, 39 e 40.
Páginas do livro didático trabalhadas no dia 24/02/21: 31, 32, 33
Atividades- 1,2,3,4,5,6 - página 38 e atividades: 7,8,9,10,11
Para Casa- 24/02/21
Página 39- De olho na notícia-
Leia a notícia, e procure no dicionário as palavras que não entendeu. Anote o significado dessas palavras. Em seguida responda as questões (a,b,c,d) que se encontram na página 40, que se referem a notícia.
Aula dia 24/02/21
Vídeo sobe a formação dos Fósseis
Dever de casa- aula dia 10/02/21
1) Pesquisar noticias de jornais sobre terremotos ou tsunamis. Elabore 3 perguntas sobre o assunto.
2) Pesquise objetos de nosso cotidiano que são feitos de rochas, não se esquecendo de classificá-las.
Páginas do livro didático trabalhadas nessa aula: 22, 23,24,25,26
_____________________
03/02/2021
Boa tarde, galerinha!!!
Abaixo segue o vídeo relacionado ao conteúdo: As camadas da Atmosfera, exibido durante aula do dia 03/02/21
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