Ciências




😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 16/12/21, utilizamos o Livro Didático- páginas: 238 a 246.

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 15/12/21, utilizamos o Livro Didático- páginas: 230 a 237.

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 09/12/21, utilizamos o Livro Didático- páginas: 216 a 225.

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 08/12/21, realizamos a correção do Para casa- Livro Didático- páginas- 212 e 213.

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 02/12/21, utilizamos o Livro Didático- páginas: 205 a 211.

Para Casa: Livro Didático- 

 Página 212: 5,6,7, e 8
 Página 213: 12

😊😊😊😊

Boa tarde, meus amores!!! Hoje estou deixando um vídeo sobre Solventes e Solutos para vocês visualizarem... É só acessar o Link baixo.😚


Soluto e Solvente - afastando as moléculas

Link: www.youtube.com/watch?v=vumrRu3mRg8

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 01/12/21, utilizamos o Livro Didático- páginas: 200 a 204

😊😊😊😊

Centro Educacional Saber é Viver

Ciências- Professora: Cláudia Malheiros -6º ano 

Atividades de Revisão- 4º Bimestre 

25/11/2021

 

1)             A imagem abaixo mostra diferentes tipos de neurônios.



 

Os neurônios apresentam formas variadas, mas todos eles têm algo em comum:



a) São células do tecido epitelial.


b) São células do tecido muscular.


c) São células do tecido nervoso.


d) São células do tecido conjuntivo.

 

2)             Identifique o órgão do sistema nervoso central associados à atividade citada:

aumentar ou diminuir o ritmo das pulsações cardíacas.

 

a) cérebro.

b) bulbo.

c) cerebelo.

d) medula espinhal.

 

3)             Podemos organizar o sistema nervoso humano dividindo-o em duas partes: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP). Com base no seu conhecimento sobre o tema, marque a alternativa que indica corretamente as partes do SNC.

 

a) nervos e encéfalo.

b) encéfalo e gânglios.

c) gânglios e nervos.

d) medula espinhal e nervos.

e) medula espinhal e encéfalo.

 

4)             Quando levamos um susto ou praticamos um esporte radical, a adrenalina produzida nas glândulas suprarrenais é liberada na corrente sanguínea e o organismo fica pronto para enfrentar a situação de perigo ou alerta.

Um dos efeitos imediatos da ação da adrenalina é:

a) a inibição dos batimentos cardíacos.

b) o aumento da frequência respiratória.

c) a diminuição da frequência respiratória.

d) a aceleração do desenvolvimento da musculatura.


5)             Quando, acidentalmente, coloca-se a mão em uma superfície quente, ela é retirada imediatamente. A retirada da mão ocorre porque um sistema do corpo humano foi capaz de receber, analisar e responder ao estímulo representado, nesse caso, pelo calor.


Esse sistema é o:


a) cardiovascular.


b) endócrino.


c) nervoso.


d) tegumentar. 



6)             Relacione as colunas:

 

(A)miopia

                                           (     ) ocorre uma deformação da córnea, o que provoca um 

                                                   desvio da imagem.

(B) hipermetropia                (     ) as imagens se formam antes da retina.

 

C) astigmatismo                   (     ) as imagens se formam depois da retina.

 

7)             Complete indicando a correção do defeito da visão:

a) Uma pessoa com miopia precisa usar lente _____________________

b) Uma pessoa com hipermetropia precisa usar lente ______________________

c) Uma pessoa com astigmatismo precisa usar lente_______________________

 

8)             No homem, os canais semicirculares, órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio, estão localizados na:



a) orelha interna.


b) orelha média.


c) na medula.


d) orelha externa.


9)             Complete com as palavras: esqueleto - nervos - fêmur – vértebras – pélvis.

a)             O crânio, o tórax e a pélvis estão ligados pela coluna vertebral, que é um conjunto de 34 ossos chamados: _________________

 

b)             O abdômen é suportado por uma bacia de osso chamado _________________

 

c)              É o conjunto de ossos de nosso corpo ___________________

 

d)             De cada lado da pélvis sai um grande e forte osso chamado_____________

 

e)             Os músculos são comandados pelos _________________

 

10)          O tradicional bife de carne de boi é constituído por:


a) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações involuntárias.
b) tecido muscular estriado fibroso, que se caracteriza por apresentar contração involuntária.
c) tecido muscular liso, que se caracteriza por apresentar contrações constantes e vigorosas.
d) tecido muscular estriado esquelético, que se caracteriza por realizar contrações voluntárias.

 


11)          O esqueleto humano possui funções como sustentação, proteção e movimentação, nele encontram-se ossos com formato e tamanhos variados. Na região do antebraço humano existe dois ossos longos chamados:

a) Radio e Ulna.


b) Úmero e Tíbia.


c) Radio e Tíbia.


d) Ulna e Fêmur.

 

 



 

 

Beijinhos... Tia Cláudia



😊😊😊😊


Boa tarde! Durante a aula de hoje 24/11/21, realizamos a correção do Para Casa- Livro Didático, página 212: 1,2 e 4.

😊😊😊😊

Boa tarde, meus amores!!! Hoje estou deixando um vídeo sobre misturas para vocês visualizarem... É só acessar o Link baixo.😚


Vídeo- Misturas - as moléculas se aproximam... mas nem sempre dá para ver

Link: www.youtube.com/watch?v=D-dn5llKbFA


😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 18/11/21, utilizamos o Livro Didático- páginas: 196 a 199.
Para Casa- página 212: 1,2 e 4.

😊😊😊😊

Centro Educacional Saber é Viver

 Professora: Cláudia – 6º ano

Trabalho de Ciências – 4º bimestre

                                                                                                                                      

Prezados Responsáveis e alunos;

 

Reduzir, Reutilizar, Reciclar e o Consumo Consciente. O que são e como podemos incorporar esses conceitos no nosso dia a dia? 

  Conhecido como os 3Rs da Sustentabilidade, Reduzir, Reutilizar e Reciclar o modelo se tornou o primeiro mantra na busca por um consumo mais consciente e que cause menos impacto no meio ambiente.

Com a prática dos 3Rs, modifica-se o modelo atual de consumo da sociedade, evitando o desperdício.

Portanto, é fundamental entender estes conceitos e quais suas diferenças.

  O trabalho de ciências do 4º bimestre, será uma pesquisa sobre esse assunto, que se tornou tão importante para a nossa vida, precisamos repensar o nosso consumo e como podemos a ajudar o planeta.

 Essa pesquisa será realizada na Plataforma Plurall.

 

OBS: Faça a pesquisa com antecedência, lembrando que ela só poderá ser postada na plataforma no dia combinado.

 

 

Dia: 24/11/21

Hora: 14H às 20H

Valor: 7,0 pontos

 

 

Atenciosamente

 

Cláudia Malheiros

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 17/11/21, realizamos a correção do Para Casa- Livro Didático- Página 190: 4,5, e 6.

Para Casa, realizar a leitura da página 196 do Livro Didático e realizar o Box Para Começar.

😊😊😊😊

Leia o texto abaixo, para conhecer um pouco mais sobre a nossa coluna vertebral!!!

COLUNA VERTEBRAL

Descubra um pouco mais sobre a coluna vertebral e aprenda a cuidar dessa importante parte do nosso sistema esquelético.


                         A coluna vertebral é um importante eixo de sustentação do corpo

 

A coluna vertebral é o eixo que sustenta o corpo e é essencial para garantir a rigidez longitudinal e também para segurar estruturas como costelas e músculos. Além disso, é por essa parte do corpo que passa a medula espinhal, por isso, ela é considerada uma estrutura protetora importante dessa porção do sistema nervoso.

→ Estrutura da coluna vertebral

A coluna vertebral é formada por uma série de ossos denominados vértebras e possui aproximadamente dois quintos da altura total do corpo. As vértebras estão alinhadas formando uma haste firme, porém flexível, que permanece estável graças aos vários músculos e ligamentos a ela conectados.

A coluna vertebral é formada por:

·       7 vértebras cervicais;

·       12 vértebras torácicas;

·       5 vértebras lombares;

·       5 vértebras fundidas formando o sacro;

·       4 vértebras fundidas formando o cóccix.


Tipos de vértebras que formam a coluna


As vértebras podem ser nomeadas utilizando-se a primeira letra do segmento em que ela se encontra seguida de um número que indica sua posição de cima para baixo. A primeira vértebra cervical, por exemplo, é chamada de C1.

Observando as vértebras, é possível perceber que elas tornam-se maiores da porção inferior até o sacro e, depois desse local, começam novamente a ter um tamanho menor (observe a figura anterior). Entre as vértebras, é encontrado o chamado disco intervertebral, o qual é formado por cartilagem contendo um material gelatinoso em seu interior e funciona como um amortecedor.

→ Problemas de coluna

A coluna, assim como todas as partes do nosso corpo, não está isenta de problemas. Entre os mais conhecidos, podemos citar a hérnia de disco e os desvios posturais, que levam a desconfortos nas costas e até mesmo em outras partes do corpo.

hérnia de disco é caracterizada por uma fissura ou rompimento de sua cartilagem, com a saída do material gelatinoso de seu interior. Os desvios posturais, por sua vez, podem ser de três tipos: hiperlordose (quando a curvatura na cervical e/ou lombar é acentuada), hipercifose (aumento da curvatura da coluna torácica que forma a famosa corcunda) e escoliose (desvio lateral que faz com que a coluna assuma uma aparência de S).

→ Cuidados com a coluna

Devemos ter alguns cuidados com a coluna a fim de evitar dores e até mesmo problemas mais graves. Veja a seguir algumas dicas para cuidar bem dessa importante parte do corpo:

·       Realize alongamentos;

·       Divida sempre o peso nos dois lados do corpo. Isso significa que nunca devemos carregar mochilas e sacolas pesadas em apenas um de nossos lados;

·       Ao pegar um peso ou qualquer outro objeto no chão, lembre-se de dobrar os joelhos;

·       Sente-se sempre apoiando suas costas no encosto da cadeira;

·       Durma preferencialmente de lado com as pernas levemente dobradas. Um travesseiro fino entre as penas garante um maior conforto nessa posição. Evite dormir de barriga para baixo para não sobrecarregar a porção lombar da sua coluna.


😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 11/11/21, utilizamos o Livro Didático- páginas- 182 a 188  

Para Casa: página 190: 4,5 e 6

😊😊😊😊

OSSOS DOS MEMBROS SUPERIORES E INFERIORES

Conheça o nome dos ossos dos membros superiores e inferiores e saiba mais sobre essas estruturas fundamentais para a nossa movimentação.

O esqueleto humano adulto apresenta 206 ossos

 

 O esqueleto humano é uma estrutura formada por ossos articulados que possuem diversas funções essenciais para o funcionamento do corpo. Graças ao esqueleto e aos músculosconseguimos nos movimentar. Além dessa função, os ossos suportam tecidos, protegem nossos órgãos vitais, funcionam como fonte de cálcio, além de produzirem células sanguíneas.

 No total, temos 206 ossos em um homem adulto. Os membros superiores, incluindo a cintura escapular, possuem 64 ossos, e os membros inferiores, incluindo a cintura pélvica, possuem 62. A função da cintura escapular é garantir que o membro superior se ligue ao tórax. Já a cintura pélvica suporta o tronco e permite a ligação dos membros inferiores. A seguir conheceremos os ossos que formam os nossos membros.

 

→ Membros superiores

Os membros superiores são formados pela cintura escapular, a qual inclui a clavícula e a escápula, e pelos ossos que formam o braço, o antebraço, o punho e a mão.

 

·                Braço: é formado por um único osso longo denominado de úmero.

·                Antebraço: é formado por dois ossos: a ulna e o rádio.

·                Punho: Os ossos que formam o punho recebem o nome de ossos do carpo. São curtos e totalizam oito ossos, os quais estão dispostos em duas fileiras.

·                Mãos: A palma da mão possui cinco ossos chamados de ossos metacarpais, os quais são numerados de I a V. Cada dedo possui três falanges (falange proximal, média e distal), mas o polegar possui apenas duas.



Observe o nome dos ossos dos nossos membros inferiores e superiores

 

→ Membros inferiores

 

Os membros inferiores são formados pela cintura pélvica, coxa, joelho, perna e pé. Na cintura pélvica, é possível observar dois ossos do quadril, os quais se unem posteriormente ao osso chamado de sacro. Cada osso do quadril é formado por três ossos, que são fusionados em adultos: o ílio, ísquio e púbis.

·                Coxa: é formada pelo maior osso do corpo, o fêmur.

·                Joelho: é formado pela patela, também conhecida como rótula.

·                Perna: é formada por dois ossos: tíbia e fíbula.

·                Pé: apresenta sete ossos do tarso, cinco ossos metatarsais e 14 falanges (proximal, média e distal nos ossos II a V e proximal e distal no hálux - maior dedo do pé).

 

😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula do dia 10/11/21, utilizamos o Livro Didático- página- 181.

😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula do dia 04/11/21, utilizamos o Livro Didático- páginas- 176 a 180.
Para Casa: página 190: 1,2,3

😊😊😊😊

Leia o texto abaixo, para a aula do dia 04/11/21- Quinta-feira.

10 CURIOSIDADES SOBRE O ESQUELETO

Confira dez curiosidades sobre o esqueleto por meio da leitura deste texto!

Destacaremos as funções desempenhadas pelos ossos que formam essa estrutura, além de curiosidades como qual é o maior e o menor osso do corpo humano e quantos ossos nosso corpo possui na infância e na fase adulta.



O esqueleto Humano é uma estrutura muito importante, pois garante suporte de tecidos, proteção de alguns órgãos, produção de células sanguineas, armazenamento de sais minerais e a movimentação. Formado por diversos ossos articulados, o esqueleto é fundamental para a nossa sobrevivência.


 

10 curiosidades sobre o esqueleto 

1.                  Ao contrário do que muitos pensam, os ossos são formados por tecidos vivos. O tecido que forma os ossos é um tipo especial de tecido conjuntivo, denominado de tecido ósseo. Esse tecido possui células chamadas de osteócitos, osteoblastos e osteoclastos, além de um material extracelular calcificado.

 

2.                  O esqueleto humano e os dentes possuem 99% do cálcio presente no organismo.


3.                 A falta de cálcio na infância causa um problema conhecido como raquitismo. Verifica-se, em casos de raquitismo, que os ossos não crescem de maneira normal, e as extremidades dos ossos longos deformam-se.

 

4.                  Durante o desenvolvimento do feto, a maior parte do esqueleto desenvolve-se primeiro como um modelo de cartilagem, que é gradualmente substituída por osso, um processo chamado de ossificação endocondral.


5.                  O esqueleto do adulto possui 206 ossos, porém, uma criança após o seu nascimento possui, em média, 270 ossos. Isso acontece porque, depois de algum tempo, muitos ossos fundem-se, formando apenas um.


6.                  O maior osso do esqueleto humano é o fêmur. Em pessoas de 1,80 m, o fêmur apresenta aproximadamente 50 cm.

 

7.                  O menor osso do corpo humano é o estribo, localizado na orelha média. Possui cerca de 2,6 a 3,4 mm de comprimento e pesa cerca de 2 a 4,3 mg.


8.                  O osso mais forte e mais longo da face é a mandíbula. Além disso, é o único osso móvel do crânio.

 

9.                  Em um adulto, observa-se no esterno, nas vértebras, nas costelas e na pelve a presença da medula óssea vermelha, a qual se relaciona com a produção de células do sangue.

 

10.              O osso hioide não possui articulações e está localizado na região do pescoço, entre a mandíbula e a laringe.

 

😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula de hoje 03/11/21, realizamos a correção do Para Casa- Livro Didático- páginas 171 e 172.

😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula do dia 28/10/21, utilizamos o Livro Didático- páginas- 164 a 169.
Para Casa: página 170: 1,2,3,4
página 171: 5,6,7
😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula do dia 27/10/21, realizamos a correção do Para Casa- Livro Didático-página 152- 1,2,3,4,6,7 e 8.
😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 21/10/21, utilizamos o Livro didático- páginas: 159 a 163.
Para Casa: página 152: 1,2,3,4,6,7,8

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 20/10/21, utilizamos o Livro didático- páginas: 156 a 158
😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 07/10/21, utilizamos o Livro didático- páginas: 147 a 151

😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula do dia 06/10/21, utilizamos o Livro didático- páginas: 145 e 146.

😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula do dia 30/09/21, utilizamos o Livro didático- páginas: 140 a 145.

😊😊😊😊

Bom dia! Durante a aula de hoje- 29/09/21, os alunos realizaram a avaliação bimestral de Ciências.

😊😊😊😊

Centro Educacional Saber é Viver 

Ciências- Professora: Cláudia Malheiros -6º ano 

Atividades de Revisão- 3º Bimestre 

23/09/2021

 

1)             A figura abaixo mostra uma representação esquemática da fotossíntese.


Quais os textos que completam corretamente as setas “A” e “B” respectivamente?

 

a)             Gás carbônico; gás oxigênio

b)              Vapor de água; gás oxigênio

c)              Gás oxigênio, gás carbônico

d)              Gás oxigênio, vapor de água

 

2)             Sobre o movimento de rotação, pode-se afirmar que:

 

I. consiste na volta que a terra dá em torno do seu próprio eixo (de si mesma) e é realizado de oeste para leste;

II. tem duração de aproximadamente 24 horas e é responsável pela incidência da luz solar por todo o Equador;

III. é responsável pela alternância entre os dias e as noites.

 

Assinale a alternativa correta.

 

a)             Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.

b)              Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

c)              Somente a afirmativa II é verdadeira.

d)              Todas as afirmativas são verdadeiras.

e)              Somente as afirmativas I e III são verdadeiras.

 

3)             A estrutura celular responsável pela seleção das substâncias que entram ou saem da célula recebe o nome de:

a)             Citoplasma.

b)             Núcleo.

c)              Membrana Plasmática.

d)              Retículo endoplasmático.

e)               Ribossomos.


4)             O corpo humano é formado por uma grande quantidade de órgãos, cada um exercendo uma atividade específica. Marque a alternativa que indica corretamente o nome do maior órgão do corpo humano:

 

a)             Fígado

b)              Pele

c)               Intestino grosso

d)              Intestino delgado

e)              Esôfago

 

5)             Complete as frases abaixo com as palavras do quadro:

 

a) Os ossos e as cartilagens do nariz e das orelhas são constituídos pelo tecido __________________


b)        Tecido conjuntivo que forma o esqueleto de alguns animais vertebrados, como o tubarão e a raia, que se caracteriza por apresentar resistência e flexibilidade. Estamos falando do tecido conjuntivo denominado _________________________________________.


c) Tecido capaz de realizar as funções de proteção, absorção e secreção _____________________________________________


d) Entre as vértebras e nas articulações dos joelhos, encontramos o tecido ________________________


e)  O armazenamento de cálcio, no organismo, se processa, principalmente, no tecido ___________________________.


f)   Tecido rico em células que armazenam gordura_______________________________



6)             Observe a figura abaixo e complete os nomes dos órgãos que estão faltando.



7)             A sequência das estruturas do sistema respiratório pulmonar é:

 

a)             cavidades nasais - laringe - esôfago - brônquios - traqueia - alvéolos – sangue

b)             cavidades nasais - faringe - laringe - traqueia - brônquios - bronquíolos – alvéolos

c)               cavidades nasais - laringe - faringe - traqueia - brônquios - esófago – sangue

d)              cavidades nasais - faringe - esôfago - traqueia - brônquios - laringe – bronquíolos

 

8)             Sobre a composição do sangue é incorreto a seguinte afirmativa.

 

a)      O sangue é uma mistura de glóbulos vermelhos (hemácias), glóbulos brancos leucócitos), fragmentos de células (plaquetas), e uma substância líquida (plasma).


b)   O plasma sanguíneo é um líquido de cor amarelada e corresponde mais da metade do volume do sangue.


c)    Os glóbulos vermelhos são as células em menor quantidade no sangue humano. Estão relacionadas com a função de transportar o gás oxigênio e o gás carbônico.


d)       Os glóbulos brancos ou leucócitos, são as células de defesa do organismo que destroem os agentes estranhos, por exemplo as bactérias, os vírus e as substâncias tóxicas que atacam o organismo.



9)             A função da pequena circulação é:

 

a)         a de levar o sangue rico em gás carbônico para os pulmões e trazer dos pulmões para o coração o sangue rico em oxigênio.


b)           a de distribuir o oxigênio para as células e receber delas o gás carbônico.


c)         a de levar o sangue rico em gás oxigênio para os pulmões e trazer dos pulmões para o coração o sangue rico em gás carbônico.


d)           a de distribuir o gás carbônico para as células e receber delas o gás oxigênio.



10)       Observe o esquema. Depois, seguindo a numeração, responda às questões.


a)              Qual o nome das estruturas indicadas por 1, 2, 3 e 4?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b)              Em que parte o sangue é filtrado?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

c)               Onde a urina é armazenada antes de ser eliminada do corpo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

d)              Qual a parte responsável pela condução da urina ao meio externo?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

11)             A figura, abaixo, mostra algumas glândulas que compõem o sistema endócrino.

 


Um dos tipos de diabetes é resultante da incapacidade do organismo em produzir insulina.
Essa doença está relacionada a uma disfunção da glândula indicada, nessa imagem, pelo número:

 

a)              1.

b)              2.

c)               3.

d)             4.




😊😊😊😊

Boa tarde! Durante a aula de hoje, 22/09/21, foram apresentados os trabalhos de ciências do 3º bimestre.
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 16/09/21- Utilizamos o livro didático página: 132 a 136.

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 15/09/21- Utilizamos o livro didático página: 131.
😊😊😊😊


Boa tarde!! Durante, a aula do dia 09/09/21- Utilizamos o livro didático páginas: 123 à 130.

Para Casa: Realizar uma pesquisa e descobrir, quais plantas fazem parte de sua alimentação.
Folhas?  Flores?  Raízes?  Caules?

😊😊😊😊

Centro Educacional Saber é Viver

 Professora: Cláudia – 6º ano

Trabalho de Ciências – 3º bimestre

                                                                                                                                       

Prezados Responsáveis e alunos;

 

Entender o que são células, sua complexidade interior, diversidade de formas e funções das organelas é um dos conteúdos de difícil assimilação pelos alunos nas aulas de ciências. Como não é possível observar as organelas celulares em um laboratório de ciências, muitas vezes o professor se prende apenas à função desempenhada por cada uma delas.

A fim de tornar as aulas mais interessantes e motivadoras, o trabalho deste bimestre, será a confecção de uma maquete de célula animal.

          O trabalho tem por objetivo transpor a teoria contida nos livros didáticos, para uma prática mais dinâmica onde os alunos percebam estruturas microscópicas de forma macroscópicas.

Cada aluno deverá usar sua criatividade para montar sua célula, dentro daquilo que já foi estudado.

 

Preparando-se para o Trabalho

 

Entenda o que o professor espera da maquete.

 

 Se você tiver que montar uma maquete da célula animal para um trabalho da escola, é melhor entender bem que resultados o professor espera. Seja como for, o mais importante é prestar atenção e seguir essas orientações na hora de colocar a mão na massa. Veja alguns exemplos básicos e comuns:

 

·                Você tem liberdade para dar a forma que quiser à célula animal.

 

·                Que componentes da célula animal você precisa incluir?

R: Todas as organelas celulares estudadas.

 

·                Qual é o tamanho da maquete?

R: No máximo 0,50 centímetros

 

·                Quando é a data da apresentação?

R: 22/09/21- Quarta- Feira- Durante a aula de Ciências

 

·               Valor?

R: 13,0 pontos

 

 

 

Atenciosamente;

Professora Cláudia

 

😊😊😊😊

Boa tarde! Na aula de hoje- 08/09/21-  foram trabalhados vídeos a respeito dos tipos de Tecidos Conjuntivos e suas funções.

Vídeo: Tecido Adiposo - guardando energia.
Link: www.youtube.com/watch?v=ViRIEuSkwZg

Vídeo: Tecido Cartilaginoso - rígido e flexível ao mesmo tempo.
Link: www.youtube.com/watch?v=rl49iLYLWyo

Vídeo: Tecido Ósseo - e sua classificação.
Link: www.youtube.com/watch?v=og3mlWvexpo

😊😊😊😊

Boa tarde! Na aula de hoje- 02/09/21-  foram trabalhados vídeos a respeito dos tipos de Tecidos Conjuntivos e suas funções.

Vídeo: Tecido Conjuntivo - dando forma e estrutura

Link: www.youtube.com/watch?v=3WlWZo7EerI

Vídeo: Tecido Conjuntivo Propriamente Dito

Link: www.youtube.com/watch?v=4zacP-V4v-o

Vídeo: Tecido Conjuntivo Reticular - ossos produzindo hemácias

Link: www.youtube.com/watch?v=jiql8Nynuj0

😊😊😊😊

Boa tarde! Página do Livro Didático trabalhada durante a aula de hoje- 01/09/21- página 120-  atividade 14.

Vídeo: Tecido Epitelial - cobrindo nosso corpo.
Link: www.youtube.com/watch?v=LU4fpZIh930

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 26/08/21- Fizemos as atividades do livro didático páginas 119 e 120, atividades: 8,9 10,11,12 e 13.
Para casa: Página 120- atividade 14.
Livro didático - páginas 123 e 124.
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 25/08/21- Fizemos a correção das atividades do livro didático página 119, atividades 5,6 e 7. 

😊😊😊😊

Atividades Complementares- 19/08/21 

1)             Leia o texto abaixo e em seguida responda as questões.

         Organização celular A célula é a menor unidade dos seres vivos com formas e funções definidas. Isolada forma todo o ser vivo, no caso dos organismos unicelulares ou junto com outras células, no caso dos pluricelulares. As células que formam o organismo de muitos dos seres vivos apresentam uma membrana envolvendo seu núcleo, por isso são chamadas de células eucariotas.

A célula eucariota é constituída de membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Diferente das células eucariotas, a célula procariota não possui membrana nuclear nem estruturas membranosas no seu interior. Membrana plasmática ou membrana celular - é uma espécie de película que envolve e protege a célula. Possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela regula a entrada e a saída de substâncias na célula. Através dela a célula recebe oxigênio e nutrientes e elimina gás carbônico e outras substâncias. Na célula vegetal, além da membrana celular existe ainda, mais externamente, a parede celular, formada de celulose. O citoplasma - é a parte da célula que fica entre a membrana celular e o núcleo. É constituído por um material gelatinoso chamado hialoplasma. Os vírus não são formados por células, no entanto, são capazes de nos causar doenças as viroses, como a gripe entre ouras. Uma forma de prevenção às doenças é manter as vacinas sempre em dia.

a)             As bactérias são seres vivos unicelulares. O que isso significa?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)             O que é Célula eucariota?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)             Qual é a principal característica da Membrana Plasmática?

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


2)             Assinale V nas afirmações verdadeiras e F nas falsas:


a)  (   ) A célula eucarionte é constituída de membrana celular, citoplasma e núcleo.


b)  (   ) Na célula vegetal, além da membrana, plasmática existe, mais externamente, a parede celular.


c)  (   ) A célula é a maior parte dos seres vivos com forma e função definida.


d)  (   ) Os vírus não apresentam células, mas são capazes de se reproduzir e sofrer mutação.


e)  (   ) O citoplasma comanda a maioria das atividades da célula.


f) (   ) As células são originadas a partir de outras células que se dividem.


3)             Todos os seres vivos são constituídos por células, sendo estas, portanto, a unidade morfológica dos organismos vivos. As células que não possuem um núcleo definido envolto por membranas são classificadas como:

 

a)             procariontes.

b)             plasmáticas.

c)              eucariontes.

d)              unicelulares.

 

4)             Observe a imagem e resolva à questão:


Qual estrutura corresponde a todo conteúdo celular localizado fora do núcleo e possui uma variada quantidade de organelas membranosas, as quais desenvolvem as mais variadas funções?

 

a)             O ribossomo.

b)             O citoplasma.

c)              A organela principal.

d)              A mitocôndria.

 

5)  Observe a imagem a seguir com as células procariótica e eucariótica e, com base nos seus conhecimentos, indique as diferenças entre esses dois tipos de células.


           

 

6)           A célula apresentada a seguir é referente aos itens I e II desta atividade.


I.               Colorir a célula acima utilizando a legenda abaixo.



I.               Com as palavras apresentadas na legenda acima e utilizando o material desenvolvido em sala, complete as frases a seguir corretamente:

 

a)             A célula abaixo é chamada de ..........................................................., pois não apresenta núcleo organizado, envolvido por uma membrana. Além disso, esta célula não apresenta organelas membranosas como mitocôndrias e cloroplastos.

 

b)             O número 1 indica a ...................................................... película muito fina que envolve e protege a célula, cuja função é selecionar o que deve entrar e o que deve sair dela.

 

 

c)              O número 2 indica o ..................................................................., composto de água e várias substâncias orgânicas e inorgânicas.

 

d)              O número 3 aponta para o .................................................................. que é constituído por uma substância chamada ácido desoxirribonucleico (DNA). No DNA estão os genes que contêm as informações responsáveis pelas características do indivíduo.

 

e)             O número 4 indica a .................................................................................................... Esta estrutura é um envoltório externo à membrana plasmática, que tem a função de proteger e dar sustentação a estas células.

 

f)              As únicas organelas presentes nestas células são os ribossomos. Estas organelas são responsáveis pela produção de proteínas.

 

7)       As células A e B são referentes aos itens I e II desta atividade.

 

I.Colorir as células A e B apresentadas acima utilizando a legenda a seguir:

 


I. Com as palavras apresentadas na legenda acima e utilizando o material desenvolvido em sala, complete as frases a seguir corretamente:

 

a)             Por apresentarem o material genético (DNA) envolvido por uma membrana chamada carioteca, formando um ........................... organizado e por apresentarem diversas ................................................... membranosas, as duas células, A e B, são chamadas de ......................................................

 

b) Como exemplo de organelas membranosas podemos citar as ......................................................................., onde ocorre o processo da respiração celular, e os ...................................................................., onde ocorre o processo da fotossíntese


c)               Em ambas as células o número 1 indica a .................................................................... que tem a função de selecionar o que entra e sai da célula.

 

d)              Em ambas as células o número 2 indica o .................................................................... substância gelatinosa que preenche a célula e onde estão as organelas celulares.


e)               Em ambas as células o número 3 aponta para o ......................................................... que é constituído por DNA.

 

f)  Em ambas as células o número 5 aponta para as .................................................................., local onde ocorre a produção de energia.


g)               A célula animal está indicada pela letra ...................... e a célula vegetal está indicada pela letra ....................

 

h)             Podemos concluir isso, pois ao observarmos a célula vegetal visualizamos três estruturas que não são encontradas na célula animal. Essas estruturas são:

 

1º A estrutura que tem a função de dar sustentação e reforço à célula vegetal, que é chamada de .............................................................................................., composta da substância celulose e que, no esquema, está indicada pelo número 6;

 

2º A estrutura que tem a função de armazenar substância na célula vegetal, que é chamada de ....................................................... e que, no esquema, está indicada pelo número 7;


3º As organelas verdes chamadas .................................................................., que contêm a substância clorofila, que tem a capacidade de absorver a energia luminosa para que ocorra a fotossíntese. No esquema, uma destas organelas está indicada pelo número 8.



😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 18/08/21- Utilizamos o livro didático página: 118
Atividades - página 119 - 5,6 e 7
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 12/08/21- Utilizamos o livro didático páginas: 116,117 e 118

😊😊😊😊

Boa tarde, durante a aula do dia 11/08/21, realizamos a correção das atividades (Para Casa), Livro Didático- página 112.
😊😊😊😊
Boa tarde!! Durante, a aula do dia 05/08/21- Utilizamos o livro didático páginas: 111,112,113,114 e 115.

Vídeo: As Divisões básicas da Célula- Suas partes essenciais.
Link: www.youtube.com/watch?v=Cb2IHHAqDKU

Para Casa: Livro Didático- Página 119- atividades: 1,2,3 e 4
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 04/08/21- Utilizamos o livro didático página 110- Box- Para Começar.
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 14/07/21- Utilizamos o livro didático página 110.
Vídeo- Célula a menor parte de qualquer organismo.
Link: www.youtube.com/watch?v=-HWiJdIAnMw
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 08/07/21- Utilizamos o livro didático página 104/105 Atividades- 6,8,9,10 - De Olho nos Quadrinhos
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 07/07/21- Utilizamos o livro didático página 104- Atividades- 1,2,3,4 e 5
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 01/07/21- Utilizamos o livro didático páginas: 96,97,98,99,100,101,102 e 103
Vídeo: Eclipse Solar Total Visto do Espaço em 360º graus.
Link: www.youtube.com/watch?v=E8D3kFfiyoE
Vídeo: Os Movimentos do Planeta Terra
Link: www.youtube.com/watch?v=TUy6SC2MRig

😊😊😊😊

Avaliação Bimestral de Ciências - 30/06/21

😊😊😊😊

Atividades de Revisão- 2º Bimestre

24/06/2021

1)             Sobre a água no planeta terra assinale a alternativa incorreta:

 

a)             Três quartas partes da superfície da Terra são cobertas pelas águas dos mares, rios e lagos.

b)             Apenas 1/4 da crosta terrestre fica fora das águas, constituindo os continentes e ilhas

c)              É graças a ela que a vida existe no nosso planeta.

d)              Os seres vivos só surgiram na Terra antes mesmo de se formarem os primeiros mares.


 

2)             Ana e Pedro estavam conversando após a aula de Ciências, leia.


a)             Como você responderia à pergunta de Pedro?

b)              Como você explicaria a Ana o que aconteceu com a água no congelador?

 

3)             Leia as frases e marque V para as frases verdadeiras e F para as frases falsas.

 

a)             (___) Nas altas montanhas e nos polos encontramos água no estado sólido.

b)             (___) A água no estado líquido é encontrada apenas na superfície da Terra.

c)              (___) Os seres humanos possuem menos de 20% de água no corpo.

d)              (___) A maior parte da água presente nos oceanos é doce e própria para o consumo.

e)             (___) As águas subterrâneas não participam do ciclo das águas.

f)               (___) As nuvens se formam a partir das águas que evaporam.

g)              (___) Os icebergs são exemplos da água em estado sólido.

h)              (___) Para que a água seja própria para o consumo é necessário passar por um tratamento.


 

4)             Observe a representação do ciclo hidrológico e identifique onde ocorre a evaporação, precipitação, infiltração, transpiração e condensação.



5)              Leia.

 



a)             Por que o personagem diz que a solução para a falta de água caiu do céu?

b)             Captar e armazenar a água da chuva contribui para a economia de água. De quais formas essa água pode ser utilizada?


 

6)             A água pode ser encontrada na natureza em três estados físicos: sólido, líquido e gasoso. A água passa de um estado físico para outro por causa das mudanças de temperaturas. O diagrama a seguir mostra as mudanças de estado, com os nomes particulares que cada uma recebe. Portanto, marque a única alternativa incorreta:

 


Disponível em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/408/1/MUDANCAS-DE-ESTADO-FISICO-/Paacutegina1.html Acessado em: 04.04.2012 

a)             Fusão é a passagem do estado sólido para o líquido. 

b)             Vaporização é a passagem da matéria do estado líquido para o gasoso. 

c)             Condensação é a passagem da matéria do estado gasoso para o sólido. 

d)             Solidificação é a passagem do estado líquido para o sólido.

 

7)             Leia atentamente as afirmações abaixo e marque verdadeiro (V) ou falso (F). Após corrija as afirmações incorretas nas linhas abaixo.

 

a)             (  )O nitrogênio é o componente do ar em maior quantidade.

b)             (  )O ar é uma mistura de gases.

c)             (  )As queimadas aumentam a quantidade de fuligem no ar.

d)             (  )A fotossíntese é um processo que libera gás carbônico no ar.

e)             (  )A camada de ozônio é uma região da troposfera responsável pela passagem dos raios ultravioleta do sol.

 

Justificativas

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


8)             Cidade de praia e cidade de montanha responda:

 

a)             Qual a cidade, onde as pessoas estão sofrendo maior pressão atmosférica?

b)             Por quê?

 

9)             Assinale V nas afirmativas verdadeiras e F nas falsas.

 

(  ) A atmosfera torna possível o voo de certos animais e dos aviões.

(  ) A atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra.

(  ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente.

( ) A maior parte dos gases da atmosfera concentra-se nos primeiros 20 quilômetros acima da superfície do planeta.

(  ) É da Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a fotossíntese.

(  ) Na estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio.

(  ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio(H2).

 

10)         Não se pode pegar ou ver o ar, mas sabemos que ele existe. Através de suas propriedades é possível comprovar a sua existência. O ar é matéria e ocupa todo o espaço do ambiente que não exista outra matéria. O ar, quando sofre pressão, passa a ocupar menor espaço. Isso ocorre em razão de uma propriedade. A alternativa que apresenta esta propriedade é:

 

a)             Elasticidade.

b)             pressão atmosférica.

c)              expansibilidade.

d)             compressibilidade.

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 24/06/21, realizamos a revisão para a Avaliação Bimestral.

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 23/06/21- Utilizamos o livro didático páginas 94,95,96

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 17/06/21- Utilizamos o livro didático páginas - 85, 86, 87, 88, 89 e 90

Atividades página 91 - 1,2,3 e 4

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 16/06/21- Utilizamos o livro didático páginas: 83 e 84

Vídeo: A importância da Biodiversidade

LinK: www.youtube.com/watch?v=lqHSlb3h0XA&t=1s

😊😊😊😊

Trabalho de Ciências 2º Bimestre


Prezados Responsáveis e alunos;

O trabalho de ciências deste bimestre, será realizado na plataforma Plural, através de atividades que estarão disponibilizadas aos alunos no dia:

• 17/06/2021 – Quinta- Feira
• Horário: 13h às 20h
• Valor: 6,0 pontos

As atividades estarão de acordo com a matéria lecionada durante o 2º bimestre.

Capítulo 3

Hidrosfera: A água no Planeta Terra. (capítulo completo)

Capítulo 4

A Atmosfera e a Biosfera páginas 74 a 82

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 10/06/21- Utilizamos o livro didático páginas: 80, 81 e 82

Vídeo: Pressão Atmosférica - Medindo a pressão do ar.
Link: www.youtube.com/watch?v=qSfwerurzXA

Vídeo: A História do Barômetro de Torricelli.
Link: www.youtube.com/watch?v=DQSS4hcM1Sk

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 09/06/21- Utilizamos o livro didático página: 79

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 02/06/21- Utilizamos o livro didático páginas: 77 e 78.

Vídeo: A atmosfera- Camadas da Terra 

Link: www.youtube.com/watch?v=p7fYXt-_K9Q

😊😊😊😊


Boa tarde!! Durante, a aula do dia 27/05/21- Utilizamos o livro didático páginas: 75, 76

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 26/05/21- Iniciamos o novo capítulo - A atmosfera - Livro Didático - página 74
😊😊😊😊
Boa tarde!! Durante, a aula do dia 19/05/21- Realizamos a correção do Para casa- De olho no Texto- 
Atividades- De olho nos quadrinhos- página 73

😊😊😊😊                         
 Boa tarde!! Durante, a aula do dia 13/05/21- Realizamos as atividades do Livro Didático - pagina 71 - 13 e 14
De olho na Imagem - página 73
Para Casa: páginas 71 e 72- De olho no Texto
                              
😊😊😊😊
Boa tarde!! Durante, a aula do dia 12/05/21- Realizamos a correção do Para Casa- página 70 11 e 12.
😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 06/05/21- Realizamos as atividades do Livro didático - página 70- 2,3,4,5,6,7,8,9 e 10.
Para Casa: página 70 - atividades: 11 e 12

😊😊😊😊

Boa tarde!! Durante, a aula do dia 05/05/21- Realizamos a correção do Para Casa- Livro Didático- página 70 - 1. 
Atividades Complementares.
😊😊😊😊


Boa tarde!! Durante a aula do dia 29/04/21- Utilizamos o livro didático páginas 67, 68 e 69.
Vídeo: O ciclo da água: O nascimento das nuvens.
Link: www.youtube.com/watch?v=naHsw1SGnnQ
Para Casa: Página 70- Questão 1
😊😊😊😊
Boa tarde!! Durante a aula do dia 28/04/21- Realizamos a correção do Para Casa- Pesquisar 2 rótulos de água mineral e escrever no caderno de ciências as substâncias encontradas nela.
Utilizamos o livro didático página 66- realizamos uma revisão sobre as mudanças de estado físico da água. 
😊😊😊😊
Boa tarde!! Durante a aula do dia 22/04/21- utilizamos o Livro didático páginas -63,64,65, 66

Vídeo - As mudanças de estado da matéria.

Link: www.youtube.com/watch?v=WXAst3FkBSE

😊😊😊😊 
Boa tarde! Durante a aula do dia 15/04/2021- utilizamos o livro didático página 62- Iniciamos o capítulo 3 - Hidrosfera

😊😊😊😊
Boa tarde! Durante a aula de hoje realizamos a correção das atividades do livro didático- página 58 e 59.
😊😊😊😊
Boa tarde! Durante a aula do dia 08/04/2021- utilizamos o livro didático páginas- 58 e 59.
Para casa: Livro didático página 59- De Olho no Texto.

😊😊😊😊

Boa tarde! Na aula do dia 31/03/2021- realizamos a correção das atividades de revisão e das atividades do livro didático página 57- 4,5, 6,7,8,9,10

Atividades de Revisão 

1)             Comparando a Terra a um ovo cozido, pode-se ter uma ideia de como o planeta é dividido em camadas. De acordo com a ilustração, é possível afirmar que a gema, a clara e a casca do ovo correspondem, respectivamente, às seguintes camadas da Terra:

 



a)             crosta, núcleo e manto.

b)              manto, núcleo e crosta.

c)              núcleo, manto e crosta.

d)               barisfera, crosta e manto.

 

2)             A imagem abaixo mostra um vulcão em erupção.

 

 

Em que camada da Terra se origina a lava que escapa pelos vulcões? 

 

a)    Do núcleo. 

b)     Das placas tectônicas. 

c)     Do manto. 

d)     Da crosta. 


 

3)             O granito e o gnaisse são rochas compostas por feldspato, quartzo e mica. Algumas rochas calcárias são compostas principalmente de calcita.

O feldspato, o quartzo, a mica e a calcita são exemplos de:

 

a)             minerais.

b)              grãos.

c)              sedimentos.

d)              fósseis.

 

 

4)             Relacione as duas colunas fazendo a correspondência entre o tipo de rocha e seu modo de formação:

 

1. Magmáticas

2. Sedimentares

3. Metamórficas

 

 ( ) Originadas a partir da transformação de uma rocha pré-existente, sob a ação de altas temperaturas e pressões.

(  ) Originadas a partir do resfriamento e solidificação do magma.

( ) Originadas dos fragmentos de outras rochas que se depositaram em camadas e se compactaram.

 


5)             Para pensar rápido... 


·               O vento, as variações de temperatura (calor e frio), a água das chuvas são fatores do intemperismo que provocam:

a)             O metamorfismo das rochas   

b)              A sedimentação das rochas

c)             A fragmentação das rochas

d)              A compactação das rochas

 

·               O mármore e a ardósia são rochas originadas respectivamente do calcário e do argilito. Os fatores existentes no interior da crosta que provocaram estas transformações foram:

a)             Os fatores do intemperismo

b)              A alta pressão e temperaturas elevadas

c)              Os processos tectônicos

d)              A fragmentação e compactação dos sedimentos

 

·               A rocha que surgiu primeiro em nosso planeta foi:

a)             Sedimentar

b)             Magmática

c)              Erosiva

d)              Metamórfica

 

·               É comum encontrarmos fósseis em rochas do tipo:

a) Sedimentar

b) Magmática

c) Erosiva

d) Metamórfica

 

·               O gnaisse, submetido a altas temperaturas e pressões, origina o granito. Por isso, o gnaisse é uma rocha:

a)             Sedimentar

b)              Magmática

c)              Erosiva

d)             Metamórfica

 

·               O arenito e o calcário se originaram da deposição e compactação de sedimentos. Estas rochas são do tipo:

a)             Sedimentares

b)             Magmáticas

c)              Erosivas

d)              Metamórficas

 

6)             Chuva, vento, água dos rios, ondas do mar, todos esses fatores vão, aos poucos, desgastando as rochas e quebrando-as em pequenos grãos. Lentamente, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos (pedaços). Na formação dessas rochas, as camadas sucessivas podem cobrir, também, restos de plantas e animais, formando vestígios de seres vivos que viveram há milhões de anos.

 

 

O nome desses restos, ou marcas, de organismos antigos e o tipo de rocha onde podemos encontrá-los são, respectivamente:

a)             fósseis e rochas magmáticas. 

b)              fósseis e rochas metamórficas. 

c)              fósseis e rochas sedimentares. 

d)              minerais e rochas sedimentares. 

 

7)             Os recursos naturais são subdivididos em dois grupos conforme as suas capacidades de manterem-se disponíveis ou não na natureza após a utilização pelas atividades humanas. Existem, assim, os recursos naturais renováveis e os não renováveis.

Preencha a segunda coluna conforme os itens enumerados na primeira, identificando quais recursos naturais são renováveis e quais não são.

 

Coluna 01

(1) Recursos Renováveis

(2) Recursos Não Renováveis

 

Coluna 02

(  ) ouro

(  ) diamante

(  ) solo

(  ) água

(  ) vegetais

(  ) luz solar

(  ) petróleo

(  ) florestas

 

 

8)          Uma região apresenta um solo raso, pobre, esburacado, sem vegetação. É possível afirmar que nele ocorreu:

 

a)             Adubação.    

b)              Erosão por desmatamento.     

c)              Rotação de cultura.       

d)              Drenagem.

 

9)             Relacione as colunas, utilizando as letras para os itens correspondentes:

 

a)             Irrigação. 

b)             Drenagem. 

c)              Calagem. 

d)              Adubação.

e)              Aração.

 

(   ) Fornece nutrientes para o solo pobre. 

(   ) Neutraliza solos ácidos por meio da aplicação da cal. 

(   ) Revolve o solo para facilitar a entrada de ar. 

(   ) Rega artificial das terras por meio de canais, canos etc. 

(   ) Retira o excesso de água de solos encharcados.

 

10)         Os conceitos abaixo se referem às formas de desgaste do solo: 

 

1 - Perda das camadas superficiais do solo 

2 - Esmagamento do solo pelo uso de máquinas agrícolas 

3 - Obstrução de um rio pela contínua e prolongada deposição de sedimentos.

 

Estão de acordo respectivamente 1,2,3 com:

 

a)             Erosão, Compactação e Assoreamento 

b)              Erosão, Salinização e Compactação

c)              Erosão, Salinização e Assoreamento 

d)              Erosão, Compactação e Desertificação 

 

😊😊😊😊

Boa tarde! A páginas do livro trabalhadas durante a aula do dia 25/03/2021 foram: 54, 55 e 56.
Para Casa: Página 57- Atividades - 3,4,5,6,7,8,9 e 10

😊😊😊😊
Boa tarde!! A página do livro trabalhada durante a aula do dia 24/03/2021 foi: 53

😊😊😊😊

Boa tarde!! As páginas do livro trabalhadas durante a aula do dia 18/03/21 foram: 49, 50, 51 e 52.
Vídeo sobre a importância dos solos.- Biosfera- Poluição do solo - Poluição Ambiental
LinK: www.youtube.com/watch?v=sBkXaR8BP40&t=120s

😊😊😊😊

Boa tarde! A página do livro didático trabalhada durante a aula do dia 17/03/21 foi: 48.
😊😊😊😊

Para Casa- 11/03/21

 

1)    Relacione os tipos de solo às suas características.

 ( 1 ) Solo arenoso.     ( 2 ) Solo argiloso.        ( 3 ) Solo humífero

(    ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável).

(  ) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável).

(    ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável).

A relação correta de cima para baixo é:

 

a)    3, 1, 2

b)     2, 3, 1

c)    1, 2, 3

d)    3, 2, 1

2)     Observe com atenção o esquema abaixo:




a)     Qual das camadas apareceu como consequência da ação dos ventos, chuva e variações de temperatura? Como é conhecida?

__________________________________________________________________________

 

b)     Se você tivesse de ordenar as camadas, da mais antiga para a de formação mais recente, qual seria a sequência?

__________________________________________________________________________

 

c)     Como se chamam as camadas B e C


__________________________________________________________________________



3)    Observando a foto a seguir e pensando sobre como são os solos das cidades, pode-se afirmar que as enchentes ocorrem principalmente devido:


 


4)  As florestas tropicais são conhecidas por apresentar grande variedade de plantas e animais. Pensando sobre a quantidade de matéria orgânica presente nesses locais, é esperado que os solos destas florestas tenham grande quantidade de:

a)     Húmus.

b)    Argila.

c)    Areia.

d)    Cascalho.


5)  Considerando o que você aprendeu sobre solo, escolha qual alternativa a seguir é a verdadeira:


a)    Solos arenosos são os mais ricos em húmus.

b)     Os nutrientes presentes nos solos húmicos favorecem o bom desenvolvimento das plantas.

c)    Os solos argilosos são os que contêm maior quantidade de nutrientes para as plantas.

d)     Nos solos argilosos a água penetra rapidamente.


6)  O homem colabora para a destruição do solo quando:


a)    planta árvores.

b)     irriga suas plantações.

c)    semeia trigo e cereais semelhantes.

d)    derruba florestas.



7)   Sobre os problemas causados pela degradação do solo, marque a alternativa INCORRETA.


a)     Esgotamento dos solos.

b)     Erosão.

c)     Degradação por Contaminação.

d)     Alta fertilidade no solo.

 😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊

Páginas do livro didático trabalhadas no dia 11/03/21: 44,45,46 e 47

Página do livro didático trabalhadas no dia 10/03/21: 43

Páginas do livro didático trabalhadas no dia 04/03/21: 36 e 37.

Páginas do livro didático trabalhadas no dia 03/03/21: 34 e 35.

Páginas do livro didático trabalhadas no dia 25/02/21: Correção das atividades das páginas 38, 39 e 40.

Páginas do livro didático trabalhadas no dia 24/02/21: 31, 32, 33

Atividades- 1,2,3,4,5,6 - página 38 e atividades: 7,8,9,10,11

Para Casa- 24/02/21

Página 39- De olho na notícia-

Leia a notícia, e procure no dicionário as palavras que não entendeu. Anote o significado dessas palavras. Em seguida responda as questões (a,b,c,d) que se encontram na página 40, que se referem a notícia.

Aula dia 24/02/21

 Vídeo sobe a formação dos Fósseis

Dever de casa- aula dia 10/02/21


1) Pesquisar noticias de jornais sobre terremotos ou tsunamis. Elabore 3 perguntas sobre o assunto.

2) Pesquise objetos de nosso cotidiano que são feitos de rochas, não se esquecendo de classificá-las.



Páginas do livro didático trabalhadas nessa aula: 22, 23,24,25,26

  _____________________


03/02/2021

Boa tarde, galerinha!!!

Abaixo segue o vídeo relacionado ao conteúdo: As camadas da Atmosfera, exibido durante  aula do dia 03/02/21



  




Nenhum comentário:

Postar um comentário